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Cadastrando as minhas Contas Correntes

Neste artigo, descubra como cadastrar as suas Contas Correntes no Omie.

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de uma semana

Cadastrar suas contas correntes no seu sistema Omie é muito simples!

As contas correntes no Omie servem como uma representação das contas bancárias ou internas da organização.

Elas permitem o acompanhamento das transações financeiras da empresa e oferecem uma visão das contas bancárias e internas, permitindo um controle mais eficiente e uma melhor organização das suas atividades financeiras.

Com as Contas Correntes devidamente cadastradas no Omie, é possível registrar e categorizar transações como pagamentos, recebimentos, transferências, adiantamentos e outras movimentações financeiras.

Temos um treinamento exclusivo sobre o tema que você pode conferir no vídeo abaixo:

Neste artigo, temos os seguintes tópicos:


Cadastrando uma Conta Corrente manualmente

1) No menu suspenso do módulo de Finanças localize o tópico "Conta Corrente" e clique em "+ Incluir":

2) Agora, basta preencher os dados de cadastro da conta bancária, conforme detalhado no texto abaixo, e salvar:

  • (1) Tipo de Conta Corrente. Sabemos que você pode controlar outros tipos de contas bancárias, não somente contas correntes, por isso, neste campo você deve informar qual o tipo de conta que deseja cadastrar, selecionando uma das opções a seguir:

    • Adiantamento (Para registrar adiantamentos de clientes e/ou fornecedores)

    • Administradora de Cartões

    • Caixinha (Para registrar os pagamentos ou recebimentos em dinheiro)

    • Cartão de Crédito

    • Carteira Virtual

    • Conta Aplicação

    • Conta Corrente

    • Conta de Pagamento

    • Conta Empréstimo (Geralmente, utilizada para controle de empréstimo com instituições bancárias e seus respectivos juros e multas)

    • Conta Garantida

    • Conta Poupança

    • Crediário / Carnê

    • Mútuo (Geralmente, essa conta é destinada quando algum sócio da empresa empresta algum valor sem alterar a porcentagem de participação na empresa)

  • (2) Instituição. Selecione a Instituição Financeira dessa conta bancária.

    💡 Dica. Temos mais de 900 opções para seleção, então, para pesquisar uma instituição bancária, sugerimos que utilize o código do banco (formado por 3 dígitos) ou, caso não haja código, o nome da Instituição. Por exemplo:

  • (3) Nome da Conta. Dê um nome para essa conta, aqui não existe nenhuma regra específica, utilize um nome que seja familiar e intuitivo. É por esse nome que você vai procurar quando for associar uma conta a pagar ou a receber a determinada conta corrente.

  • 4) Agência. Informe o número da agência.

  • 5) Conta Corrente. Informe o número completo da conta corrente.

  • 6) Saldo Inicial. Informe o saldo da sua conta corrente no momento que você quer realizar o controle para o Omie. Essa informação é fundamental para a conciliação bancária posteriormente;

    • Exemplo: vamos supor que você começará a controlar suas finanças pela Omie a partir do dia 01/01/2017. O valor que você deve informar aqui é o saldo final da conta corrente no dia 31/12/2016 (olhando seu extrato no internet banking).


  • 7) Data do Saldo Inicial. Após informar o Saldo Inicial, informe a data deste saldo. No exemplo acima, a "Data do Saldo Inicial" será "31/12/2016".

  • 8) Valor do Limite de Crédito. O gerente foi bacana e deu um crédito? Informe aqui qual esse valor. Além de ser útil para seu controle, essa informação também será utilizada no processo de "Pagamentos" e "Recebimentos" do módulo de "Finanças".

  • 9) Não considerar esta conta no "Resumo Executivo" e no "Fluxo de Caixa". Um recurso muito utilizado para pessoas que não querem ter a visualização desta conta no Resumo Executivo e nem no Fluxo de Caixa, para não impactar nos valores reais.

  • 10) Observação. Quer escrever algum detalhe ou lembrete sobre a conta? Informe isso aqui.

  • 11) Chaves Pix. Aqui você pode preencher quais são as Chaves Pix vinculadas a essa conta Corrente.


Preenchendo as demais abas do cadastro da Conta Corrente

Agora, é a vez de configurar as demais abas e campos do cadastro!

Para facilitar o processo, dividimos cada uma delas em passo a passo específico:


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