Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesOmie.CASHOmie.CASH Conta CompletaConciliação e associação de lançamentos
Guia de Configurações para a Conciliação na Omie.CASH Conta Completa
Guia de Configurações para a Conciliação na Omie.CASH Conta Completa

Neste artigo, saiba quais configurações são necessárias para realizar a conciliação automática na Omie.CASH Conta Completa.

Diego Pancera avatar
Escrito por Diego Pancera
Atualizado há mais de 7 meses

Com o Omie.CASH Conta Completa você não precisa mais se preocupar em realizar a conciliação bancária manualmente, pois esse processo é feito de forma automatizada!

Isso significa que o sistema analisará os lançamentos em seu Extrato Omie.CASH e verificará se eles correspondem às Contas a Receber ou às Contas a Pagar registradas em seu sistema. Ao encontrar uma correspondência entre os lançamentos no extrato e os registros no seu Módulo de Finanças, a Omie.CASH realiza a conciliação automática!

No entanto, para garantir a conclusão deste processo, é necessário realizar algumas configurações específicas e se atentar a alguns pré-requisitos.

Neste artigo, temos os seguintes tópicos:


Configurações necessárias para a Conciliação Automática

Para garantir a conciliação automática, verifique se todas as configurações listadas a seguir estão corretas nas suas Contas a Receber ou Contas a Pagar:

  • 1) CNPJ/CPF válido

    Certifique-se de que o cadastro do sacado ou beneficiário associados às Contas a Receber ou a Pagar, respectivamente, contenha um CNPJ/CPF válido informado.

  • 2) Valor correspondente

    O valor recebido ou pago no Extrato Omie.CASH deve ser igual ao valor registrado na Conta a Receber ou a Pagar.

    ℹ️ Consulte a regra de Soma das Contas do mesmo Favorecido.

  • 3) Data de Previsão

    A data do Recebimento ou do Pagamento no Extrato Omie.CASH deve ser igual à Data de Previsão da Conta a Receber ou da Conta a Pagar:

    ℹ️ Consulte o Prazo Limite das Contas a Receber e das Contas a Pagar.


  • 4) Conta Corrente utilizada

    Na Conta a Receber ou a Pagar, é necessário selecionar a conta Omie.CASH:


  • 5) Tipos de Documentos iguais

    O campo "Tipo de Documento" preenchido na Conta a Receber deve ser idêntico ao método de pagamento realizado pelo sacado.

    Da mesma maneira, o campo "Tipo de Documento" preenchido na Conta a Pagar deve ser idêntico ao método de pagamento realizado através da Omie.CASH.

    Qualquer diferença entre o Tipo de Documento registrado e o método de recebimento/pagamento no Extrato resultará na não conciliação dos lançamentos.

Caso o método de cobrança da Conta a Receber seja um boleto, mas o sacado tenha efetuado o pagamento via chave PIX, a associação do lançamento não será concluída devido a divergência no Tipo de Documento e método de cobrança utilizado.

Para corrigir essa situação, é necessário seguir os passos abaixo:

  1. Altere o Tipo de Documento na Conta a Receber para "PIX".

  2. Cancele o boleto para liberar a Conta a Receber, possibilitando a correta associação do recebimento.

Caso o método de cobrança da Conta a Receber seja um QR Code Pix, mas o sacado tenha efetuado o pagamento por uma chave PIX, a associação do lançamento não será concluída devido a divergência no método de cobrança utilizado.

Para corrigir essa situação, é necessário seguir os passos abaixo:



Critérios de Verificação das Contas no Omie

O processo de conciliação dos registros presentes no Extrato do Omie.CASH envolve uma análise das Contas a Receber e a Pagar, seguindo alguns critérios de avaliação.

Esses critérios incluem:

  • Análise do Extrato: Transações dos últimos 5 dias

    O sistema de conciliação automática considera apenas as transações registradas no Extrato dos últimos cinco dias retroativos.

    Por exemplo: considere que a data atual é 10/03/2024: Os lançamentos no Extrato Omie.CASH a partir de 05/03/2024 serão considerados e comparados com as Contas a Receber ou a Pagar registradas no Omie para possível conciliação.

