Encapsular a complexidade de tarefas diárias é um desafio, mas em 4 passos simples, descritos abaixo, vamos configurar o processo de pagamentos registrados no Omie com seu banco, ou seja, você cadastra uma conta a pagar no Omie e após transmitir o arquivo de remessa de pagamentos para seu banco, suas contas são pagas. Este recurso está disponível para o Itaú, Santander, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Safra.

1. Conta Corrente

No cadastro da sua conta corrente no Omie, clique na aba "Pagamentos e CNAB" e marque a opção que deseja transmitir os pagamentos para o banco:

Depois, clique para configurar o Tipo de Remessa:

Confirme e após "Salvar", sua conta corrente já está configurada.

2. Cadastro de Clientes e Fornecedores

No cadastro de Cliente e Fornecedores, clique na aba "Dados Bancários" e preencha as informações bancárias:

Essas informações serão utilizadas para o pagamento via transferência bancária.

3. Cadastrando uma Conta a Pagar

No cadastro de sua Conta a Pagar, selecione a Conta Corrente já configurada e na aba "Integração Bancária e CNAB" selecione qual a forma de pagamento:

Pagamento de Boleto
Se a forma de pagamento for boleto, basta preencher o código de barras. (Caso você cadastrou essa conta a pagar utilizando o código de barras do boleto, não precisará preencher novamente).
No caso de boletos em atraso, deve-se preencher os campos com indicação de % de Juros e Multa.

Transferência Bancária
Se a forma de pagamento for transferência bancária, os dados bancários do favorecido já estarão disponíveis (de acordo com o cadastro do seu cliente/fornecedor), senão basta preencher com novos dados. Após, preencha a Finalidade e "Salve".

4. Integração com o banco

Para que a conta a pagar registrada no Omie seja de fato paga no seu banco é necessário transmitir o arquivo de remessa de pagamento. Após a confirmação do pagamento, você pode importar o retorno de pagamento para dar as baixas nos pagamentos dessas contas.

Gerando a Remessa de Pagamento
No menu do módulo Finanças, clique em "Gerar Remessa de Pagamentos":

Selecione a conta corrente que deseja gerar a Remessa de Pagamento:

 Selecione os títulos que deseja enviar para seu banco via arquivo de integração:

Ao gerar, automaticamente é enviado um e-mail com o arquivo e um relatório para acompanhamento de quais contas foram geradas.
Além do e-mail você pode baixar o arquivo no seu computador também.
Feito isso, basta acessar seu Internet Banking e na área de Pagamentos importar o arquivo gerado no Omie. Para que o banco efetive os pagamentos é necessário aprová-los.

Importando o Retorno de Pagamento
Depois que você enviou o arquivo de remessa para o banco e aprovou os pagamentos, é necessário importar o arquivo de retorno de pagamentos para efetivar as baixas no Omie.
Enquanto o retorno não for importado no Omie, as contas ficam com a situação "Agendado" (essas contas não podem ser alteradas enquanto não forem baixadas via arquivo de retorno ou cancelamento da remessa de pagamentos):

Para importar o arquivo, no menu do módulo Finanças, clique em "Importar Retorno de Pagamentos":

Você pode selecionar 2 opções, ou buscar automaticamente ou importar o arquivo que você baixou do seu banco (veja aqui a lista de bancos que temos integração automática para o retorno de pagamentos):

Após importar o arquivo, basta visualizar a situação de cada conta a pagar e "Finalizar":

Prontinho, suas contas registradas no Omie foram baixadas com sucesso:

Importante

Antes de enviar as contas a pagar para seu banco utilizando o arquivo de remessa de pagamentos, você precisa homologar a transmissão desse arquivo com sua instituição financeira. Após a confirmação de que o processo pode ser feito em produção, basta realizar todos os pagamentos usando os arquivos gerados pelo Omie. :)

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