Uma prática comum no mercado é o famoso "sinal", onde o seu cliente realiza um pagamento antecipado, antes da entrega dos produtos.
Também conhecido como pagamento antecipado ou pré-pagamento, o adiantamento ocorre quando o cliente realiza um pagamento parcial ou integral antes que a transação seja concluída.
Em 5 passos simples você vai visualizar este processo dentro do Omie! 🚀
🎓 Confira o nosso treinamento exclusivo sobre o tema:
Além deste material, a Omie oferece uma série de treinamentos, sem custo adicional, eliminando qualquer barreira no aprendizado das suas funcionalidades e recursos:
⚠️ Informações Importantes
Faturamentos Parciais
Uma vez que um adiantamento estiver registrado, não será possível gerar Pedidos de Venda Parciais. Por isso, certifique-se de marcar o pedido como parcial e, em posteriormente, registre o adiantamento.
Caso contrário, o erro abaixo será exibido: "Este pedido já possui adiantamentos gerados e por isso não é possível gerar pedidos parciais".
Parcela do Adiantamento
Quando marcada a opção de adiantamento em uma parcela do pedido de venda, a data de vencimento enviada no XML da NF-e será a data atual do faturamento.
Cadastre a Conta Corrente de Adiantamento
A criação de uma conta corrente específica para adiantamentos de clientes é útil para facilitar o controle e o gerenciamento dos valores recebidos antecipadamente. Essa conta corrente permite uma rastreabilidade clara dos adiantamentos de clientes, separando-os das demais transações financeiras da empresa
O cadastro da conta corrente para Adiantamento de Venda/Clientes deve ser feito da seguinte forma:
(1) Tipo de Conta Correte: Adiantamento;
(2) Instituição: Adiantamento de Cliente;
(3) Nome da Conta: Defina um nome para sua conta de adiantamentos
Configure a categoria
Configurar uma categoria específica para adiantamentos é uma prática importante e recomendada para uma melhor organização e identificação dessas transações financeiras.
Por padrão, no Omie já existem duas categorias com o nome "Adiantamento de Cliente", mas caso elas não estejam mais disponíveis você poderá criá-las novamente, seguindo esses passos:
Devem ser criadas duas categorias
Uma categoria de despesa:
Para um controle mais preciso do valor em aberto do adiantamento recebido do cliente, é recomendado criar uma categoria de despesa específica.
Sugerimos que a categoria tenha a seguinte configuração:
Uma categoria de receita.
Para um controle eficiente do valor recebido do adiantamento do cliente, é recomendado criar uma categoria de receita específica
Sugerimos que a categoria tenha a seguinte configuração:
💡 Dica importante para melhorar a sua experiência.
Os "Tipos de Gasto" são opções padronizadas destinadas a organizar as Categorias conforme as operações no Sistema Omie. Por isso, não é possível incluir novas opções de "Tipo de Gasto".
Se surgirem dúvidas a respeito deste tipo de configuração, veja mais informações sobre os tipos de gastos disponíveis neste artigo:
Registre o valor do Adiantamento no Pedido de Venda
1) Na aba "Parcelas" do seu Pedido de Venda, dê um duplo clique na parcela que deseja registrar o adiantamento:
2) Nessa tela, você poderá registrar o adiantamento, basta seguir o exemplo abaixo:
Valor da Parcela. Insira o valor a ser antecipado;
Não gerar boleto para esta parcela. Marque esta opção para não gerar boleto;
Esta é uma parcela de Adiantamento de Cliente. Clique para definir que esta parcela será Adiantamento
3) Ao definir que esta parcela será um Adiantamento, selecione a Categoria (1) e a Conta Corrente de Adiantamento (2) que criamos acima, e clique em "Salvar e Fechar" (3):
4) Com isso, automaticamente o sistema criará uma conta a receber para registrar o adiantamento, e demonstrará a mensagem abaixo:
5) E no seu Pedido de Venda aparecerá a indicação de que esta parcela é um Adiantamento:
Registre a baixa (recebimento) da parcela adiantada
1) Assim que você registrar o adiantamento seguindo os passos acima, o correto é baixar imediatamente a conta a receber que foi criada, conforme exemplo abaixo:
⚠️ ATENÇÃO
Para que o saldo das contas fique correto, não é indicado que essa baixa seja realizada com a aplicação de desconto
Realize a baixa na conta corrente que você definiu nas Informações Adicionais do Pedido de Venda
2) Após a baixa da conta a receber, a parcela dentro do Pedido de Venda ficará com a marcação na cor verde, demonstrando que ela foi recebida:
Perfeito! O seu adiantamento foi registrado 😉
Acompanhando os valores adiantados
Quando você realiza a baixa do adiantamento, é criado um crédito na conta corrente que você definiu nas Informações Adicionais do Pedido de Venda. E simultaneamente, é criado um débito na conta corrente do adiantamento
Como você ainda não entregou os produtos para o seu cliente e já recebeu os valores, incluímos na conta adiantamento este débito para que seu controle seja efetivo. Quando a nota fiscal for emitida, será criado um crédito automaticamente que vai amortizar o débito gerado no adiantamento
Visualizando os valores adiantados na conta de Adiantamento
1) Para visualizar os valores adiantados, acesse o Passo 5 do Módulo Finanças e selecione a conta corrente de Adiantamento:
2) Note que há um débito no valor do adiantamento realizado, o que significa que a nota fiscal ainda não foi emitida, mas o valor já foi recebido:
3) Quando o Pedido de Venda for faturado e a nota emitida, automaticamente na conta corrente de Adiantamento será registrado o crédito amortizando a operação de adiantamento:
📌 Você pode acompanhar os saldos adiantados por cliente, clicando para visualizar apenas as movimentações dele:
Em seguida, pesquise o cliente desejado e acompanhe os valores:
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