Passar para o conteúdo principal
Distribuindo as despesas por Departamentos

Nesse artigo, descubra como realizar o rateio das despesas entre os seus Departamentos (Centros de Custo).

Sara Celis avatar
Escrito por Sara Celis
Atualizado há mais de 2 meses

Uma Distribuição por Departamento, também chamada de Rateio por Centro de Custo, é uma prática financeira utilizada pelas empresas para alocar os custos e despesas de determinados gastos a Departamentos (Centros de Custo) específicos da organização.

No Omie, o módulo "Compras, Estoque e Produção" está integrado com o módulo "Finanças". Isso significa que ao receber uma Nota de Compra (por meio de importação manual da NF-e ou pelo Agente de NF-e), você tem a possibilidade de distribuir essa despesa entre os seus Departamentos ou Centros de Custos.

Essa integração torna o processo de alocação de despesas mais simples, contribuindo para uma gestão financeira mais eficiente e precisa.

💡 Isso também se aplica ao Monitoramento de Prefeituras, Contas a Pagar de Concessionárias de Serviços, Importação de Nota de Serviço Tomado, e Contas a Pagar criadas manualmente.

Tópicos do Artigo:


Distribuindo as despesas entre Departamentos na
NF-e Compra

1) Antes de tudo, acesse o seu módulo de "Compras, Estoque e Produção":

2) O sistema te direcionará a uma tela com alguns passos. Clique no Passo 3 "Cadastrar Compras e Receber":

3) Você será direcionado ao Kanban de Compras em que suas Requisições e Pedidos de Compra, bem como Notas Fiscais e CT-es serão apresentados.

Localize a Nota de interesse e dê um duplo clique sobre ela para acessá-la:

4) Feito isso, acesse a aba "Departamentos" (1) e clique em "Clique aqui para fazer a distribuição agora" (2):

5) Selecione os Departamentos que irão compor a distribuição da despesa marcando a caixa de seleção (1), e clique em "Confirmar" (2):

Separamos um exemplo para demonstrar na prática:

6) Dessa forma, apresentaremos o Valor Distribuído e a % de Distribuição para cada Departamento selecionado:


Distribuindo as despesas entre Departamentos na
Conta a Pagar

Nas contas a pagar criadas através do Monitoramento de Prefeituras, através da integração de Concessionárias de Serviços, Importação de Notas de Serviço Tomado, e Contas a Pagar criadas manualmente, você também pode realizar o rateio por departamento. Para isso, siga esses passos:

1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Finanças:

2) Em seguida, passe o cursor do seu mouse sobre o módulo "Finanças" para visualizar o menu suspenso:

3) No menu suspenso do módulo de Finanças, localize tópico "Contas a Pagar" e clique em "Exibir Todas":

4) O sistema te direcionará a uma lista com todas as suas Contas a Pagar cadastradas.

Para incluir rateio de Departamentos na sua Conta a Pagar, localize a conta desejada e a acesse dando um duplo clique sobre o registro:

5) Acesse a aba "Departamentos" (1) e clique em "Clique aqui para fazer a distribuição agora" (2):

6) Selecione os Departamentos que irão compor a distribuição da despesa (1), e clique em "Confirmar" (2):

Separamos um exemplo para demonstrar na prática:

7) Assim, será apresentado o Valor Distribuído e a % de Distribuição para cada departamento:


📚 Artigos Relacionados

rateio de despesa, dividir despesa

Respondeu à sua pergunta?