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Contabilização e Conciliação Automáticas OneFlow e Linker
Contabilização e Conciliação Automáticas OneFlow e Linker

Como habilitar a conta corrente Linker e configurar a sua movimentação bancária para a contabilização e conciliação automáticas no OneFlow

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Escrito por Telma Veloza
Atualizado há mais de um ano

OneFlow + Linker: Contabilização e conciliação automáticas via banco

Os contadores que possuem clientes que utilizam a conta digital do banco Linker podem contabilizar e conciliar automaticamente as suas movimentações financeiras, sem depender do envio de planilhas ou outro método de integração ou digitação. Isso, aliado aos serviços de buscas de notas fiscais (de mercadorias e serviços) do OneFlow, tornando o processo fiscal + contábil 100% autônomo, mesmo que a empresa não utilize o Omie.

Bacana né?! Então veja abaixo o passo a passo para fazer a ativação da conta Linker no OneFlow e comece a usufruir agora de todos esses benefícios.

Ativando a Conta Corrente Linker no OneFlow

Estando com a empresa selecionada no OneFlow, acesse a área denominada 'Configurações da Empresa', por meio do botão disponível no canto superior direito da tela:

Na tela que será aberta, clique em 'Importações Automáticas' do módulo 'Contábil':

Estando na tela de configuração da conta corrente, acesse a aba 'Contabilização automática' para fazer a ativação da mesma no OneFlow:

OBSERVAÇÕES:

  • Caso a conta corrente Linker ainda não esteja cadastrada, você poderá incluí-la por meio do Menu Contábil / Contas Correntes / Exibir Todas / Incluir:

  • Não se esqueça de informar o saldo inicial da conta corrente e a respectiva data na aba correspondente.

Informe o CPF do cliente associado à conta Linker, que tenha perfil de Administrador para autorizar a consulta da movimentação bancária pelo OneFlow e clique no link para que seja feita a requisição:

Em seguida, será apresentada a mensagem abaixo para que você já deixe configuradas as informações de contabilização, ou seja, os De/Paras das categorias Linker com as contas contábeis do Plano de Contas:

Os detalhes da configuração serão explicados mais à frente. Enquanto isso, é importante que você saiba como funciona o processo de aprovação à consulta da movimentação bancária Linker pelo OneFlow:

Aprovando a requisição de permissão de consulta dos dados da conta Linker para a contabilização automática

Após ter clicado no link disponível na aba de 'Contabilização automática', confirmando o pedido da permissão de acesso à conta digital Linker, o cliente Linker (cujo CPF foi informado) receberá uma requisição para fazer a aprovação.

Ele deverá acessar o aplicativo do Banco Linker e clicar no ícone demonstrado abaixo para visualizar a requisição e fazer a aprovação:

Enquanto a requisição não é aprovada, a conta corrente no OneFlow ficará com esse status:

Você poderá acompanhar o andamento da aprovação clicando no link do status (conforme demonstrado acima) ou pelo Painel de Etapas da empresa, onde será apresentado um card na etapa de configurações:

Após a aprovação da requisição, o card acima deixará de ser apresentado no painel da empresa e, no aplicativo do cliente Linker, ficarão registrados os seguintes dados:

  • Data/hora e responsável pela aprovação

  • Detalhes da requisição: o que será permitido consultar na movimentação bancária Linker e por quanto tempo a permissão se manterá válida

E no OneFlow, na aba de 'Contabilização automática' da conta Linker, será apresentado o status informando que a contabilização e conciliação automáticas estão aprovadas e em execução:

Tudo certo! A conta corrente está ativada e você poderá consultar os lançamentos contábeis gerados e conciliados para a empresa, à partir da movimentação bancária Linker.

Configurando a contabilização da movimentação bancária Linker

Caso a requisição já tenha sido aprovada pelo cliente Linker, mas você ainda não tenha feito a configuração da contabilização da movimentação bancária, a conta corrente não será ativada, apresentando o seguinte status:

Com isso, você deverá clicar no link 'Clique aqui para ativar' para que seja apresentado o assistente de configuração das informações necessárias para a contabilização automática e ativação da conta Linker:

Assistente de Configuração:

Etapa 1 - Configuração do Plano de Contabilização e da Conta Corrente

1 - Plano de Contabilização: você poderá optar pela criação automática de um novo plano de contabilização Linker para a empresa ou, se preferir, selecionar um plano de contabilização que já tenha sido configurado e esteja sendo utilizado por outra empresa.

OBS.: Caso a empresa já possua um plano de contabilização Linker associado à ela, o mesmo será apresentado no campo correspondente.

