Uma das chaves para o sucesso de qualquer empresa é ter uma gestão financeira saudável. Centralizar todas as Contas a Pagar no seu ERP é fundamental para alcançar esse objetivo.
No Omie, você pode cadastra-las manualmente.
E também, você pode agilizar esse processo cadastrando todas as Contas da sua empresa de uma vez, por meio de uma planilha. 🚀
Tópicos do Artigo
⚠️ Orientações Importantes
Antes de iniciar o processo de cadastro das Contas via Planilha, recomendamos que você confira algumas informações importantes sobre este processo;
Atualização de Contas via Planilha
Se você estiver atualizando os registros do sistema por meio de uma planilha, é necessário preenchê-la por completo.
Se uma coluna ou campo na planilha estiver em branco, o Omie interpretará que a informação correspondente no cadastro atual deve ser apagada.
Para evitar a exclusão acidental de dados importantes durante o processo de atualização, antes de importar a planilha, verifique quais informações estão preenchidas no cadastro atual e devem ser mantidas, para garantir que todas elas sejam incluídas na planilha de atualização.
Campos validadores de unicidade de cadastro
Os campos validadores, também conhecidos como "primary keys", são as colunas em uma planilha que são usadas para validar se um registro já existe no sistema ou para diferenciar registros na própria planilha.
Para as planilhas de Contas a Pagar, os campos validadores são:Categoria
Nota Fiscal
Cliente/Fornecedor
Valor
Parcela
Vencimento
💭 Entendendo em um exemplo prático:
Imagine que você precise importar uma planilha com várias Contas a Pagar para o mesmo cliente, todas com o mesmo valor e categoria.
Se todos os campos validadores forem idênticos em todas as linhas da planilha, o sistema interpretará que se trata apenas de uma Conta sendo importada.
Neste cenário, é necessário que haja distinção em pelo menos um dos outros campos validadores, como por exemplo, incluir um número de Parcela, Data de Vencimento ou Nota Fiscal distinto.
Cadastrando Contas a Pagar em Lote
1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Finanças:
2) Clique no menu suspenso do módulo de Finanças (1) , localize o tópico "Contas a Pagar" e clique em "Importar Planilha" (2):
3) Depois disso, acesse o Passo 1, para fazer o download da versão mais atualizada da planilha:
💡 Dicas Omie
No Omie, a importação de dados só é possível por meio da Planilha Padrão e em sua versão mais recente.
Qualquer outra planilha pessoal que você tenha precisa ter seus dados copiados para a Planilha Padrão antes de ser importada.
Todas as planilhas são protegidas com senha para preservar sua estrutura, especialmente devido à vinculação com nosso banco de dados. Por isso, não é possível mover, excluir ou incluir colunas nas planilhas.
4) Após baixar a Planilha Modelo, insira as informações necessárias no arquivo. Nesta etapa, é fundamental garantir que todos os campos obrigatórios sejam preenchidos corretamente para evitar erros no cadastro.
💡 Dicas para preenchimento da Planilha
💡 Dicas para preenchimento da Planilha
Assim que abrir a Planilha Modelo, clique em Habilitar Edição para começar a preencher as informações:
Esta planilha é dividida em dois tipos de colunas:
Opcional: Essas colunas são flexíveis, e o preenchimento fica a seu critério.
Obrigatório: Essas colunas devem ser preenchidas para garantir que a importação seja concluída. As colunas obrigatórias são:
Fornecedor. Essa coluna deve ser preenchida com uma das opções citadas: Razão Social, Nome Fantasia, CNPJ ou CPF, ou seja, o fornecedor já deve estar previamente cadastrado no sistema para poder informar um desses dados.
💡 Dica Importante. Para utilizar a Razão Social ou o Nome Fantasia, é necessário que eles correspondam exatamente ao cadastro existente no Omie
Já se optar por informar o CNPJ ou CPF, tanto com quanto sem pontuação são aceitos. 😄
Categoria. Essa coluna deve ser preenchida com a descrição exata da categoria, conforme está no sistema. Clique aqui e saiba mais.
Conta Corrente. Essa coluna deve ser preenchida com a descrição exata do nome da conta corrente, conforme o cadastro, exemplo:
Valor da Conta. Essa coluna deve ser preenchida com o valor no qual a conta será cadastrada. Lembrando que ele é o valor bruto da conta a pagar, sem descontos ou retenções.
Data de Registro. Essa coluna deve ser preenchida com a data em que a conta deve ter de registro aqui no Omie.
💡 Essa informação influencia diretamente na geração dos arquivos contábeis!
Data de vencimento. Essa coluna deve ser preenchida com a data de vencimento da despesa.
5) Após todas as informações serem preenchidas, importe a planilha no sistema:
6) Se ocorrer algum erro durante a importação, você receberá um e-mail com detalhes sobre o que deu errado. Esse e-mail incluirá orientações sobre como corrigir o problema, permitindo que você ajuste as informações e tente a importação novamente:
7) Tudo pronto! Os seus cadastros foram incluídos com sucesso!
📚 Artigos Relacionados