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Cadastrando as minhas Contas Correntes

Neste artigo, descubra como cadastrar as suas Contas Correntes no Omie.

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Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de uma semana

No Omie, as Contas Correntes funcionam como uma representação das suas contas bancárias ou internas, permitindo o controle e uma melhor organização das suas atividades financeiras.

Ao cadastrar suas Contas Correntes no sistema, você poderá registrar e categorizar todas as suas transações, como pagamentos, recebimentos, transferências, adiantamentos e outras movimentações financeiras.

🎓 Confira o nosso treinamento exclusivo sobre o tema:


Cadastrando uma Conta Corrente no Omie

💡 Existe duas formas de cadastrar suas Contas no Omie:

  1. Por API: A API é uma ferramenta que permite que outros sistemas se comuniquem diretamente com o Omie.

  2. Manualmente: Seguindo o passo a passo descrito a seguir.

1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Finanças:

2) Clique no Passo 1 - Cadastrar Contas Correntes e Saldo Inicial:

3) Com isso, você acessará a listagem de Contas Correntes já cadastradas no Omie. Para realizar um novo cadastro, clique em "+ Incluir":

4) Inicie o cadastro pelos dados iniciais da Conta Corrente:

(1) Tipo de Conta Corrente

Entendemos que sua empresa pode gerenciar diferentes tipos de contas bancárias além das contas correntes. Por isso, neste campo, você deve especificar o tipo de conta que deseja cadastrar.

Selecione uma das opções a seguir para indicar o tipo de conta que está registrando:

  • Adiantamento. Para registrar Adiantamentos de Clientes e/ou Fornecedores

  • Administradora de Cartões

  • Caixinha. Para registrar os pagamentos ou recebimentos em dinheiro

  • Cartão de Crédito

  • Carteira Virtual

  • Conta Aplicação

  • Conta Corrente

  • Conta de Pagamento

  • Conta Empréstimo. Geralmente, utilizada para controle de empréstimo com instituições bancárias e seus respectivos juros e multas.

  • Conta Garantida

  • Conta Poupança

  • Crediário / Carnê

  • Mútuo. Geralmente, essa conta é destinada quando algum sócio da empresa empresta algum valor sem alterar a porcentagem de participação na empresa)

(2) Instituição

Selecione a Instituição Financeira dessa conta bancária.

💡 Dica. Temos mais de 900 opções disponíveis para seleção. Para facilitar a pesquisa de uma instituição bancária, você pode utilizar o código do banco, que é composto por 3 dígitos. Se não souber o código, você também pode buscar pelo nome da instituição.

Por exemplo:

(3) Nome da Conta.


Escolha um nome para sua conta que seja familiar e intuitivo para você. Não há regras específicas para o nome, mas ele deve ser fácil de identificar e lembrar.

Esse nome será utilizado para localizar e associar a conta a pagamentos ou recebimentos, facilitando a organização e a gestão das suas finanças.

(4) Agência

Informe o número da agência.

(5) Conta Corrente

Informe o número completo da conta corrente.

5) Agora, preencha os dados da aba "Outras Informações":

(1) Saldo Inicial

Informe o saldo atual da sua conta no momento em que você estiver configurando o controle no Omie. Essa informação é fundamental para garantir uma conciliação bancária precisa no futuro.

💡 Exemplo: Suponha que você começará a controlar suas finanças no Omie a partir de 01/01/2017. O valor que você deve informar é o saldo final da sua conta corrente no dia anterior, 31/12/2016, conforme indicado no seu extrato bancário.

(2) Data do Saldo Inicial

Após informar o Saldo Inicial, você deve também indicar a data correspondente a esse saldo. No exemplo acima, a "Data do Saldo Inicial" será "31/12/2016".

(3) Valor do Limite de Crédito

Se o gerente concedeu um limite de crédito, informe o valor aqui. Esse limite será importante para o seu controle de pagamentos e recebimentos, pois será adicionado ao saldo da sua conta e refletido no saldo provisório mostrado no extrato.

(4) Não considerar esta conta no "Resumo Executivo" e no "Fluxo de Caixa"

Se você deseja que esta conta não apareça no "Resumo Executivo" e no "Fluxo de Caixa", você pode optar por não incluí-la nessas visualizações.

Isso é útil para evitar que os valores desta conta impactem nas suas análises financeiras e no balanço da empresa.

(5) CNPJ da Instituição Financeira


Neste campo, informe o CNPJ da instituição financeira. Esse dado será utilizado para identificar a instituição de pagamento no registro 1601 do EFD-ICMS/IPI e na NF-e.

(6) Observação

Se você deseja registrar algum detalhe ou lembrete sobre a conta, informe-o aqui.

