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Configurando o Tipo de Gasto ou Receita da Categoria
Configurando o Tipo de Gasto ou Receita da Categoria

Neste artigo, descubra como configurar os Tipos de Gasto ou Receita de suas Categorias.

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Escrito por Kessy Silva
Atualizado há mais de uma semana

As Categorias em um sistema ERP desempenham um papel central na organização e classificação das informações financeiras, contábeis e operacionais de uma empresa. No Omie, cada Categoria de Despesa e de Receita possuem configurações específicas chamadas "Tipo de Gasto" e "Tipo de Receita", respectivamente.

Essas configurações incluem opções padronizadas e fixas, que ajudam a determinar a natureza do gasto ou receita vinculada a cada Categoria. Elas definem os contextos nos quais essas Categorias podem ser usadas no Omie, facilitando o registro e a correta classificação dos lançamentos.

Em outras palavras, para cada operação específica, apenas as categorias relacionadas a esse tipo de gasto/receita serão exibidas no sistema.

💡 Informações Importantes

  • Os "Tipos de Gasto" e "Tipos de Receita" são opções padronizadas destinadas a organizar as Categorias conforme as operações no Sistema Omie. Por isso, não é possível incluir novas opções manualmente.

  • As configurações do sistema podem ser acessadas somente por usuários que possuem a permissão de acesso específica habilitada:


    Caso não possua acesso, solicite a um usuário Administrador de seu Aplicativo que realize a configuração da categoria OU que revise suas permissões, concedendo o acesso se possível.

Tópicos do Artigo:


Tipos de Gasto

Os Tipos de Gasto são separados por grupos. Os grupos e Tipos de Gastos correspondentes em cada grupo são:

Adiantamentos

​​💡 Essa Categoria de Despesa com o tipo de gasto específico trata-se de uma Categoria de controle, para utilização no Lançamento de Despesa que será gerado durante a operação. Não se preocupe, quando a Nota Fiscal for emitida, será automaticamente gerado um crédito que compensará esse débito registrado na Conta de Adiantamento.

Para saber mais sobre essa Operação, confira os Artigos abaixo:

  • Valor em Aberto do Adiantamento Recebido do Cliente: Durante o processo de adiantamento de cliente, além do registro de crédito na Conta Corrente vinculada ao Pedido de Venda ou Ordem de Serviço, é gerado automaticamente um registro de débito na Conta Corrente de Adiantamento. Esse lançamento de saída é criado automaticamente para refletir a pendência que a sua empresa tem com o cliente, que inclui a emissão da Nota Fiscal e a entrega dos produtos e/ou a prestação dos serviços.



Compras

💡 Entenda mais sobre o processo para configurar uma categoria para registrar suas compras:

  • Compra de Ativo: Ativos são os bens e recursos de uma empresa, tais como: equipamentos, móveis, computadores, etc. Para aquisições desse tipo, deve-se utilizar este tipo de gasto.

  • Compra de Matéria Prima: Refere-se à obtenção de materiais e insumos que serão utilizados na produção de outros produtos, fazendo parte do processo produtivo, sendo transformados ou integrados ao produto final.

  • Compra de Material para Uso e Consumo: Compra de materiais destinados à utilização da empresa no dia a dia, como artigos de papelaria e outros suprimentos de escritório, que serão consumidos pelos funcionários.

  • Compra de Mercadoria para Revenda: Envolve a compra de produtos acabados que serão revendidos como estão, sem alterações ou transformações. Esse tipo de gasto é comum em empresas de varejo ou distribuidoras.

  • Compra de Mercadoria para Venda: Similar a Compra de Mercadoria para Revenda, mas pode incluir mercadorias destinadas a diferentes formas de comercialização, incluindo a venda direta ou indireta.

  • Frete: Refere-se ao custo associado ao transporte de mercadorias de um local para outro no processo de compra. Pode ser indicado no Conhecimento de Transporte recebido.


Desconto de Duplicatas

  • Juros do Desconto de Duplicata: Encargos financeiros aplicados sobre a operação de Desconto de Duplicatas.