2 - Tipo de Contabilização: ao optar pela criação de um novo plano de contabilização Linker, será necessário definir como deseja fazer a contabilização dos lançamentos, sendo:

  • Provisão e Baixa: para cada lançamento bancário existente no extrato, serão gerados dois lançamentos contábeis, sendo:

    • Um de provisão: Despesa/Receita x Fornecedor/Cliente

    • Um de baixa: Fornecedor/Cliente x Banco Linker

      OBS.: Ambos os lançamentos contábeis de provisão e de baixa terão a mesma data do lançamento bancário.

  • Somente Baixa: para cada lançamento bancário existente no extrato, será gerado um lançamento de baixa, sendo: Despesa/Receita x Banco Linker.

3 - Nome do novo Plano de Contabilização: será sugerido como 'Linker - Contabilização e Conciliação', podendo ser alterado.

4 - Conta contábil do Banco Linker: caso já exista uma conta contábil criada para o Banco Linker (no grupo de Bancos do Plano de Contas) e associada à conta corrente que está sendo configurada, ela virá preenchida automaticamente nesse campo. Caso contrário, você poderá selecionar uma das opções:

  • Desejo criar uma nova: para que a conta contábil do Banco Linker seja criada automaticamente pelo assistente de configuração.

  • Desejo utilizar uma já existente: para selecionar a conta contábil que deverá ser associada à conta corrente Linker que está sendo configurada.

Em seguida, clique em 'Continuar' para que o sistema faça a criação do plano de contabilização e da conta contábil Linker (caso você tenha feito essa configuração) e passe para a segunda (e última!) etapa da configuração.

Etapa 2 - Configuração das Categorias Linker

Clique em 'Continuar' para realizar a última etapa da configuração, que é a associação (De/Para) das categorias Linker com as contas contábeis.

Serão apresentadas as categorias padrões do Banco Linker e você também poderá incluir novas categorias, se desejar.

Relação de categorias padrões do Banco Linker:

Clique duplo sobre cada categoria de pagamento ou de recebimento do Banco Linker e informe:

  • Conta contábil (campo obrigatório): se refere à conta contábil que representa a categoria no Plano de Contas.

  • Conta contábil de exceção ao fornecedor/cliente (opcional): esse campo será apresentado quando o tipo de contabilização estiver configurado como 'Provisão e Baixa'. Informe a conta contábil que irá substituir a conta referente ao fornecedor ou cliente.

    Exemplo: se existir um lançamento referente pagamento de FGTS, cujo fornecedor esteja como 'Ministério do Trabalho' e quiser substituir a conta contábil desse fornecedor pela conta de 'FGTS a Pagar', basta informar a mesma nesse campo para que seja aplicada essa exceção.

  • Exclusiva: todas as categorias padrões do Banco Linker serão apresentadas com essa opção desabilitada e igual a 'Não', o que significa que, caso o Plano de Contabilização Linker esteja sendo compartilhado entre empresas, todas elas estarão utilizando a mesma categoria com a mesma configuração contábil.

    Caso esteja incluindo uma nova categoria e queira determinar que ela não seja compartilhada com as demais empresas que usam o mesmo Plano de Contabilização, então marque 'Sim' na opção 'Exclusiva'.

  • Tipo - Pagamento ou Recebimento: se estiver incluindo uma nova categoria, é necessário indicar se ela se trata de pagamento ou recebimento no Banco Linker.

    Caso você não queira configurar todas as categorias agora, poderá deixá-las como 'Não configuradas' para que o sistema solicite tais definições à medida em que os lançamentos contábeis forem gerados (via auditoria dos lançamentos).

    Após terminar de configurar as categorias Linker, clique em 'Finalizar'. A conta corrente será ativada e o OneFlow iniciará automaticamente a primeira contabilização e conciliação.

    É válido lembrar que o Plano de Contabilização Linker que foi criado via Assistente de Configuração poderá ser acessado (quando necessário) por meio do Menu Contábil ou do painel 'Passo a Passo':

Consultando os lançamentos contábeis originados do Banco Linker

Acesse o painel de etapas da empresa e clique sobre o card denominado 'Linker', que estará disponível na etapa de entradas:

Será aberta a tela denominada 'Painel de Lançamentos Contábeis', filtrado pela origem 'Linker'. Para ver os detalhes de cada lançamento, é só clicar duplo sobre ele:

Ao clicar em 'Ver Origem', você poderá visualizar os detalhes da transação bancária Linker, diretamente do OneFlow:

Como os lançamentos são contabilizados

Os lançamentos serão contabilizados conforme o tipo de contabilização configurado, sendo:

