No Omie é possível importar manualmente as suas notas de serviços tomados, mas você sabia que temos um recurso que monitora e gera a conta a pagar automaticamente das NFS-es emitidas contra o seu CNPJ?
A partir da ativação desse recurso, as notas fiscais de serviços tomados emitidas contra seu CNPJ serão automaticamente registradas no Omie, através da criação de uma conta a pagar no módulo de Finanças.
📌 Informações Importantes
Além da sua Prefeitura, você pode monitorar outras cidades, porém será necessário possuir uma Inscrição Municipal na cidade que deseja monitorar, login e senha de acesso ao portal daquela Prefeitura (com exceção do município de SP, veja aqui como se credenciar)
Para receber os e-mails com as notificações do monitoramento e a conta a pagar integrada, é necessário configurar as notificações:
Se a prefeitura fornecer esta opção, ao criar a Conta a Pagar, efetuamos automaticamente o download da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e).
Após o Bloqueio do Período no Passe 6 do Painel do Contador, o Monitoramento de Prefeituras não poderá importar notas automaticamente para o Omie. Esta restrição visa evitar possíveis conflitos, garantir que as informações contábeis permaneçam precisas e não sejam alteradas inadvertidamente após o fechamento do período contábil.
Ativando o Monitoramento de NFS-e
Ah! Antes de ativar o monitoramento é muito importante que preencha os Dados da Minha Empresa e configure uma categoria de serviço tomado 😉
1) No menu suspenso do módulo de Finanças, clique em "Monitorar Prefeituras":
2) No topo da lista o sistema apresentará a cidade da sua empresa, basta dar um duplo clique para preencher algumas informações:
3) Algumas informações já estarão preenchidas por conta do próprio cadastro da sua empresa, porém é necessário que você preencha a senha de acesso na Prefeitura de seu município, em seguida, clique em "Ativar Monitoramento":
4) Prontinho, seu monitoramento já está ativo e todas as notas emitidas neste município contra seu CNPJ serão monitoradas e capturadas automaticamente para o Omie:
5) Todas as vezes que uma nota for capturada você receberá um e-mail com a relação de todas as notas fiscais de serviços que foram capturadas, conforme exemplo abaixo:
Com isso, o Omie irá registrar uma conta a pagar referente a essa nota, ou irá atualizar todas as suas contas a pagar referentes as notas capturadas
Se a sua Prefeitura disponibilizar o link para visualizar a NFS-e, ele estará no campo "Observações", conforme exemplo abaixo:
Automação para você ganhar tempo em outras atividades! 😎
Dúvidas sobre o Monitoramento de Prefeituras
Separamos as respostas das principais perguntas sobre o Monitoramento de Prefeituras
1) Quais tipos de nota são capturadas?
O Monitoramento de Prefeitura realizará a captura de Notas Fiscais de Serviço, emitidas contra o seu CNPJ e Inscrição Municipal, a partir da data de ativação desse recurso
Lembrando que serão capturadas as notas emitidas pela(s) Prefeitura(s) monitoradas
2) Quais os pré-requisitos necessários para a importação das NFS-es?
Preencher todas as configurações do "Dados da Minha Empresa";
É muito importante que preencha o seu CNPJ, endereço e Inscrição Municipal corretamente;
Ativar o Monitoramento de Prefeituras e adicionar a senha de acesso ao Portal da sua Prefeitura;
Para monitorar outras Prefeituras, é preciso possuir uma Inscrição Municipal nas demais cidades que deseja monitorar, login e senha de acesso ao portal de cada uma delas (com exceção do município de SP, veja aqui como se credenciar);
Ter NFS-es emitidas contra o seu CNPJ após a ativação do Monitoramento de Prefeituras;
3) Existe um prazo para a captura da nota?
Em até 24 horas após a emissão da NFS-e, o monitoramento irá capturar a nota e registrar/atualizar a conta a pagar relacionada a ela
E ainda, irá monitorar a nota fiscal por mais alguns dias, para caso ocorra o seu cancelamento na Prefeitura, a conta terá a situação atualizada por aqui:
4) É possível associar uma NFS-e com uma Conta a Pagar já criada no Omie?
Olha que legal! Caso queira, você pode criar uma conta a pagar com os dados dessa despesa, e caso os campos abaixo estejam devidamente preenchidos, quando o Omie capturar a NFS-e, ela será automaticamente associada com essa conta a pagar, e quando disponibilizado por sua Prefeitura, o link de acesso à nota será preenchido nas Observações
Para isso, é preciso que estejam preenchidos exatamente iguais à nota fiscal:
Favorecido/Fornecedor;
Valor da Conta;
O Número da NFS-e;
Data de Emissão:
5) Ao capturar uma NFS-e, qual será a previsão de pagamento na minha conta a pagar?
Nas notas de serviço, tanto no DANFE quanto no XML, não existe um campo específico de parcelas com informações de vencimentos. Neste caso, o Omie atua em dois cenários diferentes para a composição do campo de Previsão de Pagamento das Contas a Pagar de Notas Fiscais de Serviço Tomado:
NFS-e associada a Conta a Pagar já existente
NFS-e associada a Conta a Pagar já existente
O sistema mantém a data de Previsão de Pagamento indicada no momento de criação da Conta a Pagar.
Para saber mais sobre os critérios para associação da nota a Conta a Pagar, clique aqui.
Mas não se preocupe! Você poderá alterar essa informação, seguindo o exemplo abaixo:
Caso queira alterar as previsões de pagamento em lote, dê uma olhadinha nesse artigo.
Conta a Pagar gerada a partir do Monitoramento
Conta a Pagar gerada a partir do Monitoramento
Neste cenário, a Previsão de Pagamento da Conta a Pagar gerada será a data de emissão da NFS-e.
Mas não se preocupe! Você poderá alterar essa informação, seguindo o exemplo abaixo:
Caso queira alterar as previsões de pagamento em lote, dê uma olhadinha nesse artigo.
6) Minha NFS-e ainda não foi importada, e agora?
Existem alguns fatores que podem impedir a importação da sua NFS-e, conforme descreveremos abaixo, mas caso você tenha urgência destes registros no Omie, sugerimos que realize a importação manual
O que devo avaliar?
Os "Dados da Minha Empresa" estão devidamente preenchidos com o CNPJ, endereço e Inscrição Municipal
O Monitoramento de Prefeitura está ativo?
Caso esteja ativo, a NFS-e foi emitida em uma data posterior a última ativação desse recurso?
O destinatário da NFS-e possui o mesmo CNPJ e IM dos Dados da Minha Empresa?
Na NFS-e a sua Inscrição Municipal está preenchida?
Caso esteja tudo certo, e ainda assim, a nota não foi importada, não se preocupe!
Entre em contato com o nosso suporte. Nosso time está pronto para te ajudar, identificaremos o erro e iremos te auxiliar na resolução da rejeição 😉 🚑