  • Repasse do Desconto de Duplicata (comissária): Repasse do valor de serviço de Desconto de Duplicatas para a instituição financeira intermediária.


Integrações com Marketplace

  • Tarifa Marketplace: Taxa cobrada por Plataformas de Marketplaces sobre as vendas realizadas através de seus sites. Essa tarifa envolve taxas de serviços como hospedagem, processamento de pagamentos, etc.


Integrações bancárias e Omie.Cash

A Omie.CASH é uma conta de pagamento ideal para empresas, totalmente integrada ao sistema Omie!

Tanto na Conta Completa quanto na Conta Simplificada, suas funcionalidades se destacam ao proporcionar facilidade e agilidade nas transações financeiras, oferecendo maior autonomia, segurança nas informações e custos reduzidos.



Com o Link de Pagamento, você tem a facilidade de gerar cobranças para seus clientes por meio de um Link que possibilita o pagamento via Cartão de Crédito.

  • Contestação de venda em cartão (chargeback): Chargeback é a ação em que um cliente contesta uma cobrança no cartão de crédito ou débito, solicitando o estorno do valor. Isso acontece quando o cliente não reconhece a transação, não recebeu o produto ou serviço, ou houve erro na cobrança.

  • Efeito de contrato de venda em cartão: Quando ocorrer um Efeito de Contrato relacionado a um Link de Pagamento, este Tipo de Gasto deve ser utilizado para registrar essas transações no sistema.

  • Estorno de Transferência Recebida no Omie.CASH: Caso uma transferência recebida precise ser revertida ao remetente.

  • Saque: Refere-se a operação de retirada de dinheiro da conta.

  • Tarifa Bancária: Taxas cobradas pela instituição pelas transações e operações realizadas.

  • Transferência Omie.CASH: Este tipo de gasto refere-se a transferências realizadas através da instituição.

  • Validação de Conta ou Cartão: Para garantir a segurança das transações, a Instituição pode realizar uma cobrança de taxa, para fins de validação de informações de contas bancárias.


Outros Gastos

💡 A Omie oferece a Integração Automática com diversas Concessionárias de Consumo. Com este recurso ativado, os boletos gerados pelas Concessionárias são automaticamente capturados como Contas a Pagar no ERP. O subgrupo "Outros Gastos" abrange tipos que podem ser empregados por concessionárias.

Veja mais sobre a integração com Concessionárias neste Artigo:

  • Devolução de Venda: Valor que a empresa precisa retornar ao cliente após a operação de devolução de um produto vendido.

  • Gasto com Água, Esgoto e Saneamento: Refere-se aos gastos voltados ao serviços de água potável e saneamento básico.

  • Gasto com Energia Elétrica: Valor pago pela contratação de serviços de eletricidade.

  • Gasto com Gás: Despesas referente ao fornecimento de gás.

  • Gasto com Multa de Trânsito: Envolve os gastos com penalidades financeiras referentes a infrações de trânsito.

  • Gasto com Plano de Saúde: Despesas relacionadas a Planos de saúde, cobertura médica e outros gastos referente a saúde.

  • Gasto com Telefone, Celular e Internet: Custos de serviços de Internet e telefonia fixa e móvel.

  • Remessa de Mercadoria: Despesas associadas ao transporte e envio de produtos para clientes ou fornecedores.

  • Serviço Tomado: Pagamentos por serviços contratados pela Empresa e prestados por outras empresas.



Tipos de Receita

Os Tipos de Receita são categorizados em diferentes grupos. A seguir, estão os grupos e os respectivos Tipos de Receita incluídos em cada um deles:

Adiantamentos

​​💡 Essa Categoria de Despesa com o tipo de gasto específico trata-se de uma Categoria de controle. Não se preocupe, quando a Nota Fiscal for emitida, será automaticamente gerado um crédito que compensará esse débito registrado na Conta de Adiantamento.

Para saber mais sobre essa Operação, confira os Artigos abaixo:

  • Valor em Aberto do Adiantamento Pago ao Fornecedor: Para controle do Valor Recebido do Adiantamento do Cliente.




