Despesas recorrentes são aquelas que são pagas por um determinado período, podendo ser despesas fixas - como água, luz, pagamento de funcionários - ou pontuais - como pagamentos parcelados.
Descubra como cadastrar este tipo de gasto no Omie de forma simples! 🚀
🎓 Confira o treinamento exclusivo sobre o tema:
Tópicos do Artigo:
Cadastrando a Conta a Pagar
1) Após realizar o login no Omie e acessar o seu Aplicativo, acesse o módulo de Finanças:
2) No menu suspenso do módulo de Finanças, localize o tópico "Contas a Pagar" e clique em "Incluir":
💡 Para acessar o menu suspenso, passe o cursor do seu mouse sobre o nome do Módulo.
3) Na tela a seguir serão demonstradas as opções para inclusão da Conta. Selecione a opção: "Inserção Manual":
4) Preencha as informações principais da Conta a Pagar, sendo elas:
(1) Favorecido / Fornecedor: a pessoa ou empresa para quem você irá realizar os pagamentos. Caso seja um fornecedor novo, você pode incluí-lo diretamente daqui. Para isso, basta clicar no ícone de clipe de papel acima do campo e a inclusão do fornecedor será acionada.
Confira também: Cadastrando meus Clientes e Fornecedores
(2) Vencimento: data que define o vencimento do título/primeira parcela.
(3) Valor da Conta: valor da parcela.
💡 A repetição da Conta a Pagar será criada a partir do valor definido nesse campo.
(4) Categoria: categoria que define a despesa.
Saiba mais: O que são Categorias?
(5) Previsão de Pagamento: data negociada com o fornecedor que define o pagamento.
(6) Conta Corrente: conta corrente de onde haverá a saída do valor do pagamento.
Leia sobre: Cadastrando as minhas Contas Correntes
(7) Salvar: Após preencher todos os dados, clique em "Salvar".
Criando a Repetição
1) Para criar a recorrência da despesa, na Conta a Pagar criada, acesse a aba "Repetição" (1) e clique em "Clique aqui" (2) para incluir as repetições:
2) Agora, é chegada a hora de definir os critérios para as repetições, sendo elas:
(1) Quanto aos sábados, domingos e feriados nacionais: defina se a data de vencimento deve ser antecipado ou postergada em repetições que tenham sua data em finais de semana ou feriados.
(2) Periodicidade: defina a periodicidade da repetição entre mensal, semanal e período específico.
(3) Repetir todo dia/Repetir sempre/Repetir a cada: defina o dia, dia da semana ou quantidade de dias para repetição, conforme a periodicidade escolhida.
(4) Por: defina por quantos meses, semanas ou vezes deve haver a repetição.
3) Ao definir os dados, clique em "Simular":
💡 Caso queira alterar informações de uma parcela específica, como valor, datas, etc, é possível fazer esse processo dando um duplo clique na parcela desejada:
4) Após a simulação das parcelas, clique no botão "Confirmar", conforme destacado na figura abaixo para gerar todas as parcelas:
5) Na Conta a Pagar, será possível ver a listagem de repetições relacionadas:
Alterando valores e datas das Parcelas geradas
1) Em algumas vezes, nem sempre o mesmo valor que foi pago em um período, será o mesmo nos períodos seguintes. Nesses casos, você pode fazer qualquer tipo de alteração nas parcelas criadas. Para isso, clique sobre a parcela desejada (1) e depois em "Ir para a parcela... " (2):
2) Na parcela, altere o que deseja (1) e clique em "Salvar" (2):
3) Será apresentada uma mensagem, questionando se deseja atualizar as informações também nas próximas repetições. Defina se os dados atualizados também ser alterados nas repetições seguintes clicando em "Sim" ou recuse as alterações nas demais clicando em "Não":
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