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Perguntas Frequentes: KIT
Perguntas Frequentes: KIT

Neste artigo, descubra as respostas das perguntas mais frequentes sobre o KIT.

Caio Quintal avatar
Escrito por Caio Quintal
Atualizado essa semana

Reunimos as perguntas mais comuns sobre o KIT no Omie, organizando-as por tema, e aqui responderemos a cada uma delas!

Basta clicar na pergunta para visualizar sua respectiva resposta. 😉


FAQ KIT

1) Como funciona o estoque do KIT?

O saldo do KIT é calculado a partir do saldo dos componentes. A quantidade disponível do kit é baseada na quantidade dos produtos que compõem sua estrutura.

  • Exemplo.: se o KIT é composto por 2 lápis e 1 caderno, e no sistema temos 11 lápis e 6 cadernos, temos a quantidade disponível de 5 kits.

2) O KIT aparece na NF-e?

Isso ocorre porque o Kit não é considerado um produto em si, mas sim um agrupamento de produtos para fins de gestão dentro do Omie. Ao emitir uma nota, os produtos que compõem o Kit são tratados e exibidos individualmente, de forma separada na nota.

3) Como eu sei que um produto faz parte de um KIT?

No cadastro do produto há a seguinte opção:


Nela é possível verificar quais KITs que o produto faz parte:

4) Alterei o preço de um componente, mas não atualizou no valor do KIT. O que pode ser?

Isso acontece quando não foi cadastrada a seguinte opção no cadastro do KIT:

Quando essa opção estiver marcada, o preço do KIT será atualizado automaticamente quando algum componente sofrer um reajuste no preço unitário.

5) O preço unitário de um KIT aparece vazio no Pedido de Venda. O que pode ser?

O preço do KIT é obtido do preço do cadastro dos componentes dele. Por isso que no pedido de venda essa informação não aparece, ela já é calculada automaticamente dos componentes:

6) Realizei movimentações com meu KIT, como fica a movimentação no estoque?

No estoque do KIT será apresentada apenas a informação de que houve movimentação dos Componentes do KIT:

A movimentação detalhada está presente no estoque de cada um dos KITs.

7) Consigo fazer um KIT de outro KIT?

Atualmente não é possível incluir produtos do tipo KIT, dentro de outro KIT. Caso tente, será apresentada a seguinte mensagem:

8) Consigo realizar a venda de um KIT no PDV?

Como o KIT não é considerado um produto, somente os componentes podem ser vendidos no PDV, pois eles são impressos de forma separada.

9) O KIT aparece no SPED?

Não! Segundo o manual do SPED, há tipos de produto específicos que devem ser enviados. O tipo de produto KIT não faz parte dos produtos que são enviados.

10) Pelo pedido de venda, é possível alterar a quantidade de componentes do KIT?

Não. A quantidade dos componentes dos kits deve ser configurada no cadastro do produto kit!

Ao incluir um kit em um pedido de venda, é possível informar apenas a quantidade de kits a serem vendidos, e a quantidade de cada componente seguirá o valor preenchido no cadastro do produto kit.

11) É possível realizar a configuração de impostos de um KIT?

Sim, cada produto componente do kit pode ser configurado individualmente no Omie, na área no painel de configuração de impostos:

Desta maneira, eles seguirão as regras de tributação definidas no cenário de impostos.

Ao incluir um kit em um pedido de venda, as tributações dos produtos componentes serão aplicadas de acordo com suas configurações individuais.

12) Por que não posso realizar um movimento manual no KIT?

O saldo do KIT é calculado automaticamente levando em consideração os produtos que o compõem. Isso garante que o saldo do KIT seja atualizado de forma precisa e coerente com as movimentações de estoque dos produtos componentes.

13) Posso incluir um produto com preço zerado na composição do KIT?

Não, ao incluir um produto na composição do Kit, é necessário preencher o preço unitário dele. Ou seja, o preço zerado não é permitido para os produtos que fazem parte do Kit.

Como solução, para incluir um brinde no pedido de venda, é possível adicionar um novo item separado no pedido e marcar a opção para não somá-lo na nota e não gerar conta a receber para o item. Dessa forma, o brinde será registrado no pedido, mas não terá impacto no cálculo do valor total da nota fiscal nem na geração de contas a receber.

14) É possível realizar uma devolução parcial de um KIT?

Sim, ao emitir uma nota de venda, os produtos são vendidos separadamente, o kit é apenas o agrupamento dos itens no sistema, para facilitar a gestão do usuário. Dessa forma, na devolução os produtos serão tratados individualmente.

Caso queira realizar a devolução parcial, só seguir o passo a passo abaixo:


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