Chega de perder tempo com tarefas manuais e repetitivas.
No Omie, após configurar sua Conta Corrente, você só precisa cadastrar suas Contas a Pagar, gerar e transmitir o arquivo de Remessa de Pagamentos (CNAB) para o banco.
Pronto! Suas contas estarão preparadas para pagamento.
Menos burocracia, mais tempo para estratégias que levam sua empresa mais longe.
Tópicos do Artigo:
Configurando o CNAB de Pagamentos
Integração com o Banco e Conciliação
💡 Chega de perder tempo com Arquivos de Remessa e Retorno!
Com a Omie.CASH Conta Completa, você realiza os seus pagamentos e transferências, diretamente pelo Omie, e com conciliação automática.
Formas de Pagamento disponíveis
No CNAB de Pagamentos Omie, cada instituição bancária disponibiliza modalidades específicas de pagamento. Confira:
Pagamentos de boletos de cobrança, concessionárias, impostos e transferências bancárias (TED e TEF)
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Pagamentos via Pix: |
Disponível para:
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Configurando o CNAB de Pagamento
A Omie oferece documentação detalhada para a configuração do CNAB de Pagamentos, contemplando orientações individualizadas por instituição financeira.
A seguir, apresentamos a relação completa das instituições que disponibilizam o recurso de CNAB de Pagamento na plataforma.
Selecione a instituição desejada para acessar as instruções de configuração e realizar o cadastro dos seus pagamentos.
Integração com o Banco:
Gerando a Remessa de Pagamento
Após configurar o CNAB e cadastrar seus pagamentos, é necessário gerar a Remessa de Pagamento para que os títulos sejam enviados ao banco e processados em sua conta corrente.
Para isso, siga os passos descritos a seguir:
1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Finanças:
2) Clique no ícone do Módulo de Finanças para abrir o menu suspenso e acessar outras opções disponíveis.
Então, no tópico "Integração com o banco", clique em "Gerar Remessa de Pagamentos":
3) Selecione a Conta Corrente que deseja gerar a Remessa de Pagamento (1) e clique em "Confirmar" (2):
4) Na tela de Remessa de Pagamento, aplique filtros para visualizar as Contas a Pagar.
Recomendamos utilizar os seguintes filtros::
"Gerar a remessa para" = Todas as contas a pagar
"Considerando as" = Que precisam ser enviadas.
5) Após aplicar o filtro, todas as Contas a Pagar disponíveis para envio serão exibidas.
Se houver alguma inconsistência, a coluna Situação indicará que há pontos a serem revisados. Basta clicar na mensagem com o símbolo de exclamação, e o sistema o direcionará para a tela onde o ajuste deve ser feito.
6) Ainda nesta tela, você poderá controlar quais Contas serão incluídas na Remessa de Pagamento. Isso é feito através da coluna "Ações", onde você tem duas opções:
✈️ Enviar esta Conta a Pagar. Quando esta opção está demonstrada, significa que essa conta NÃO será incluída na Remessa de Pagamento. Essa opção pode ser utilizada quando você deseja excluir uma conta da remessa por algum motivo, como, por exemplo, se ela não estiver pronta para ser paga.
Se você quiser que a Conta seja enviada na Remessa, basta clicar no botão verde.
❌ Não enviar esta Conta a Pagar. Quando essa opção estiver demonstrada, significa que essa conta SERÁ incluída na Remessa de Pagamento. Essa opção pode ser útil quando você deseja garantir que uma conta esteja na Remessa.
Se você quiser a Conta não seja enviada Remessa, basta clicar no botão vermelho.
7) Quando estiver tudo certo, clique em "Gerar agora" e confirme a geração do arquivo remessa:
8) Tudo pronto! A Remessa de Pagamento foi gerada e o download deve começar automaticamente.
Além disso, um e-mail contendo o arquivo e um relatório para acompanhar quais contas foram geradas será enviado para você automaticamente.
Agora, você só precisa acessar seu Internet Banking e importar o arquivo gerado no Omie na área de Pagamentos.
⚠️ Atenção
Após a importação da Remessa de Pagamentos no banco, determinadas instituições exigem a aprovação manual dos pagamentos via Internet Banking, a fim de que possam ser devidamente processados.
9) Para os pagamentos com a data de "Previsão de Pagamento" igual ou anterior à data atual, no extrato, o sistema atribuirá automaticamente o status "Calculando". Isso indica que os registros estão aguardando a confirmação da liquidação:
10) Para contas com Previsão de Pagamento em datas futuras, o status do extrato será definido como “Agendado”, sinalizando que o pagamento está agendado para execução futura, e aguardando o retorno de pagamento para atualizar o seu status.
11) Assim que o pagamento for confirmado no seu Internet Banking, você poderá importar o arquivo de Retorno de Pagamento no Omie.
O sistema realizará automaticamente as baixas correspondentes na conta.
💡 Dica: não se esqueça de realizar a conciliação destes lançamentos.
Importando o Retorno de Pagamento
1) Após enviar a Remessa para o banco e aprovar os pagamentos, as Contas a Pagar permanecerão aguardando que Retorno de Pagamento seja importado no Omie.
💡 Durante esse período, as Contas não podem ser modificadas até serem baixadas através do arquivo de retorno ou até que a remessa de pagamentos seja cancelada.
2) Para importar o arquivo de Retorno de Pagamento e realizar as liquidações nas Contas a Pagar, clique no ícone do Módulo de Finanças e selecione a opção "Importar Retorno de Pagamentos":
3) Você pode selecionar a conta corrente para a qual o retorno dos pagamentos será importado.
Dependendo do banco escolhido e se a Integração Bancária Automática estiver configurada, estarão disponíveis duas opções de importação:
(1) Buscar automaticamente pela Integração Automática
(1) Buscar automaticamente pela Integração Automática
Com essa opção, o Omie exibirá todos os arquivos disponibilizados pelo banco que foram automaticamente baixados via Integração Automática. Para abrir o arquivo desejado, basta dar um duplo clique sobre ele.
Consulte a lista de bancos com os quais temos a Integração Automática disponível para a captura do Retorno de Pagamentos, clique aqui.
4) Ao selecionar o Retorno de Pagamento, uma lista contendo os dados dos pagamentos deste arquivo é exibida.
Nesse processo, ocorre automaticamente a associação desses pagamentos com as Contas a Pagar registradas no Omie:
💡 Ao habilitar o DDA
💡 Ao habilitar o DDA
Com esse recurso ativo, caso exista algum registro no Retorno de Pagamento que ainda não esteja cadastrado no Omie, o sistema fará o cadastro automático dessas informações.
Assim, será criada uma Conta a Pagar com base nos dados recebidos no retorno.
Quer saber mais sobre essa funcionalidade e como ativá-la?
❌ Erro ao importar o Arquivo de Retorno
❌ Erro ao importar o Arquivo de Retorno
Ao importar um arquivo de retorno que contenha instruções referentes DDA e se essa funcionalidade não estiver ativada no Omie, você será notificado com a seguinte mensagem de erro:
"Este arquivo de retorno não possui nenhum registro de pagamento a ser importado".
Isso significa que o sistema não identificou nenhum registro de pagamento dentro do arquivo que pudesse ser processado.
5) Tudo pronto! As Contas a Pagar relacionadas serão baixadas com sucesso! Agora, a "Situação" da conta a pagar estará marcada como "Pago".
Por fim, basta conciliar os lançamentos.
Conciliando as Contas a Pagar Liquidadas
Após liquidar as Contas a Pagar através da importação do Retorno de Pagamentos, você deverá conciliar os registros no Extrato.
Para saber mais, acesse: