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Automatizando o Processo de Pagamentos

Neste artigo, aprenda como processar pagamentos no Omie via Remessa de Pagamento (CNAB).

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Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de uma semana

Descubra como o Omie te ajuda a simplificar os seus pagamentos e te libertar de tarefas manuais e repetitivas. 🚀

Em poucos passos simples, o Omie permite configurar sua Conta Corrente para automatizar o processo de pagamento.

Dessa forma, após cadastrar suas Contas a Pagar no Omie e transmitir o arquivo de Remessa de Pagamentos (CNAB) para o seu banco, suas contas estarão prontas para serem pagas, liberando tempo para você focar no crescimento do seu negócio.


Tópicos do Artigo:

💡 Não perca mais tempo lidando com Arquivos de Remessa e Retorno.

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Configurando o CNAB de Pagamento e
Cadastrando seus Pagamentos

Omie oferece orientações detalhadas para configurar o CNAB de Pagamento e Cadastrar os seus Pagamentos forma individualizada, com orientações para cada Instituição disponível.

Abaixo, disponibilizamos uma lista completa de todas as instituições financeiras com o recurso de CNAB de Pagamento na Omie.

Clique na opção desejada para Configurar o CNAB e Cadastrar seus Pagamentos:


Formas de Pagamento disponíveis

No CNAB de Pagamentos Omie, cada instituição bancária oferece diferentes modalidades de pagamento. Consulte as opções de pagamento disponíveis em cada instituição:

  • Pagamento de boleto de cobrança, concessionárias ou impostos e Transferência Bancária (TED e TEF)

    Todas as instituições disponíveis no Omie.


  • Pagamento via Pix:

    Inter, Itaú, Safra (CNAB 240), Santander e Sicredi.


Integração com o Banco:
Gerando a Remessa de Pagamento

🎓 Confira o nosso treinamento exclusivo sobre o tema:

Após Configurar o CNAB e Cadastrar seus Pagamentos, é necessário gerar a Remessa de Pagamento para encaminhar os títulos ao banco, a fim de que sejam processados em sua conta corrente.

Para isso, siga os passos descritos a seguir:

1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Finanças:

2) Clique no ícone do Módulo de Finanças para abrir o menu suspenso e acessar outras opções disponíveis:

3) No menu suspenso de Finanças, clique em "Gerar Remessa de Pagamentos":

4) Selecione a Conta Corrente que deseja gerar a Remessa de Pagamento (1) e clique em "Confirmar" (2):

5) Na tela de Remessa de Pagamento, aplique filtros para visualizar as Contas a Pagar.

Recomendamos que seja utilizado os seguintes filtros:

  • "Gerar a remessa para" = Todas as contas a pagar

  • "Considerando as" = Que precisam ser enviadas.

6) Após aplicar o filtro, todas as Contas a Pagar disponíveis para envio serão exibidas.

Se houver alguma inconsistência, a coluna Situação indicará que há pontos a serem revisados. Basta clicar na mensagem com o símbolo de exclamação, e o sistema o direcionará para a tela onde o ajuste deve ser feito.

7) Ainda nesta tela, você poderá controlar quais Contas serão incluídas na Remessa de Pagamento. Isso é feito através da coluna "Ações", onde você tem duas opções:

✈️ Enviar esta Conta a Pagar. Quando esta opção está demonstrada, significa que essa conta NÃO será incluída na Remessa de Pagamento. Essa opção pode ser utilizada quando você deseja excluir uma conta da remessa por algum motivo, como por exemplo se ela não estiver pronta para ser paga.

Se você quiser que a Conta seja enviada na Remessa, basta clicar no botão verde.

Não enviar esta Conta a Pagar. Quando essa opção estiver demonstrada, significa que essa conta SERÁ incluída na Remessa de Pagamento. Essa opção pode ser útil quando você deseja garantir que uma conta esteja na Remessa.

Se você quiser a Conta não seja enviada Remessa, basta clicar no botão vermelho.

8) Quando estiver tudo certo, clique em "Gerar agora"

E confirme a geração do arquivo remessa:

9) Tudo pronto! A Remessa de Pagamento foi gerada e o download deve começar automaticamente. Além disso, um e-mail contendo o arquivo e um relatório para acompanhar quais contas foram geradas será enviado para você automaticamente.

Agora, você só precisa acessar seu Internet Banking e importar o arquivo gerado no Omie na área de Pagamentos.

⚠️ Atenção.

