Com a chegada da série R-4000 todas as retenções passam a ser demonstradas dentro da REINF, por conta disto veja abaixo o fluxo do processo e quais as configurações necessárias para poder gerar o evento R-4020 corretamente e realizar sua entrega.
Como será a geração do registro R-4020 dentro do OneFlow?
Antes de falarmos sobre as configurações, vamos entender o fluxo principal de como será realizada a geração desse evento.
O registro R-4020, possuíra um processo idêntico aos demais eventos que são gerados a partir das informações de uma Nota Fiscal de Serviço.
Ou seja basta a NFS-e de serviço tomado conter as informações necessárias e ao realizar o fechamento do período todos os eventos serão consolidados dentro do "card" da REINF.
Independente de qual o método utilizado para escriturar a NFS-e, se o código de serviço da LC116 no qual ela se refere estiver com as informações necessárias, o OneFlow preencherá todos os campos requeridos para a geração do R-4020 de forma automática.
Com todas as NFS-e tomadas devidamente escrituradas e a obrigação da REINF configurada, ao fazer a finalização da competência, o sistema irá gerar todos os eventos conforme a escrituração e as apurações daquela empresa.
Agora que já entendemos como funciona o fluxo para gerar esse evento, vamos ver abaixo como realizar essas configurações e sua conferência. =)
Configuração do Código de Serviço conforme a LC116
Primeiramente vamos acessar as Tabelas Fiscais através do meu principal.
E depois selecionar a opção de "Serviços Federais" na toolbar e localizar o Serviço Federal desejado.
Ao entrar na tela de Configuração do Serviço, vamos abrir a aba Retidos / REINF e informar quais são as retenções que aquele serviço deverá ter.
Ao marcar a retenção de algum imposto, devemos informar três informações:
A alíquota da retenção que se refere aquele recolhimento.
O código de recolhimento no qual ele se enquadra.
A natureza de rendimento conforme a nova tabela do Anexo I disponibilizado pela RFB para a REINF.
IMPORTANTE!!!
Vale ressaltar que se caso for selecionado um código de recolhimento que é considerado como "Agregado" como o código "5952" de PCC, o campo de Natureza de Rendimento deverá ser preenchida com o mesmo código.
Mas, o que é essa "Natureza de rendimento?"
A Natureza de Rendimento é uma informação obrigatória no envio do evento R-4020 e foi uma forma que a RFB encontrou para unificar o código da LC116 + o Código de Recolhimento das retenções.
Com essa informação ela consegue saber exatamente que tipo de serviço foi realizado, e qual o recolhimento que deve ser efetuado.
Visualizando as informações dentro da NFSe
Para visualizar as informações em um documento fiscal, selecione uma Nota Fiscal de serviço Tomado, e abra a aba "Impostos" que fica localizado dentro do Item do Serviço.
Nesse local você irá conferir todas as retenções destacadas para aquele documento fiscal, onde:
As informações que forem informadas nos campos de PIS, COFINS, CSLL e IRRF serão responsáveis por gerar o evento R-4020 da nota fiscal selecionada.
As informações que forem informadas no campo de INSS será responsável por gerar o registro R-2020(serviços prestados) ou R-2010(serviços tomados) da nota fiscal selecionada.
Entrega e conferência do Registro R-4020
Após realizar as conferências e finalizar a apuração, acesse o card da REINF que ficará disponível na coluna de Obrigações.
O OneFlow irá demonstrar todos o eventos que foram gerados a partir dos dados de apuração e das notas fiscais de serviço.
Você conseguirá visualizar os eventos gerados conforme suas respectivas "famílias" sendo elas, a série R-2000 e a série R-4000 e o Status de cada evento, conforme ilustra a figura abaixo:
Todos os eventos serão agrupados pelo CNPJ do beneficiário, sendo assim, ao dar um duplo clique em algum evento R-4020 e ir até a aba de "Conteúdo" você poderá visualizar todos os documentos que compõe o evento selecionado.
Você ainda poderá confrontar as informações do evento com a apuração dos Impostos Retidos.
Para isso basta você acessar o card da apuração dos impostos retidos:
Selecionar o tipo de movimentação como "Tomados e entradas":
E filtrar por Razão Social ou CNPJ, desta forma você conseguirá visualizar de uma forma detalhada os valores de retenção por beneficiário que compõe os dados do evento da REINF.
Fechamento e reabertura da série R-4000
Após ter realizado a entrega de todos os eventos periódicos devemos realizar o fechamento da REINF naquela competência.
É importante salientar, que a série R-2000 e a série R-4000 são independentes e possuí reaberturas e fechamentos próprios, então caso ocorra de um determinado mês a empresa possuir evento das duas séries, será necessário fazer o fechamento da série R-2000 (evento R-2099) e da série R-4000 (evento R-4099).
Ao fazer o envio de todos os eventos R-4020, irá aparecer na toolbar a opção de fechamento da série R-4000:
Ao clicar em em Fechar Série R-4000 o OneFlow irá gerar o evento R-4099 de fechamento e fará a transmissão.
Caso seja necessário reabrir esse período, após o envio do R-4099, basta clicar na opção de "Reabrir Série R-4000" que aparecerá na toolbar: