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Configurando o Tipo de Gasto das Categorias para a Omie.CASH
Configurando o Tipo de Gasto das Categorias para a Omie.CASH

Neste artigo, descubra para configurar os Tipos de Gasto em Categorias vinculadas aos lançamentos da Omie.CASH.

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de 3 meses

A Omie.CASH é uma conta de pagamento ideal para empresas, totalmente integrada ao sistema Omie!

Tanto na Conta Completa quanto na Conta Simplificada, suas funcionalidades se destacam ao proporcionar facilidade e agilidade nas transações financeiras, oferecendo maior autonomia, segurança nas informações e custos reduzidos.

Todas as transações são integradas de forma automática com a Omie, eliminando a necessidade de conciliação bancária. O saldo, extrato e relatórios gerenciais são atualizados em tempo real, refletindo precisamente suas operações.

Para garantir a eficiência do processo, é necessário configurar Categorias específicas no Omie, atribuindo um Tipo de Gasto para algumas operações.

Tópicos do Artigo


Entendendo as Categorias e o Tipo de Gasto

As Categorias em um sistema ERP são como marcadores ou classificações que reúnem transações semelhantes ou correlacionadas, simplificam a compreensão, gestão e interpretação dos dados.

No Omie, cada Categoria possui uma configuração denominada "Tipo de Gasto".

Esses Tipos são utilizados internamente para atrelar uma categoria com determinada operação, facilitando a organização e a classificação adequada das transações de Receita e Despesa no Omie.

💡 Dica importante para melhorar a sua experiência

Os "Tipos de Gasto" são opções internas e padronizadas destinadas a organizar as Categorias conforme as operações no Sistema Omie. Por isso, não é possível incluir novas opções de "Tipo de Gasto".

Se surgirem dúvidas durante a seleção da opção mais adequada para a sua categoria, veja mais informações sobre os tipos de gastos disponíveis neste artigo:


Configurando Categorias de Receita

Essa configuração é muito importante porque ela determina a aplicação automática da Categoria correta em alguns registros de receita na Omie.CASH.

Assim, a Categoria designada será automaticamente vinculada a cada novo registro no extrato do Omie.CASH referente a receitas das seguintes operações:

Integrações Bancárias e Omie.CASH - Receita

  • Crédito em Conta Corrente

  • Estorno da Transferência do Omie.CASH

  • Estorno de Pagamento do Omie.CASH

  • Estorno de Tarifa Bancária

  • Validação de Conta ou Cartão

1) Após logar no Omie, acesse as configurações no sistema, clicando na engrenagem ⚙️, no canto superior direito:

Tela principal dos módulos - Configurações Omie


2) Na aba "Principais", clique na opção "2. Categorias":

Configurações > Categorias


3) Nesta tela, será exibida a listagem de Categorias cadastradas no seu sistema.

Selecione a Categoria de Receita de interesse (1), e clique na opção "Selecione o tipo de gasto que esta categoria mais realiza. Clique aqui" (2):

Configuração de Categorias


4) Nesta listagem, você encontrará opções relacionadas ao Omie.CASH. Selecione a opção que melhor se adapte ao tipo de operação de receita para a categoria que está configurando:

Configuração de Categorias - Tipo de Gasto



5) Por fim, clique em "Salvar alterações":

6) Tudo pronto! Sempre que ocorrer um registro no seu extrato relacionado a essa operação, a Categoria configurada será automaticamente vinculada! 🚀



Configurando Categorias de Despesa

Essa configuração é muito importante porque ela determina a aplicação automática da Categoria correta em alguns registros de despesa na Omie.CASH.

Por meio dessa configuração, a Categoria designada será automaticamente vinculada a cada novo registro no extrato do Omie.CASH referente a despesas destas operações específicas:

Integrações Bancárias e Omie.CASH - Despesa

  • Estorno de Transferência Recebida no Omie.CASH

  • Saque

  • Tarifa Bancária

  • Transferência Omie.CASH

  • Validação de Conta ou Cartão

1) Após logar no Omie, acesse as configurações do sistema, clicando na engrenagem, no canto superior direito:

Tela inicial módulos - Configurações

2) Na aba "Principais" clique na opção "2. Categorias":

Configurações > Categorias


3) Nesta tela, será exibida a listagem de Categorias cadastradas no seu sistema.

Selecione a Categoria de Despesa de interesse (1), e clique em "Selecione o tipo de gasto que esta categoria mais realiza. Clique aqui" (2):

Configuração de Categorias


4) Você encontrará uma série de opções relacionadas as Integrações Bancárias e Omie.CASH. Selecione uma opção que melhor se adapte ao seu cenário:

Configuração de Categorias



5) Por fim, clique em "Salvar alterações":

Configuração de Categorias

6) Tudo pronto! Sempre que ocorrer um registro no seu extrato relacionado a essa operação, a Categoria configurada será automaticamente vinculada! 🚀


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