Importar suas Contas a Pagar por meio de planilhas pode revolucionar a gestão financeira da sua empresa. Imagine cadastrar todas as obrigações a pagar de forma rápida e eficiente. 🚀
Com a importação via planilha, você pode economizar tempo e aumentar a eficiência do seu negócio.
⚠️ Dica Importante para otimizar sua experiência
Durante a atualização dos registros no sistema por meio de planilhas, é crucial preencher todas as informações necessárias.
Se houver uma coluna em branco na planilha importada, o Omie interpretará como uma indicação para apagar a informação correspondente no cadastro atual.
Antes de realizar a atualização, verifique minuciosamente quais campos estão preenchidos no cadastro atual. Certifique-se de incluir exatamente essas mesmas informações na planilha. Dessa forma, você evita a exclusão acidental de informações importantes.
1) Acesse o menu suspenso no módulo de "Finanças". No tópico "Contas a Pagar", clique em "Importar Planilha",
2) Clique no Passo 1 para fazer o download da versão mais atualizada da planilha:
💡 Dicas Importantes
Somente as planilhas padrão do sistema, como a que acabou de ser baixada, permitem a importação de dados no Omie.
Qualquer outra planilha pessoal requer que os dados sejam transferidos para um de nossos formatos de planilha antes da importação.
Todas as planilhas estão protegidas por senha para manter a estrutura de dados vinculada ao nosso banco de dados. Isso impede a modificação, exclusão ou adição de colunas, pois afetaria como os dados são lidos.
3) Com a planilha em mãos, avançamos para o segundo passo: o preenchimento das informações na planilha baixada.
💡 Agora, é o momento de preencher com atenção cada campo da planilha para inserção de dados. Certifique-se de incluir todas as informações necessárias, conferindo os detalhes para evitar qualquer omissão ou erro.
4) Primeiro, habilite a edição da Planilha, conforme ilustrado abaixo:
5) Agora, vamos ao preenchimento! É importante observar que existem dois tipos de colunas na planilha:
Colunas Obrigatórias. Aquelas marcadas como "Obrigatórias" demandam preenchimento obrigatório para garantir uma importação sem falhas.
Colunas "Opcionais". Por outro lado, as colunas identificadas como "Opcional" oferecem a liberdade de decidir se deseja ou não preenchê-las, de acordo com suas necessidades e preferências.
6) As opções obrigatórias são:
Fornecedor. Essa coluna deve ser preenchida com uma das opções citadas: Razão Social, Nome Fantasia, CNPJ ou CPF, ou seja, o fornecedor já deve estar previamente cadastrado no sistema para poder informar um desses dados.
💡 Dica Importante. Para utilizar a Razão Social ou o Nome Fantasia, é necessário que eles correspondam exatamente ao cadastro existente no Omie
Já se optar por informar o CNPJ ou CPF, tanto com quanto sem pontuação são aceitos. 😄
Categoria. Essa coluna deve ser preenchida com a descrição exata da categoria, conforme está no sistema. Caso não lembre onde fica essa parte, clique aqui.
Conta Corrente. Essa coluna deve ser preenchida com a descrição exata do nome da conta corrente, conforme o cadastro, exemplo:
Valor da Conta. Essa coluna deve ser preenchida com o valor no qual a conta será cadastrada. Lembrando que ele é o valor bruto da conta a receber, sem descontos ou retenções.
Data de Registro. Essa coluna deve ser preenchida com a data em que a conta deve ter de registro aqui no Omie.
💡 Essa informação influencia diretamente na geração dos arquivos contábeis!
Data de vencimento. Essa coluna deve ser preenchida com a data de vencimento da despesa.
💭 Para exemplificar um preenchimento mínimo, considere o seguinte formato:
7) Após todas as informações serem preenchidas, importe a planilha no sistema:
8) Caso ocorra algum erro durante a importação, você receberá as instruções no seu e-mail. Basta corrigi-los os erros e importar a planilha novamente! 😄
9) Caso não ocorra nenhum erro, aparecerá a seguinte mensagem:
10) Seus cadastros foram registrados no sistema com sucesso! 🚀
📚 Artigos Relacionados: