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Cadastrando Contas a Pagar

Nesse artigo, aprenda como cadastrar as suas Contas a Pagar no Omie.

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Escrito por Adriano Silva
Atualizado há mais de uma semana

No módulo de Finanças do Omie, você pode ter o controle de todas as despesas de suas empresa pelo recurso do Contas a Pagar.

Esse é um processo de suma importância para manter a gestão de sua empresa em dia e sob controle.

O cadastro das suas Contas a Pagar pode ser realizado de diversas formas, trazendo mais flexibilidade para o seu controle de despesas.


Cadastrando suas Contas a Pagar

Cadastrando através de uma NF-e de Compra

Através desse método, você importa os dados da NF-e emitida pelo seu fornecedor, e o Omie utiliza as informações deste documento e cadastra a sua Conta a Pagar automaticamente.

1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Finanças:

2) No menu suspenso de Finanças (1), localize tópico do Contas a Pagar, e clique em “Incluir” (2):

3) Selecione a opção “Nota Fiscal Eletrônica”:

3) Você poderá digitar a chave de acesso da sua nota de compra, ou se preferir, importar o XML da NF-e.

💡 Lembrando que esse processo pode ser feito apenas se esta nota não estiver importada previamente no Omie, através do Módulo de Compras.

4) Desta forma, o Omie demonstrará a tela da NF-e importada.

Nesta etapa, é necessário verificar em cada um dos itens da nota se a opção de "Não deve gerar Conta a Pagar" está desmarcada, conforme o exemplo abaixo:

5) Agora, siga os passos de recebimento da nota, conforme descrito neste artigo. Então basta concluir a Nota, e será automaticamente gerada a Conta a Pagar relacionada:

E dessa forma você cria a Conta a Pagar importando a NF-e de Compra! 😄

⚠️Após cadastrar a Conta a Pagar pelo XML ou Chave de Acesso, ressaltamos que a entrada no estoque dos Produtos e a Conta a Pagar serão geradas apenas ao concluir o recebimento da NF-e.

🎓 Confira nosso treinamento exclusivo sobre o tema:

Cadastrando pelo Código de Barras

Por meio desse método, você pode inserir o código de barras e automaticamente o Omie criará a Conta a Pagar.

1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Finanças:

2) No menu suspenso de Finanças (1), localize tópico do Contas a Pagar, e clique em “Incluir” (2):

2) Selecione a opção "Código de Barras":

3) Desta forma, você pode digitar o código de barras (1) ou inserir o PDF do boleto (2). E após isso, basta clicar em continuar (3).

4) Após o preenchimentos dos dados, automaticamente o Omie registra a Conta a Pagar no sistema. 😄

🎓 Confira nosso treinamento exclusivo sobre o tema:

Inserção Manual

Utilizando esse método, você registra a Conta a Pagar de forma manual, preenchendo os dados conforme o valor a pagar ou pago.

1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Finanças:

2) No menu suspenso de Finanças (1), localize tópico do Contas a Pagar, e clique em “Incluir” (2):

2) Selecione a opção "Inserção Manual"

3) Na tela seguinte, você deverá preencher todos os dados da Conta a Pagar manualmente. Para te ajudar no preenchimento, apresentaremos os campos de preenchimento separadamente.

Recomendamos que você comece a preencher os seguintes campos:

  • (1) Favorecido / Fornecedor: Selecione o Fornecedor/Favorecido previamente cadastrado no Omie, ou caso seja um novo fornecedor, clique no clique de "link" para cadastra-lo:

  • (2) Vencimento: Preencha a data que define o vencimento do título.

  • (3) Valor da Conta: Defina o Valor da Conta a Pagar.

4) Na Conta a Pagar há diversos campos a serem preenchidos. A seguir, destacamos para você cada campo detalhadamente:

Aba de Detalhes

Por meio desta aba, você pode preencher dados como o número da NF, Data da Emissão, preencher uma Observação para controle interno, entre outros:

  • (1) Nota Fiscal. Preencha o número da Nota Fiscal se necessario.

