Automatizando o Processo de Pagamentos

Neste artigo, aprenda como processar pagamentos no Omie via remessa.

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Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de uma semana

💡 Caso você não queira perder mais tempo com arquivos de remessa e retorno, conheça a Omie.CASH Conta Completa, e ganhe agilidade e produtividade fazendo todos os seus pagamentos e transferências avulsos ou em lote sem sair do sistema!


Em alguns passos simples, no Omie é possível configurar a sua conta corrente para automatizar o processo de pagamento das Contas a Pagar registradas.

Desta maneira, após cadastrar suas Contas a Pagar no Omie e transmitir o arquivo de remessa de pagamentos para o seu banco, suas contas estarão prontas para serem pagas.

Neste artigo, temos os seguintes tópicos:

📣 Dicas Importantes para melhorar a sua experiência

  • Antes de enviar as Contas a Pagar ao seu banco por meio do arquivo de remessa de pagamentos, é importante verificar com a sua instituição financeira se é necessário homologar a transmissão desse arquivo.

    Após receber a confirmação de que o processo pode ser executado em produção, inicie o processamento de todos os pagamentos usando os arquivos gerados pelo Omie.

  • Após importar a remessa de pagamentos no banco, é importante observar que em alguns bancos, é necessário aprovar os pagamentos por meio do internet banking para que o banco possa processá-los.

    No entanto, quando disponível, no cadastro da Conta Corrente é possível marcar a opção abaixo para enviar os pagamentos já autorizados:


Instituições Bancárias com esse recurso disponível


Configurando o CNAB de Pagamento na Conta Corrente

1) Acesse o cadastro da conta corrente de interesse, e na aba "Pagamentos e CNAB" (1), marque a opção "Desejo transmitir pagamentos para o banco utilizando esta conta corrente" (2):

2) Agora, clique na mensagem "Clique aqui para acessar e modificar as informações necessárias para o envio do arquivo com a remessa de pagamentos", conforme indicado na imagem abaixo:

💡 Nessa área, você encontrará campos de preenchimento alinhados com o layout do banco selecionado. Preencha todas as informações conforme as orientações fornecidas pelo seu gerente.

3) Em alguns bancos, é possível selecionar a opção "Incluir/atualizar as contas a pagar dos boletos (DDA) contidos no CNAB de retorno de pagamento" (1), conforme ilustrado abaixo:

4) Com o intuito de aprimorar ainda mais a eficiência do seu processo de pagamentos, ao marcar a opção demonstrada acima, o Omie identificará nos arquivos de retorno de pagamento as instruções dos boletos disponíveis para pagamento na base de dados do DDA.

Além disso, o sistema incluirá ou atualizará automaticamente as suas Contas a Pagar com as informações de cada título contido no CNAB de retorno de pagamento.

Para obter mais informações, acesse:


Configuração no Cadastro de Clientes e Fornecedores

Para agilizar ainda mais seus processos, você pode parametrizar os dados bancários dos seus clientes/fornecedores, seguindo os passos abaixo:

1) Acesse o cadastro dos Clientes e Fornecedores de interesse;


2) Acesse a aba "Dados Bancários" e insira as informações bancárias do seu cliente ou fornecedor:

💡 É importante lembrar que esses dados serão utilizados para pagamentos via transferência bancária, Pix do Itaú e pagamentos via Omie.CASH Conta Completa.

3) Por fim, clique em "☁️ Salvar":


Cadastrando uma Conta a Pagar

1) Cadastre a sua Conta a Pagar e selecione a Conta Corrente já configurada;

2) Acesse a aba "Integração Bancária e CNAB" e selecione qual a forma de pagamento:

  • Pagamento de Boleto (1)

    Se a forma de pagamento for boleto, basta preencher o código de barras:

    💡 Dicas Importantes

    • Caso você tenha cadastrado essa conta a pagar utilizando o código de barras do boleto, não será preciso preencher esse campo novamente.

    • No caso de boletos em atraso, deve-se preencher os campos com indicação de % de Juros e Multa:



  • Transferência Bancária (2):

    Quando a forma de pagamento escolhida é a transferência bancária, os dados bancários do beneficiário serão puxados com base no cadastro do cliente ou fornecedor. Caso contrário, será necessário preenchê-los manualmente (1). Preencha também a "Finalidade" (2):


3) Por fim, clique em "☁️ Salvar".