Após importar a Remessa de Pagamentos no banco, em algumas instituições bancárias, é necessário aprovar os pagamentos através do internet banking para que o banco possa processá-los.

10) Para as Contas a Pagar com a data de "Previsão de Pagamento" igual ou anterior à data atual, o sistema atribuirá automaticamente o status "Processando" tanto para a Conta a Pagar quanto para o registro no extrato da conta. Isso indica que os registros estão aguardando a confirmação da liquidação:

Para as Contas a Pagar com datas futuras no campo "Previsão de Pagamento", o status será atualizado para "Agendado". Isso indica que o pagamento está programado para uma data posterior e ainda não está em processo de liquidação.

11) Uma vez que o pagamento tenha sido confirmado no seu Internet Banking, você poderá importar o arquivo de Retorno de Pagamento no Omie, para que o sistema realize as baixas correspondentes na conta.

💡 Não se esqueça de realizar a Conciliação destes Lançamentos.


Importando o Retorno de Pagamento

1) Após enviar a Remessa para o banco e aprovar os pagamentos, as Contas a Pagar permanecerão com a situação "Agendado" até que o Retorno de Pagamento seja importado no Omie.

💡 Durante esse período, as Contas não podem ser modificadas até serem baixadas através do arquivo de retorno ou até que a remessa de pagamentos seja cancelada.

2) Para importar o arquivo de Retorno de Pagamento e realizar as liquidações nas Contas a Pagar, clique no ícone do Módulo de Finanças para abrir o menu suspenso e acessar outras opções disponíveis:

3) No menu suspenso, clique em "Importar Retorno de Pagamentos":

4) Você poderá selecionar a conta corrente que o retorno dos pagamentos deve ser importado:

5) Então, dependendo do banco selecionado, e caso a Integração Bancária Automática esteja configurada, você poderá selecionar duas opções:

  • (1) Buscar automaticamente pela Integração Automática

    Com essa opção, o Omie demonstrará todos os arquivos disponibilizados pelo banco, que foram automaticamente baixados no Omie por meio da Integração Automática. Basta dar um duplo clique no arquivo de interesse.

    Para consultar a lista de bancos com os quais temos a Integração Automática disponível para a captura do Retorno de Pagamentos, clique aqui.

  • (2) Importar agora

    Nessa opção, você precisará realizar manualmente a importação do arquivo de retorno que foi baixado do seu banco para o seu computador.

    Isso significa que você terá que localizar o arquivo baixado na sua máquina e selecioná-lo para importação no Omie.

6) Ao selecionar o Retorno de Pagamento, uma lista contendo os dados dos pagamentos deste arquivo é exibida. Nesse processo, ocorre automaticamente a associação desses pagamentos com as Contas a Pagar registradas no Omie:

💡 Ao habilitar o DDA

Se houver algum registro no Retorno de Pagamento ainda não cadastrado no Omie, o sistema realizará automaticamente o cadastro dessas informações. Dessa forma, será criada uma Conta a Pagar com base nos dados recebidos no retorno.

Caso queira saber mais sobre esta funcionalidade e ativá-la, clique aqui.


❌ Erro ao importar o Arquivo de Retorno

Ao importar um arquivo de retorno que contenha instruções referentes DDA e se essa funcionalidade não estiver ativada no Omie, você será notificado com a seguinte mensagem de erro:

"Este arquivo de retorno não possui nenhum registro de pagamento a ser importado".

Isso significa que o sistema não identificou nenhum registro de pagamento dentro do arquivo que pudesse ser processado.

7) Tudo pronto! As Contas a Pagar registradas no Omie foram baixadas com sucesso! Agora, a "Situação" da conta a pagar estará marcada como "Pago".


Conciliando as Contas a Pagar Liquidadas

Após liquidar as Contas a Pagar através da importação do Retorno de Pagamentos, você poderá conciliar os registros no Extrato.

1) Acesse o módulo de Finanças:

2) Acesse o Passo 5 - Conciliar Contas Correntes:

3) Selecione a Conta Corrente na qual as baixas foram realizadas através da importação do Retorno de Pagamento (1), filtre o Período para exibir as Contas a Pagar de interesse (2) e clique em Atualizar (3):

4) Localize o registro da Conta a Pagar que já foi liquidada, e dê um duplo clique sobre ela:

5) Com isso, o processo de conciliação estará realizado:

6) Se for necessário realizar a conciliação em lote, siga estas instruções:


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