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Adiantamento de Clientes via Pedido de Venda

Registrando o adiantamento de clientes no Pedido de Venda.

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Escrito por Diego Pancera
Atualizado há mais de 3 meses

Uma prática comum no mercado é o famoso "sinal", onde o seu cliente realiza um pagamento antecipado, antes da entrega dos produtos.

Também conhecido como pagamento antecipado ou pré-pagamento, o adiantamento ocorre quando o cliente realiza um pagamento parcial ou integral antes que a transação seja concluída.


Em 5 passos simples você vai visualizar este processo dentro do Omie! 🚀

🎓 Confira o nosso treinamento exclusivo sobre o tema:

Além deste material, a Omie oferece uma série de treinamentos, sem custo adicional, eliminando qualquer barreira no aprendizado das suas funcionalidades e recursos:


⚠️ Informações Importantes

  • Faturamentos Parciais

    Uma vez que um adiantamento estiver registrado, não será possível gerar Pedidos de Venda Parciais. Por isso, certifique-se de marcar o pedido como parcial e, em posteriormente, registre o adiantamento.

    Caso contrário, o erro abaixo será exibido: "Este pedido já possui adiantamentos gerados e por isso não é possível gerar pedidos parciais".

  • Parcela do Adiantamento

    Quando marcada a opção de adiantamento em uma parcela do pedido de venda, a data de vencimento enviada no XML da NF-e será a data atual do faturamento.


Cadastre a Conta Corrente de Adiantamento


A criação de uma conta corrente específica para adiantamentos de clientes é útil para facilitar o controle e o gerenciamento dos valores recebidos antecipadamente. Essa conta corrente permite uma rastreabilidade clara dos adiantamentos de clientes, separando-os das demais transações financeiras da empresa

O cadastro da conta corrente para Adiantamento de Venda/Clientes deve ser feito da seguinte forma:

  • (1) Tipo de Conta Correte: Adiantamento;

  • (2) Instituição: Adiantamento de Cliente;

  • (3) Nome da Conta: Defina um nome para sua conta de adiantamentos


Configure a categoria

Configurar uma categoria específica para adiantamentos é uma prática importante e recomendada para uma melhor organização e identificação dessas transações financeiras.

Por padrão, no Omie já existem duas categorias com o nome "Adiantamento de Cliente", mas caso elas não estejam mais disponíveis você poderá criá-las novamente, seguindo esses passos:

Devem ser criadas duas categorias

  • Uma categoria de despesa:

    Para um controle mais preciso do valor em aberto do adiantamento recebido do cliente, é recomendado criar uma categoria de despesa específica.


    Sugerimos que a categoria tenha a seguinte configuração:

  • Uma categoria de receita.

    Para um controle eficiente do valor recebido do adiantamento do cliente, é recomendado criar uma categoria de receita específica


    Sugerimos que a categoria tenha a seguinte configuração:


💡 Dica importante para melhorar a sua experiência.

Os "Tipos de Gasto" são opções padronizadas destinadas a organizar as Categorias conforme as operações no Sistema Omie. Por isso, não é possível incluir novas opções de "Tipo de Gasto".

Se surgirem dúvidas a respeito deste tipo de configuração, veja mais informações sobre os tipos de gastos disponíveis neste artigo:


Registre o valor do Adiantamento no Pedido de Venda

1) Na aba "Parcelas" do seu Pedido de Venda, dê um duplo clique na parcela que deseja registrar o adiantamento:

2) Nessa tela, você poderá registrar o adiantamento, basta seguir o exemplo abaixo:

  1. Valor da Parcela. Insira o valor a ser antecipado;

  2. Não gerar boleto para esta parcela. Marque esta opção para não gerar boleto;

  3. Esta é uma parcela de Adiantamento de Cliente. Clique para definir que esta parcela será Adiantamento

3) Ao definir que esta parcela será um Adiantamento, selecione a Categoria (1) e a Conta Corrente de Adiantamento (2) que criamos acima, e clique em "Salvar e Fechar" (3):

4) Com isso, automaticamente o sistema criará uma conta a receber para registrar o adiantamento, e demonstrará a mensagem abaixo:

5) E no seu Pedido de Venda aparecerá a indicação de que esta parcela é um Adiantamento:


Registre a baixa (recebimento) da parcela adiantada

1) Assim que você registrar o adiantamento seguindo os passos acima, o correto é baixar imediatamente a conta a receber que foi criada, conforme exemplo abaixo:

⚠️ ATENÇÃO

  • Para que o saldo das contas fique correto, não é indicado que essa baixa seja realizada com a aplicação de desconto

  • Realize a baixa na conta corrente que você definiu nas Informações Adicionais do Pedido de Venda

2) Após a baixa da conta a receber, a parcela dentro do Pedido de Venda ficará com a marcação na cor verde, demonstrando que ela foi recebida:

Perfeito! O seu adiantamento foi registrado 😉


Acompanhando os valores adiantados

Quando você realiza a baixa do adiantamento, é criado um crédito na conta corrente que você definiu nas Informações Adicionais do Pedido de Venda. E simultaneamente, é criado um débito na conta corrente do adiantamento

Como você ainda não entregou os produtos para o seu cliente e já recebeu os valores, incluímos na conta adiantamento este débito para que seu controle seja efetivo. Quando a nota fiscal for emitida, será criado um crédito automaticamente que vai amortizar o débito gerado no adiantamento

Visualizando os valores adiantados na conta de Adiantamento

1) Para visualizar os valores adiantados, acesse o Passo 5 do Módulo Finanças e selecione a conta corrente de Adiantamento:

2) Note que há um débito no valor do adiantamento realizado, o que significa que a nota fiscal ainda não foi emitida, mas o valor já foi recebido:

3) Quando o Pedido de Venda for faturado e a nota emitida, automaticamente na conta corrente de Adiantamento será registrado o crédito amortizando a operação de adiantamento:

📌 Você pode acompanhar os saldos adiantados por cliente, clicando para visualizar apenas as movimentações dele:

Em seguida, pesquise o cliente desejado e acompanhe os valores:

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