Integração com o Banco
Gerando a Remessa de Pagamento


Para efetuar o pagamento de uma Conta a Pagar, é necessário transmitir o arquivo de remessa de pagamento ao seu banco, seguindo esses passos:

1) Após cadastrar as suas contas a pagar, no menu do módulo Finanças, clique em "Gerar Remessa de Pagamentos":

2) Selecione a conta-corrente que deseja gerar a Remessa de Pagamento (1) e clique em "Confirmar" (2):

3) Aplique filtros para visualizar os títulos (1), selecione aqueles que deseja enviar para seu banco via arquivo de integração (2) e clique em "Gerar Agora" (3), no canto inferior direito;

  • Sugerimos que utilize o filtro "Considerando as" = "Que precisam ser enviadas".

  • Você poderá definir quais contas serão enviadas nessa remessa através da coluna "ações":

    • Não enviar esta conta a pagar. Quando essa opção estiver demonstrada, essa conta a pagar será enviada na remessa;

    • Enviar esta conta a pagar. Quando essa opção estiver demonstrada, essa conta a pagar não será enviada na remessa;

4) Confirme a geração do arquivo remessa:

5) Tudo pronto! A remessa de pagamento será gerada e o download deve ser iniciado automaticamente. Além disso, é automaticamente enviado para você um e-mail com o arquivo e um relatório para acompanhamento de quais contas foram geradas.

Agora basta acessar seu Internet Banking e na área de Pagamentos importar o arquivo gerado no Omie.

⚠️ Atenção. Para efetuar os pagamentos, é necessário, em alguns bancos, após a importação da remessa, aprová-los por meio do internet banking.

6) Para as Contas a Pagar com o campo "Previsão de Pagamento" igual ou anterior à data atual, o sistema atribuirá automaticamente o status "Processando" tanto para a Conta a Pagar quanto para o registro no extrato da conta, aguardando a confirmação da liquidação:

Para os registros com datas futuras no campo "Previsão de Pagamento", o status será atualizado para "Agendado":

7) Uma vez que o pagamento tenha sido confirmado no seu internet banking, você poderá importar o arquivo de retorno de pagamento no Omie, para que o sistema realize as baixas correspondentes na conta.


Importando o Retorno de Pagamento

Após enviar o arquivo de remessa para o banco e ter os pagamentos aprovados, é necessário importar o arquivo de retorno de pagamentos no Omie para concluir as baixas dos registros no sistema.

Antes de explorarmos o processo de importação do arquivo de retorno, consulte algumas informações importantes:

📣 Dicas Importantes sobre o Retorno de Pagamento

  • Status da Conta a Pagar

    Até que o retorno seja importado no Omie, as Contas a Pagar permanecerão com a situação "Agendado":


    Durante esse período, as Contas não podem ser modificadas até serem baixadas através do arquivo de retorno ou até que a remessa de pagamentos seja cancelada.


  • DDA

    Ao importar o retorno dos pagamentos, o Omie cadastrará ou atualizará automaticamente as Contas a Pagar com base nos boletos contidos no arquivo, seguindo as instruções do DDA.

    Se desejar ativar essa funcionalidade, clique aqui para obter mais informações.


  • Erro ao importar o arquivo de retorno

    Ao importar um arquivo de retorno contendo instruções de DDA e se a funcionalidade correspondente não estiver ativada no Omie, você receberá a seguinte mensagem de erro:


    "Este arquivo de retorno não possui nenhum registro de pagamento a ser importado."

Siga esses passos para importar o arquivo de retorno de pagamento:

1) No menu do módulo Finanças, clique em "Importar Retorno de Pagamentos":

2) Dependendo do banco, você poderá selecionar duas opções:

  • (1) Buscar automaticamente pela integração

    Com essa opção, o arquivo será automaticamente buscado e baixado por meio da integração automática.

    Para consultar a lista de bancos com os quais temos integração automática para captura do retorno de pagamentos, clique aqui.

  • (2) Importar agora

    Nessa opção, é necessário importar o arquivo de retorno que foi baixado do seu banco. No exemplo a seguir, demonstraremos a importação manual do arquivo.

3) Ao selecionar essa opção, importe o arquivo de retorno que foi salvo em seu dispositivo.

Com isso, uma lista contendo os dados dos pagamentos deste arquivo será exibida, e ocorrerá a associação automática com as contas a pagar registradas no Omie.

Basta que você clique em "Finalizado", no canto inferior direito:

⚠️ É importante destacar que caso haja algum registro no retorno de pagamento que ainda não tenha sido cadastrado no Omie, o sistema procederá com o cadastro automático das informações. Assim, será criada uma Conta a Pagar com os dados provenientes do retorno:

Se desejar ativar essa funcionalidade, clique aqui para obter mais informações.

4) Tudo pronto! As Contas a Pagar registradas no Omie foram baixadas com sucesso! Agora, a "Situação" da conta a pagar estará marcada como "Pago".



Conciliando os pagamentos baixados

Por fim, você poderá conciliar os registros seguindo esses passos.


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