Esse campo é ideal para adicionar informações adicionais que possam ser úteis para o gerenciamento e controle da conta.

6) Com isso, os dados básicos da sua Conta Corrente já foram preenchidos, e você pode clicar em "Salvar":

7) Se desejar, você pode completar a configuração da sua Conta Corrente para aproveitar ao máximo os recursos oferecidos pelo Omie.

A seguir, detalharemos os pontos adicionais de configuração para garantir que você utilize todas as funcionalidades disponíveis:

Aba Integração com o Banco

Para tornar seu dia a dia mais eficiente e sua rotina ainda mais produtiva, para algumas Instituições, você pode configurar o Omie para realizar tarefas automaticamente.

Um dos maiores desafios na rotina do empreendedor é o acesso ao Internet Banking, que pode ser complexo e demorado. É necessário inserir usuário e senha, navegar por diversos menus para enviar remessas, baixar retornos de cobrança e pagamentos, e gerar extratos bancários para conciliação.

Com a integração automática do Omie, você pode simplificar tudo isso, realizando essas tarefas de forma prática e diretamente pelo sistema! 🚀

Aba Integração com o Banco (API)

Além da integração via CNAB, o Omie também oferece a possibilidade de integração via API com diversas instituições bancárias.

Assim, você poderá gerar boletos e Pix diretamente do Omie de forma totalmente automatizada, sem a necessidade de criar e enviar arquivos de remessa manualmente!

Aba Boletos de Cobrança

Uma gestão financeira eficaz começa com uma boa administração dos boletos bancários, uma das formas de pagamento mais comuns no Brasil.

Com o Omie, você pode gerar boletos de cobrança de forma organizada, além de poder controlar recebimentos e acessar relatórios detalhados sobre inadimplências.

Aba Alerta de Cobrança

Gerenciar a parte financeira da empresa pode ser desafiador. Pensando nisso, desenvolvemos um fluxo automático de envio de mensagens para seus clientes, para alertá-los sobre a proximidade do vencimento dos boletos em aberto.

Você pode configurar até dois alertas para cada conta corrente, definindo as datas de notificação entre 30 dias antes do vencimento e o próprio dia do vencimento.

Aba Sobre a Agência

No Omie, você pode fornecer os dados do seu gerente e o endereço da sua agência.

Aba Pagamento e CNAB

Descubra como o Omie te ajuda a simplificar os seus pagamentos e te libertar de tarefas manuais e repetitivas. 🚀

Em poucos passos simples, o Omie permite configurar sua Conta Corrente para automatizar o processo de pagamento.

Dessa forma, após cadastrar suas Contas a Pagar no Omie e transmitir o arquivo de Remessa de Pagamentos (CNAB) para o seu banco, suas contas estarão prontas para serem pagas, liberando tempo para você focar no crescimento do seu negócio.

% Descontos Condicionais

Desconto condicional é aquele que para ser concedido depende da ocorrência de um fato posterior à emissão dos boletos de cobrança.

Ele pode ser determinado para as suas contas correntes, e a partir desta configuração, todo novo boleto gerado por essa conta corrente terá o desconto condicional aplicado e os valores serão exibidos no boleto bancário.

Chaves Pix

No Omie, em cada Conta Corrente você pode preencher quais são as Chaves Pix vinculadas a elas, deixando o seu cadastro ainda mais completo!

PDV

O Omie oferece o Omie.PDV e parcerias com outros sistemas para a emissão de Cupons Fiscais, frequentemente conhecidos como PDV (Ponto de Venda).

Toda movimentação realizada no PDV é automaticamente refletida no Omie. Para garantir uma sincronização, é importante que você ajuste algumas configurações e cadastros conforme o PDV que você escolher utilizar.

Anexos

Esta opção permite adicionar anexos à sua Conta Corrente quando necessário.

Este recurso é útil para armazenar documentos relevantes ou qualquer outra informação importante relacionada à conta, o que ajuda a manter todos os dados organizados e acessíveis.

E-mails enviados

Nesta área, o Omie exibirá todos os e-mails enviados relacionados à Integração Bancária Automática.

Excluir

Ao clicar nesta opção, o cadastro da Conta Corrente será excluído.

💡 Atenção

  • Essa ação é irreversível e o registro não poderá ser recuperado.

  • Contas Correntes com registros existentes no Omie não podem ser excluídas. Caso necessário, recomendamos que a Conta seja inativada.

Ativo / Inativo

Às vezes, é necessário "inativar" uma Conta Corrente que não está mais sendo utilizada.

Por que inativar é preferível à exclusão? Quando você inativa uma Conta Corrente, todos os registros históricos e movimentações associadas a ela são preservados no sistema.


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