Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesVendas e NF-eDevolução de Vendas
Emitindo uma Devolução Parcial de Venda
Emitindo uma Devolução Parcial de Venda

Nesse artigo, descubra como criar e emitir uma Devolução Parcial a partir de um Pedido de Venda.

Sara Celis avatar
Escrito por Sara Celis
Atualizado há mais de 2 semanas

Lidar com devoluções é uma parte natural do processo de Vendas. Quando se trata de devoluções parciais, a habilidade de gerenciá-las pode ser um diferencial para garantir a satisfação do cliente.

Se por algum motivo, você precisa devolver parte da mercadoria vendida, neste artigo apresentamos como você pode emitir uma Devolução Parcial de Venda aqui no Omie! 😃

⚠️ Atenção

Separamos um tópico sobre a criação automática de uma conta a pagar com o valor devolvido. É um detalhe importante das devoluções, para saber mais detalhes, clique aqui.

Tópicos do Artigo


Acessando o Pedido de Venda Faturado

1) Antes de tudo, acesse o módulo de Vendas e NF-e:

2) O sistema te direcionará a uma tela com alguns passos. Clique no Passo 3:

3) Nessa tela, apresentaremos um Kanban com seus Pedidos pendentes e faturados. Localize o Pedido Desejado e o acesse com um duplo clique:

💡 Dica

Você também pode acessar um Pedido de Venda faturado através da listagem disponibilizada no menu suspenso do módulo de "Vendas e NF-e".

1) Para isso, passe o cursor do seu Mouse sobre o nome do módulo "Vendas e NF-e":

2) Localize o tópico "Venda de Produto" e clique na opção "Exibir Todas":


Criando a Devolução de Venda

1) Tendo acessado o pedido desejado, você pode clicar na opção "Devolver" disponibilizada no menu do canto esquerdo da sua tela:

3) O sistema apresentará uma mensagem de confirmação para você. Clique no botão "Sim" para prosseguir com a devolução:

4) O Omie te levará a uma tela em que serão apresentadas duas opções, sendo elas:

  • (1) Importar a NF-e de Devolução emitida pelo Cliente: Nos casos em que o cliente emite uma nota fiscal retornando as mercadorias, você pode digitar a chave de acesso ou realizar o upload do XML da nota;

  • (2) Emitir a NF-e de Devolução do Pedido agora: Caso queira emitir a nota através do Omie.

5) Para emitir uma Nota de Devolução a partir de um Pedido de Venda, clique na opção indicada abaixo:

6) Feito isso, vamos ao preenchimento das informações da nota! 😉


Preenchendo os Dados da Devolução

Ao clicar na opção de emitir NF-e de devolução, o sistema apresentará uma tela para o preenchimento de algumas informações necessárias. Siga os Passos abaixo:

1) Na tela de Devolução de Venda, localize o campo "Motivo da Devolução".

Neste campo, você pode preencher o motivo da devolução da mercadoria em questão:

2) Por padrão, a Devolução de Venda puxa os itens conforme estão no Pedido de Venda.

Caso você não queira devolver algum item, o selecione (1) e posteriormente clique em "Excluir Item" (2):

3) Confirme se realmente deseja excluir este item:

4) Caso você precise editar as quantidades a serem devolvidas, selecione o item de interesse (1) e clique em "Editar Item" (2):

5) Altere a quantidade(1) e clique em "Salvar" (2):

6) Feito isso, será necessário preencher os Impostos da Devolução.

Confirme com sua contabilidade o que preencher nos campos de CFOP, bem como os campos das abas "ICMS", "ICMS Substituição Tributária", "IPI", "PIS" e "COFINS":

⚠️ Importante

Por se tratarem de informações fiscais, recomendamos que valide o preenchimento dessas informações com a sua contabilidade, pois as informações podem variar em função do enquadramento legal de sua empresa e do produto que você está devolvendo.


7) A devolução você também disponibiliza outras abas para preenchimento. Sendo elas:

  • Frete e Outras Despesas. Informe a transportadora, tipo de frete, entre outras informações;

  • Informações Adicionais. Informe a Categoria, Conta Corrente, Informações Adicionais para a NF-e, se a nota é para Consumidor Final, entre outras informações;

  • E-mail para o Cliente. Informe os endereços de e-mail que receberão o PDF da nota (DANFE);

  • Observações. Preencha observações desta devolução (elas não serão exibidas na Nota Fiscal)



Concluindo a devolução

Após o preenchimento das informações na Devolução, você pode verificar se todas as informações estão corretas, para isso, siga os passos abaixo:

1) Clique no botão "Conferir" disponibilizado no menu do canto esquerdo da tela:

2) Você também pode gerar a pré-nota, basta clicar no botão "Veja como vai ficar o DANFE (pré-nota)" e, se tudo estiver correto, clique no botão "Concluir Agora":

3) A Pré-nota será apresentada conforme exemplo abaixo:



Acompanhando a emissão - SEFAZ

Após concluir a devolução de venda você pode acompanhar a resposta da Secretaria da Fazenda (SEFAZ)

1) Acesse o Menu Suspendo do módulo de Vendas e NF-e, e clique em "Exibir todas" no grupo Devolução de Venda:

2) O sistema apresentará uma lista com todas as devoluções cadastradas.

Na coluna "Situação", o Omie demonstrará o status da emissão da NF-e de Devolução:

  • ✓ Concluído: Essa situação indica que a solicitação de emissão de Nota Fiscal foi autorizada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e a nota fiscal foi gerada. Após a autorização, serão geradas as baixas/saídas no estoque dos produtos;

  • Concluído (aguardando retorno da SEFAZ): A solicitação continua sendo analisada e processada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ);

  • Pendente: Indica Pedidos de Venda que ainda não foram concluídos (Faturados);

  • Concluído (NF-e rejeitada): Indica que a solicitação de emissão da nota foi rejeitada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ). Neste caso a nota fiscal não foi gerada;

  • × Cancelado: Refere-se a Notas Fiscais canceladas.

💡 Dica

Você também pode acompanhar as emissões pelo Painel de NF-es:

3) Caso a sua solicitação de emissão de Nota Fiscal seja rejeitada, separamos um artigo com as rejeições que podem ocorrer e como resolvê-las 😉

📌 Informação Importante

A devolução de venda gera automaticamente uma conta a pagar com o valor devolvido, abatendo dessa forma o valor recebido na venda.

Ou seja, se você fez uma venda de R$ 100,00 e devolveu um produto de R$ 25,00, o sistema vai gerar uma conta a pagar de R$ 25,00 referente a devolução.

A conta a receber gerada pelo faturamento não será modificada, apenas o resultado do seu extrato!

No extrato final, será apresentado:

+ R$ 100,00

- R$ 25,00

Total: + R$ 75,00


Caso você queira desconsiderar a conta a pagar gerada pela devolução, você pode liquidá-la com 100% de desconto:


📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?