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Conciliando recebimentos com valores diferentes do Boleto ou Pix | Omie.CASH
Conciliando recebimentos com valores diferentes do Boleto ou Pix | Omie.CASH

Nesse artigo, descubra como conciliar o lançamento da Omie.CASH em que o cliente pagou um valor diferente.

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Escrito por Hugo Alves
Atualizado há mais de uma semana

No mercado é muito comum emitirmos um Boleto ou Pix com um determinado valor, mas o cliente acabar pagando um valor abaixo via transferência.

Quando isso acontece, a conciliação dos lançamentos não é feita automaticamente porque o registro não atende a uma das configurações necessárias para a conciliação automática da Omie.CASH, que é o valor do documento

Porém, é possível ajustar o valor da conta a receber aqui no Omie para que a conciliação seja feita com o valor enviado pelo cliente!

Nesse artigo, temos os seguintes tópicos:




1) Cancelando o meio de cobrança original

Dicas Importantes

  • Iremos demonstrar o processo com um recebimento via PIX, mas o mesmo processo serve para Boletos.

  • Caso você tenha cobrado por transferência, esse passo não é necessário, pule para o próximo passo, clicando aqui.

1) O primeiro passo é a realização do cancelamento do método de cobrança inicial. Este procedimento é necessário para simular o recebimento e ajustar os valores conforme o valor enviado pelo cliente.

Para isso, acesse a Conta a Receber e selecione a opção "Cancelar Pix", ou "Cancelar Boleto", conforme exemplificado abaixo:




2) Aplicando desconto na conta a receber

1) Com o meio de cobrança já cancelado, acesse agora a aba de "Recebimentos" e clique em "Registrar Recebimento":


2) Na tela apresentada, siga os seguintes procedimentos:

  • 1) No campo "Desconto" insira a diferença entre o valor da cobrança original e o valor pago pelo cliente.

  • 2) Deixe o campo "Valor do Recebimento" zerado.

    ⚠️ Observe que ao lado deste campo você verá a seguinte mensagem: "Restará XXXX a receber da conta". Este valor deve corresponder ao valor pago pelo cliente.

3) Ao clicar em "Confirmar Recebimento" na tela seguinte teremos o valor da conta a receber em aberto:


3) Visualizando o extrato e a conciliação

1) Agora, você não precisa fazer mais nada, depois de alguns minutos, a Omie.CASH irá atualizar o extrato automaticamente!

Enquanto é feita a atualização, no seu extrato serão exibidos dois lançamentos:

3) Em breve, a Omie.CASH identificará automaticamente o processo e consolidará ambos registros em um único lançamento:

Prontinho! Os valores já estão conciliados corretamente 😉


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