Provisão e Baixa

Existirão quatro tipos de operação, com as seguintes configurações dos lançamentos de contabilização:

  • Provisão de Conta a Pagar:

Transação

Conta Contábil

Classificação

Despesa

Usar a conta contábil da categoria

Débito

Fornecedor

Usar a conta contábil do fornecedor

Crédito

  • Baixa de Pagamento:

Transação

Conta Contábil

Classificação

Fornecedor

Usar a conta contábil do fornecedor

Débito

Conta Corrente

Usar a conta contábil do Banco Linker

Crédito

  • Provisão de Conta a Receber:

Transação

Conta Contábil

Classificação

Cliente

Usar a conta contábil do cliente

Débito

Receita

Usar a conta contábil da categoria

Crédito

  • Baixa de Recebimento:

Transação

Conta Contábil

Classificação

Conta Corrente

Usar a conta contábil do Banco Linker

Débito

Cliente

Usar a conta contábil do cliente

Crédito

Somente Baixa

Existirão dois tipos de operação, com as seguintes configurações dos lançamentos de contabilização:

  • Baixa de Pagamento:

Transação

Conta Contábil

Classificação

Despesa

Usar a conta contábil da categoria

Débito

Conta Corrente

Usar a conta contábil do Banco Linker

Crédito

  • Baixa de Recebimento:

Transação

Conta Contábil

Classificação

Conta Corrente

Usar a conta contábil do Banco Linker

Débito

Receita

Usar a conta contábil da categoria

Crédito

Auditorias do lançamento contábil

Quando o OneFlow não conseguir encontrar uma conta contábil associada à categoria Linker, o lançamento contábil será gerado com auditoria. Nesse caso, o card 'Linker' será visualizado na cor vermelha, o que indica a ocorrência de erro na contabilização.

Ao clicar duplo sobre o card, você poderá filtrar a visualização somente dos lançamentos com auditoria de erro:

Selecione (com duplo clique) um dos lançamentos auditados e clique na aba 'Erros e Alertas' para visualizar os detalhes da auditoria, que estará explicando o problema identificado e terá o link 'Clique aqui' para fazer o ajuste necessário.

Ao clicar sobre o link, será aberta a tela com os dados do lançamento em formato de razonete:

Observe acima que o sistema não encontrou conta contábil associada à categoria 'Receitas' do Banco Linker, com isso, clique no ícone representando pela imagem do lápis, selecione a respectiva conta contábil e, em seguida, clique no botão para Salvar:

A alteração será aplicada para todos os lançamentos que possuírem a mesma categoria Linker que acabou de ser configurada:

Com isso, os lançamentos que estavam com a auditoria de erro serão corrigidos, assim como a conta contábil associada será memorizada e gravada nas configurações para que as próximas contabilizações dessa categoria sejam realizadas corretamente.

Conciliação dos Lançamentos

Acesse o painel de etapas da empresa e veja o card denominado 'Conciliação Bancária' do Banco Linker, que estará disponível na etapa de conferências.

Note que o card apresentado acima está na cor verde, o que significa que todos os lançamentos bancários estão devidamente conciliados com os lançamentos contábeis, assim como os saldos (extrato x conta contábil) estão iguais.

Ao clicar sobre o card, será aberta a tela do histórico dos extratos contabilizados e conciliados, onde é possível acompanhar diariamente as conciliações automáticas realizadas.

Ainda nessa tela, também é possível pedir para sincronizar agora (de forma imediata) a movimentação bancária do Linker com o OneFlow - caso seja necessário, uma vez que a sincronização automática irá ocorrer várias vezes ao dia:

Observe acima que a situação de cada extrato está como 'Conciliado', o que significa que todos os lançamentos bancários estão devidamente conciliados com os lançamentos contábeis.

Clique sobre um dos extratos para abrir a tela da Conciliação Bancária e veja os detalhes da conciliação, sendo que no lado esquerdo da tela estão os lançamentos bancários, enquanto que os lançamentos contábeis estão ao lado direto.

A situação 'Auto-Conciliado' significa que o lançamento contábil foi gerado automaticamente pelo OneFlow (via configuração do Plano de Contabilização Linker) e associado ao lançamento bancário correspondente, via Conciliação.

Ao clicar duplo sobre um lançamento bancário, você poderá visualizar os detalhes da transação bancária Linker:

E ao selecionar a opção 'Ver associações', é possível identificar mais facilmente o(s) lançamento(s) contábil(eis) associado(s) ao lançamento bancário:

Caso queria saber mais detalhes sobre a Conciliação Bancária, clique aqui.

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