  • (2) Data da Emissão. Preencha a data de Emissão do documento.

  • (3) Data de Registro. Preencha a Data de Registro deste documento.

  • (4) Projeto. Preencha o projeto previamente cadastrado no Omie.

  • (5) Observação. Caso queira, preencha uma observação para controle interno.

  • (6) Última alteração. Ao clicar nessa opção, você acessa todo o histórico de alterações de sua Contas a Pagar.

Aba de Impostos Retidos

Através desta aba, caso haja impostos impostos relacionados a esta Conta a Pagar, como PIS, INSS, entre outros, você poderá informa-los e suas respectivas retenções.

Aba de Departamentos

Por meio desta aba, você pode selecionar os Centros de Custos, controlados no Omie por Departamentos, e determina o valor que será distribuído para cada um deles, ou seja, rateando os valores:

Aba de Repetição

Nesta aba, você pode registrar repetições, ou seja, outras Contas a Pagar com o mesmo valor deste registro origem. Este recurso é muito utilizado em casos de Despesa Recorrentes, como por exemplo, o registro das contas de alugueis.

Ou seja, essa funcionalidade permite aproveitar os dados preenchidos na Contas a Pagar origem, assim não precisa criar repetidamente vários lançamentos com o mesmo valor:

Aba de Pagamentos

Por meio desta aba, você pode registrar manualmente o valor e a data do pagamento, podendo realizar uma baixa total, ou uma baixa parcial.

Caso necessario é possivel cancelar as baixas realizadas manualmente:

Aba de Integração Bancária e CNAB

Em poucos passos simples, o Omie permite configurar sua Conta Corrente para automatizar o processo de pagamento via CNAB.

Nesta aba, você pode preencher a forma de pagamento utilizada na Conta a Pagar, por meio de CNAB caso a Conta Corrente informada possua esse recurso no Omie.

Clique aqui para mais informações sobre as instituições bancarias que disponibilizam o CNAB.

Aba Diversos

Por meio desta aba, você pode preencher dados relacionados a NF, Tipo de Documento, Parcela, entre outros:

  • (1) Número do Pedido. Caso necessario, preencha o número do Pedido relacionado a essa Conta a Pagar.

  • (2) Tipo de Documento. Preencha o Tipo de Documento utilizado nessa operação.

  • (3) Número de Documento. Se necessario, preencha o Número do Documento relacionado a essa Conta a Pagar.

  • (4) Número de Parcela. Caso necessario, preencha o número da Parcela relacionado a essa Conta a Pagar.

  • (5) Chave da NF-e. Caso haja, preencha a Chave da NF-e.

  • (6) Código de Barras. Caso haja, preencha o Código de Barras associado a essa Conta a Pagar.

  • (7) Vendedor. Preencha o Vendedor relacionado a esse Conta a Pagar.

  • (8) Origem. Este campo é preenchido automaticamente pelo Omie, pois informa a Origem dessa Conta a Pagar.

Aba de Serviço Tomado

No Omie, é possível gerenciar os Serviços Tomados por meio de uma Conta a Pagar.

Na Conta a Pagar, é necessário utilizar uma Categoria com o Tipo de Gasto "Serviço Tomado" para que a aba de Serviço Tomado seja habilitada, e após isso basta preencher as informações da nota relacionada.

Temos um artigo de apoio para ajudar com os preenchimentos disponíveis para essa aba:

Cadastrando via planilha

Para otimizar o seu tempo e aumentar a eficiência da sua gestão, para múltiplos registros de Contas a Pagar, você pode utilizar a nossa Planilha modelo de Importação.🚀

⚠️ Ressaltamos alguns pontos sobre a Importação via Planilha:

  • Durante o processo de preenchimento da planilha, seja para inclusão ou atualização de registros, deve-se preencher todos os campos obrigatórios.

  • Antes de importar a planilha, verifique minuciosamente quais campos estão preenchidos e quais não estão.
    Se houver uma coluna em branco na planilha, ao importa-la no Omie, haverá uma atualização, sobrepondo os dados do sistema e deixando-os em branco.


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