    💡 Informação Importante

    Os lançamentos registrados no Extrato Omie.CASH com data anterior a cinco dias retroativos em relação à data atual não serão avaliados pela conciliação automática.

    Portanto, caso existam lançamentos fora deste intervalo que ainda não foram conciliados automaticamente com Contas a Receber ou a Pagar, entre em contato com o Suporte Omie.

  • Análise das Contas a Pagar: Prazo limite

    Para realizar a Conciliação Automática dos pagamentos presentes no Extrato, a Omie.CASH avaliará todas as Contas a Pagar configuradas conforme estes critérios.

    Além disso, para garantir uma avaliação completa e que todos os registros relevantes sejam considerados durante o processo de conciliação, se não for encontrada uma Conta a Pagar com Previsão de Pagamento na mesma data do registro no extrato, o sistema verificará também aquelas Contas com Previsão de Pagamento em um período de 15 dias antes da data atual.

  • Análise das Contas a Receber: Prazo limite

    Para realizar a Conciliação Automática dos recebimentos presentes no Extrato, a Omie.CASH avaliará todas as Contas a Receber configuradas conforme estes critérios.

    Além disso, para garantir uma avaliação completa e que todos os registros relevantes sejam considerados durante o processo de conciliação, se não for encontrada uma Conta a Receber com Previsão de Recebimento na mesma data do registro no extrato, o sistema verificará também:

    1. As Contas a Receber com Previsão de Recebimento em um período de 30 dias antes da data atual.

    2. As Contas a Receber com Previsão de Recebimento em um período de 30 dias após da data atual, porém, até no máximo o 1º dia útil do mês seguinte do registro no Extrato.

      💡 Por exemplo: Considere que você recebeu um valor em 08 de abril.

      O Omie.CASH verificará todas as Contas a Receber com Previsão de Recebimento para os próximos 30 dias a partir de hoje; porém, apenas até o primeiro dia útil após o registro no extrato, ou seja, até 02 de maio.

  • Análise das Contas a Receber: Ordem de Vencimento e de Valor

    A verificação das Contas a Receber é realizada começando pelo vencimento mais antigo e até o mais recente.

    Além disso, as Contas são avaliadas em ordem decrescente de valor, do maior para o menor.

    💡 Por exemplo: considere um cenário em que no Extrato Omie.CASH há um recebimento no valor de R$ 5.000. Existem duas Contas a Receber no valor de R$ 2.500 cada, e uma terceira Conta a Receber no valor de R$ 5.000, todas com o mesmo vencimento.

    Nesse caso, a conciliação será priorizada na Conta de maior valor (R$ 5.000).

  • Soma das Contas do mesmo Favorecido (Recebimento/Pagamento)

    Caso não haja uma Conta a Receber/Pagar com o valor exato correspondente ao Lançamento no Extrato Omie.CASH, serão somadas as Contas a Receber/Pagar relacionadas a esse sacado/favorecido que tenham a mesma Data de Previsão.


    Se o valor total dessas Contas a Receber ou a Pagar for igual ao lançamento no Extrato Omie.CASH, ocorrerá a associação em um único pagamento.

    Por exemplo: considere um cenário em que no Extrato Omie.CASH há um recebimento no valor de R$ 1.000,00. Agora, imagine que existam duas Contas a Receber, cada uma com o valor de R$ 500,00, e ambas com a mesma Previsão de Recebimento.

    Nesse caso, as duas Contas a Receber serão conciliadas com o Lançamento no Extrato no valor total.


Configuração da Categoria

Para garantir a conciliação automática no Omie.CASH, é necessário configurar as Categorias do sistema, especificando o Tipo de Gasto ou Receita para cada uma delas.

Desta forma, ao utilizar nas suas Contas a Receber ou a Pagar uma categoria devidamente configurada, o sistema identifica automaticamente que esses registros estão ligados ao Omie.CASH, e analisa os demais critérios necessários para a configuração.

Confira as instruções sobre como configurar suas categorias:


📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?