Desconto de Duplicatas

  • Receita do Desconto de Duplicata (comissária): Refere-se ao valor que a instituição comissária recebe ao descontar duplicatas, após descontar o valor a ser pago ao vendedor.​



Integrações bancárias e Omie.Cash

A Omie.CASH é uma conta de pagamento ideal para empresas, totalmente integrada ao sistema Omie!

Tanto na Conta Completa quanto na Conta Simplificada, suas funcionalidades se destacam ao proporcionar facilidade e agilidade nas transações financeiras, oferecendo maior autonomia, segurança nas informações e custos reduzidos.


Com o Link de Pagamento, você tem a facilidade de gerar cobranças para seus clientes por meio de um Link que possibilita o pagamento via Cartão de Crédito.

  • Crédito em Conta Corrente: Refere-se a valores de entrada na Conta Corrente, podendo ser valores provenientes de transferências recebidas, depósitos realizados, etc.

  • Crédito ref. a Link de Pagamento: Esse tipo de gasto deve ser configurado nas Categorias relacionadas à Justa para garantir o registro correto de todos os lançamentos de crédito gerados pelos serviços da Justa que não estão integrados diretamente com o Omie, ou seja, pelos serviços contratados diretamente na Justa.

    Isso inclui, por exemplo, recebimentos feitos através de transações via Cartão de Crédito, Pix ou Links de Pagamentos gerados fora do Omie pela Justa.

    A partir da configuração do tipo de gasto, será possível demonstrar estes registros no Omie, mantendo o seu extrato atualizado.

  • Estorno da Transferência do Omie.CASH: O estorno da transferência acontece quando a operação de transferência entre contas é revertida. Esse retorno do valor pode ocorrer em casos de erros na transferência, problemas técnicos, etc.

  • Estorno de Pagamento do Omie.CASH: Retorno de valor de pagamento realizado anteriormente. O estorno pode ocorrer em casos de cancelamento da compra ou serviço, devolução ou para correção de cobranças indevidas.

  • Estorno de Tarifa Bancária: Reembolso das taxas cobradas pela instituição pelas transações e operações realizadas.

  • Validação de Conta ou Cartão: Para garantir a segurança das transações, a Instituição pode realizar uma operação de entrada para fins de validação de informações de contas bancárias.


Configurando o Tipo de Gasto ou Receita

1) Acesse as configurações do sistema, clicando na engrenagem ⚙️ , localizada no canto superior direito da tela:

2) Na aba "Principais" (1), clique na opção "2. Categorias" (2):


3) Na tela de "Configuração de Categorias", você encontrará a lista completa de todas as categorias disponíveis em seu sistema. Para configurar o Tipo de Gasto ou Receita, siga os passos abaixo, conforme a Categoria:
​​

Tipo de Receita - Categoria de Receita

1) Na listagem de Categorias, selecione a Categoria de Receita desejada (1) e associe a ela o "Tipo de Receita" mais comum. Para isso, clique na opção "Selecione o tipo de receita que esta categoria mais realiza. Clique aqui" (2):


2) Selecione uma das opções de Tipo de Receita padronizadas fornecidas pelo Omie.

💡 Se surgirem dúvidas durante a seleção da opção mais adequada para a sua categoria, veja este tópico, com mais informações sobre cada tipo.


3) Após a configuração, clique em "☁️ Salvar alterações":


Tipo de Gasto - Categoria de Despesa


1) Na listagem de Categorias, selecione a Categoria de Despesa desejada (1) e associe a ela o "Tipo de Gasto" mais comum. Para isso, clique na opção "Selecione o tipo de gasto que esta categoria mais realiza. Clique aqui." (2):


2) Selecione uma das opções de Tipo de Gasto padronizadas fornecidas pelo Omie.

💡 Se surgirem dúvidas durante a seleção da opção mais adequada para a sua categoria, veja este tópico, com mais informações sobre cada tipo.


3) Após a configuração, clique em "☁️ Salvar alterações":


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