Gerenciar as contas recorrentes de serviços essenciais como água, esgoto, energia elétrica e telefone pode ser uma tarefa desafiadora.
É por isso o Omie oferece a Integração Automática com Concessionárias de Consumo.
Com este recurso ativado e configurado, o sistema pode automaticamente capturar os boletos gerados pelas Concessionárias de Consumo. Em seguida, ele realiza duas ações importantes: primeiro, cadastra esses boletos como novas Contas a Pagar, caso ainda não estejam registradas no sistema; ou então, ele atualiza as informações das Contas a Pagar já existentes, garantindo que estejam sempre atualizadas e correspondam às últimas cobranças.
Configure agora mesmo a Integração Automática de Contas de Concessionárias e simplifique a gestão das suas Contas a Pagar! 😎
Tópicos do Artigo:
🎓 Confira o treinamento exclusivo sobre o tema:
Configurando a Integração das Contas de Consumo
2) No cadastro do Fornecedor, acesse a aba "Integração Automática" (1) e clique em "Ativar uma integração automática para este fornecedor" (2):
3) Após ativar a integração, clique na seta para abrir a listagem de opções (1) e selecione a Concessionária de Interesse (2):
4) Ao selecionar uma Concessionária, será necessário preencher alguns dados específicos fornecidos por ela, conforme as informações previamente cadastradas no site da empresa.
Para melhor ilustrar o processo, confira o exemplo abaixo: Ao selecionar a Enel - SP, conforme requerido por ela, é necessário preencher o e-mail (1), senha (2) e código de instalação (3):
5) Após selecionar a Concessionária e preencher os dados solicitados, a Integração será ativada (1), e o Omie começará a monitorar os boletos desta Concessionária. Por fim, clique em "Salvar" (2):
6) Após configurar a Integração Automática, é preciso configurar uma categoria para registrar este tipo de despesa.
Para saber mais, siga estes passos.
Configurando a Categoria da Conta de Consumo
1) As categorias em um sistema ERP são como marcadores ou classificações que reúnem transações semelhantes ou correlacionadas, simplificam a compreensão, gestão e interpretação dos dados.
No Omie, cada Categoria possui uma configuração denominada "Tipo de Gasto".
Esses Tipos de Gasto são utilizados internamente para atrelar uma categoria com determinada operação, facilitando a organização e a classificação adequada das transações de receita e despesa.
2) Por isso, para garantir que as suas Contas a Pagar, criadas ou atualizadas automaticamente pela Integração Automática com as Concessionárias de Consumo, sejam registradas com a categoria correta, é necessário que você cadastre ou acesse a categoria desejada e configure o Tipo de Gasto correto.
3) Este passo é muito simples! Localize e selecione a Categoria de Despesa de interesse (1) e clique em "Selecione o tipo de gasto que esta categoria mais realiza. Clique aqui." (2):
4) Então, clique na listagem e selecione uma opção do grupo "Outros Gastos", conforme o exemplo abaixo:
💡 Dica importante para melhorar a sua experiência.
Os "Tipos de Gasto" são opções padronizadas destinadas a organizar as Categorias conforme as operações no Sistema Omie. Por isso, não é possível incluir novas opções de "Tipo de Gasto".
Se surgirem dúvidas durante a seleção da opção mais adequada para a sua categoria, veja mais informações sobre os tipos de gastos disponíveis neste artigo:
5) Agora, basta clicar em "Salvar alterações":
Guia de Preenchimento das Informações para cada Concessionária
☎️ Telecomunicações:
🌩️ Energia:
💧 Água e esgoto:
💨 Gás:
🚧 Pedágio e Estacionamento:
⛑️ Plano de Saúde: