No módulo de Finanças do Omie, você pode ter o controle de todas as despesas de suas empresa pelo recurso do Contas a Pagar.
Esse é um processo de suma importância para manter a gestão de sua empresa em dia e sob controle.
O cadastro das suas Contas a Pagar pode ser realizado de diversas formas, trazendo mais flexibilidade para o seu controle de despesas.
Cadastrando suas Contas a Pagar
Cadastrando através de uma NF-e de Compra
Cadastrando através de uma NF-e de Compra
Através desse método, você importa os dados da NF-e emitida pelo seu fornecedor, e o Omie utiliza as informações deste documento e cadastra a sua Conta a Pagar automaticamente.
1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Finanças:
2) No menu suspenso de Finanças (1), localize tópico do Contas a Pagar, e clique em “Incluir” (2):
3) Selecione a opção “Nota Fiscal Eletrônica”:
3) Você poderá digitar a chave de acesso da sua nota de compra, ou se preferir, importar o XML da NF-e.
💡 Lembrando que esse processo pode ser feito apenas se esta nota não estiver importada previamente no Omie, através do Módulo de Compras.
4) Desta forma, o Omie demonstrará a tela da NF-e importada.
Nesta etapa, é necessário verificar em cada um dos itens da nota se a opção de "Não deve gerar Conta a Pagar" está desmarcada, conforme o exemplo abaixo:
5) Agora, siga os passos de recebimento da nota, conforme descrito neste artigo. Então basta concluir a Nota, e será automaticamente gerada a Conta a Pagar relacionada:
E dessa forma você cria a Conta a Pagar importando a NF-e de Compra! 😄
⚠️Após cadastrar a Conta a Pagar pelo XML ou Chave de Acesso, ressaltamos que a entrada no estoque dos Produtos e a Conta a Pagar serão geradas apenas ao concluir o recebimento da NF-e.
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Cadastrando pelo Código de Barras
Cadastrando pelo Código de Barras
Por meio desse método, você pode inserir o código de barras e automaticamente o Omie criará a Conta a Pagar.
1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Finanças:
2) No menu suspenso de Finanças (1), localize tópico do Contas a Pagar, e clique em “Incluir” (2):
2) Selecione a opção "Código de Barras":
3) Desta forma, você pode digitar o código de barras (1) ou inserir o PDF do boleto (2). E após isso, basta clicar em continuar (3).
4) Após o preenchimentos dos dados, automaticamente o Omie registra a Conta a Pagar no sistema. 😄
🎓 Confira nosso treinamento exclusivo sobre o tema:
Inserção Manual
Inserção Manual
Utilizando esse método, você registra a Conta a Pagar de forma manual, preenchendo os dados conforme o valor a pagar ou pago.
1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Finanças:
2) No menu suspenso de Finanças (1), localize tópico do Contas a Pagar, e clique em “Incluir” (2):
2) Selecione a opção "Inserção Manual"
3) Na tela seguinte, você deverá preencher todos os dados da Conta a Pagar manualmente. Para te ajudar no preenchimento, apresentaremos os campos de preenchimento separadamente.
Recomendamos que você comece a preencher os seguintes campos:
(1) Favorecido / Fornecedor: Selecione o Fornecedor/Favorecido previamente cadastrado no Omie, ou caso seja um novo fornecedor, clique no clique de "link" para cadastra-lo:
(2) Vencimento: Preencha a data que define o vencimento do título.
(3) Valor da Conta: Defina o Valor da Conta a Pagar.
(4) Categoria: A Categoria é a classificação da Conta a Pagar, utilizada como controle interno, para visualização em relatórios, lançamentos contábeis, etc.
(5) Previsão de Pagamento: Preencha a data prevista para o Pagamento ao Fornecedor/Favorecido.
(6) Conta Corrente: Preencha a Conta Corrente que será feito o pagamento ao Fornecedor/Favorecido. Confira também o artigo:
4) Na Conta a Pagar há diversos campos a serem preenchidos. A seguir, destacamos para você cada campo detalhadamente:
Aba de Detalhes
Aba de Detalhes
Por meio desta aba, você pode preencher dados como o número da NF, Data da Emissão, preencher uma Observação para controle interno, entre outros:
(1) Nota Fiscal. Preencha o número da Nota Fiscal se necessario.
(2) Data da Emissão. Preencha a data de Emissão do documento.
(3) Data de Registro. Preencha a Data de Registro deste documento.
(4) Projeto. Preencha o projeto previamente cadastrado no Omie.
(5) Observação. Caso queira, preencha uma observação para controle interno.
(6) Última alteração. Ao clicar nessa opção, você acessa todo o histórico de alterações de sua Contas a Pagar.
Aba de Departamentos
Aba de Departamentos
Por meio desta aba, você pode selecionar os Centros de Custos, controlados no Omie por Departamentos, e determina o valor que será distribuído para cada um deles, ou seja, rateando os valores:
Aba de Repetição
Aba de Repetição
Nesta aba, você pode registrar repetições, ou seja, outras Contas a Pagar com o mesmo valor deste registro origem. Este recurso é muito utilizado em casos de Despesa Recorrentes, como por exemplo, o registro das contas de alugueis.
Ou seja, essa funcionalidade permite aproveitar os dados preenchidos na Contas a Pagar origem, assim não precisa criar repetidamente vários lançamentos com o mesmo valor:
Aba de Pagamentos
Aba de Pagamentos
Por meio desta aba, você pode registrar manualmente o valor e a data do pagamento, podendo realizar uma baixa total, ou uma baixa parcial.
Caso necessario é possivel cancelar as baixas realizadas manualmente:
Aba de Integração Bancária e CNAB
Aba de Integração Bancária e CNAB
Em poucos passos simples, o Omie permite configurar sua Conta Corrente para automatizar o processo de pagamento via CNAB.
Nesta aba, você pode preencher a forma de pagamento utilizada na Conta a Pagar, por meio de CNAB caso a Conta Corrente informada possua esse recurso no Omie.
Clique aqui para mais informações sobre as instituições bancarias que disponibilizam o CNAB.
Aba Diversos
Aba Diversos
Por meio desta aba, você pode preencher dados relacionados a NF, Tipo de Documento, Parcela, entre outros:
(1) Número do Pedido. Caso necessario, preencha o número do Pedido relacionado a essa Conta a Pagar.
(2) Tipo de Documento. Preencha o Tipo de Documento utilizado nessa operação.
(3) Número de Documento. Se necessario, preencha o Número do Documento relacionado a essa Conta a Pagar.
(4) Número de Parcela. Caso necessario, preencha o número da Parcela relacionado a essa Conta a Pagar.
(5) Chave da NF-e. Caso haja, preencha a Chave da NF-e.
(6) Código de Barras. Caso haja, preencha o Código de Barras associado a essa Conta a Pagar.
(7) Vendedor. Preencha o Vendedor relacionado a esse Conta a Pagar.
(8) Origem. Este campo é preenchido automaticamente pelo Omie, pois informa a Origem dessa Conta a Pagar.
Aba de Serviço Tomado
Aba de Serviço Tomado
No Omie, é possível gerenciar os Serviços Tomados por meio de uma Conta a Pagar.
Na Conta a Pagar, é necessário utilizar uma Categoria com o Tipo de Gasto "Serviço Tomado" para que a aba de Serviço Tomado seja habilitada, e após isso basta preencher as informações da nota relacionada.
Temos um artigo de apoio para ajudar com os preenchimentos disponíveis para essa aba:
Cadastrando via planilha
Cadastrando via planilha
Para otimizar o seu tempo e aumentar a eficiência da sua gestão, para múltiplos registros de Contas a Pagar, você pode utilizar a nossa Planilha modelo de Importação.🚀
⚠️ Ressaltamos alguns pontos sobre a Importação via Planilha:
Durante o processo de preenchimento da planilha, seja para inclusão ou atualização de registros, deve-se preencher todos os campos obrigatórios.
Antes de importar a planilha, verifique minuciosamente quais campos estão preenchidos e quais não estão.
Se houver uma coluna em branco na planilha, ao importa-la no Omie, haverá uma atualização, sobrepondo os dados do sistema e deixando-os em branco.