No Módulo de Finanças Omie, você pode cadastrar suas Contas Correntes, e assim, realizar a gestão de todas as transações financeiras da sua empresa.
Após o cadastro, acessando o "Extrato das Contas", você poderá monitorar todas as entradas e saídas, visualizar detalhes dos lançamentos, acompanhar os saldos disponíveis, prever lançamentos futuros e realizar a conciliação bancária de maneira prática.
Tópicos do Artigo
- 💡 Para acessar e explorar o extrato da Omie.CASH, confira o artigo a seguir: 
Acessando o Extrato das Contas
1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Finanças:
2) No módulo de Finanças, clique no Passo "5 Conciliar Contas Correntes":
3) Ao acessar o Extrato, você pode selecionar a Conta Corrente (1) e o período (2) para visualizar as movimentações desejadas. Então, clique em "Atualizar" (3):
4) Então, você encontrará diversas informações e opções, por isso, vamos explicá-las um pouco mais:
(1) Registros do Extrato
(1) Registros do Extrato
Nesta área, você terá uma visão completa de todos os registros financeiros vinculados a essa Conta Corrente no período selecionado.
E com apenas poucos clique, você pode explorar cada detalhe de uma movimentação!
Para isso, basta selecionar a linha desejada e, na coluna "Opções", clicar no ícone de lápis ✏️ para acessar informações detalhadas ou o registro de origem:
(2) Mais informações desta Conta Corrente
(2) Mais informações desta Conta Corrente
Ao clicar nesta opção, o Omie exibirá informações adicionais sobre a Conta Corrente selecionada. Entre as opções disponíveis, você terá algumas ações:
- (1) Consultar os dados da agência e da conta; 
 
- (2) Acessar o cadastro completo da Conta Corrente; 
 
- (3) Visualizar o saldo disponível; 
 
- (4) Visualizar o Fluxo de Caixa para os próximos 7 dias; 
 
- (5) Criar um novo lançamento e/ou importar um Extrato; 
 
- (6) Imprimir o extrato do período selecionado ou enviá-lo por e-mail. 
(3) Saldos e Limite de Crédito Total
(3) Saldos e Limite de Crédito Total
Entenda cada um dos campos do Extrato:
- Saldo Conciliado: Refere-se ao valor total das movimentações com a situação "Conciliado" nesta Conta Corrente. 
- Saldo Atual: Este campo mostra o valor acumulado de todos os lançamentos realizados, tanto conciliados quanto não conciliados. - ⚠️ Atenção: lançamentos futuros ou em atraso não são considerados aqui. 
- Limite de Crédito Total: Corresponde ao valor configurado no cadastro da Conta Corrente, no campo "Valor do Limite de Crédito". 
- Saldo Disponível: Este valor é representa a soma do "Saldo Atual" com o "Limite de Crédito Total". - 📌 Lembretes 
 
 Os lançamentos atrasados não são apresentados na data de Hoje, mas sim na data em que realmente venceram. Para facilitar a visualização, foi criado o filtro Período = Atrasadas, que reúne todos os lançamentos vencidos em um só lugar.
 
 Além disso, a coluna Saldo (1) mostra apenas a soma dos lançamentos realizados, enquanto a coluna Saldo Previsto (2) apresenta o total considerando os realizados, atrasados e também as previsões:
 
(4) + Novo Lançamento
(4) + Novo Lançamento
O registro de um Lançamento em Conta Corrente é bastante empregado para registrar:
- Tarifas bancárias 
- Rendimentos de aplicações 
- Taxas de cartão de crédito 
- Adiantamentos de recebíveis. 
(5) Importar Extrato
(5) Importar Extrato
Com esta opção, você pode importar o extrato bancário manualmente, revisar todas as movimentações e realizar a conciliação de forma prática e eficiente.
Através desta opção, você poderá importar o extrato bancário manualmente, analisar as movimentações e realizar a conciliação bancária.
Conciliando os lançamentos
1) A conciliação bancária é atividade de comparar os movimentos registrados no Omie com os movimentos que ocorreram no banco, assegurando que tudo o que está lançado no Omie aconteceu no banco, e principalmente o contrário: tudo o que de fato ocorreu no banco está registrado no Omie
No Omie é possível realizar a conciliação bancária de algumas formas, por isso, selecionamos alguns artigos importantes:
2) Se preferir realizar a conciliação manualmente pelo Extrato das Contas, clique no lançamento desejado e, em seguida, na coluna "Opções", selecione o ícone ✅ para marcar a conciliação e o ícone ❗ para desmarcá-la:
💡 Dica
Ao atualizar alguma informação do extrato, pode aparecer a mensagem “Calculando...” em alguns registros.
Isso significa que o lançamento está sendo processado pelo motor do extrato.
Assim que o processamento for concluído, os valores corretos serão exibidos automaticamente, sem necessidade de ação manual.
















