Passar para o conteúdo principal

Importando Clientes e Fornecedores por Planilha

Nesse artigo, descubra como cadastrar em lote os Clientes e Fornecedores via Planilha.

Pedro Freitas avatar
Escrito por Pedro Freitas
Atualizado há mais de 2 semanas

Você sabia que é possível otimizar o cadastro de Clientes e Fornecedores e agilizar os processos de maneira super eficiente?

No Omie, você pode cadastrar ou atualizar seus Clientes e Fornecedores desejados a partir de uma Planilha!

Descubra como nos passos abaixo! 🚀

💡 Informações Importantes

  • O cadastro de Clientes e Fornecedores pode ser acessado pelo módulo "Vendas e NF-e", "Serviços e NFS-e", "Compras, Estoque e Produção" e "Finanças". Desta forma, a Planilha de Importação fica disponibilizada em todos os Módulos citados.

  • Caso esteja utilizando a Planilha para atualizar os registros já existentes de Clientes e Fornecedores do sistema, é fundamental que ela seja preenchida por completo! Antes de iniciar, verifique quais informações já estão preenchidas no Cadastro para garantir que você as inclua corretamente na Planilha.

    • Ou seja: se uma coluna na Planilha for deixada em branco, o Omie interpretará que a informação correspondente no cadastro atual deve ser removida. Portanto, preencha todos os campos com cuidado para evitar a perda de dados importantes!



Importando Clientes e Fornecedores por Planilha

1) Após realizar o login no Omie, acesse o módulo de Finanças:

2) Será apresentada a tela de passo a passo do módulo. Clique no Passo 2 - Cadastrar Clientes e Fornecedores:

3) Ao acessar a listagem de Clientes e Fornecedores, clique na opção "Importar Planilha", localizada na parte superior da lista:

4) Para cadastrar seus Clientes em lote, utilize o modelo de planilha fornecido pela Omie. Comece clicando em Passo 1 - Baixar Modelo para fazer o download da versão mais recente da nossa planilha:

⚠️ Somente as planilhas padrão do sistema, como essa que você acabou de baixar, podem ser importadas.

Se você tiver uma planilha pessoal, será necessário copiar os dados para o nosso modelo antes de realizar a importação.

Todas as planilhas são protegidas por senha para garantir que a estrutura necessária para a leitura, vinculada ao nosso banco de dados, seja mantida. Portanto, não é possível mover, excluir ou adicionar colunas.

5) Após baixar a Planilha Modelo, insira as informações necessárias no arquivo. Nesta etapa, é fundamental garantir que todos os campos obrigatórios sejam preenchidos corretamente para evitar erros no cadastro:


Dicas para preenchimento da Planilha

1) Assim que abrir a Planilha Modelo, clique em Habilitar Edição para começar a preencher as informações:



​​

2) A Planilha Modelo da Omie é dividida em três tipos de colunas:

  • Obrigatório: Essas colunas devem ser preenchidas para garantir que a importação seja concluída.

    • A coluna obrigatória é: Nome e CPF/CNPJ

  • Pode ser obrigatório: O preenchimento dessas colunas dependerá das configurações específicas que você definiu no sistema.

    • A coluna que pode ser obrigatória é: CNPJ/CPF

  • Opcional: Essas colunas são flexíveis, e o preenchimento fica a seu critério.​


6) Após todas as informações serem preenchidas, importe a planilha no sistema:

7) A importação da planilha acontece em segundo plano, permitindo que você continue utilizando o sistema normalmente durante o processo.

Assim que a importação for concluída, você receberá uma notificação por e-mail com o resultado. Além disso, é possível acompanhar todo o progresso pela tela de acompanhamento:

💡 Caso ocorram erros, eles também serão exibidos nessa tela, junto com orientações sobre como corrigir as informações e tentar novamente.


📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?