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Monitorando as Notas Fiscais de Serviços Tomados contra seu CNPJ
Monitorando as Notas Fiscais de Serviços Tomados contra seu CNPJ

Neste artigo, descubra como importar automaticamente as Notas Fiscais de Serviços tomados contra seu CNPJ

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Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de uma semana

No Omie é possível importar manualmente as suas notas de serviços tomados, mas você sabia que temos um recurso que monitora e gera a conta a pagar automaticamente das NFS-es emitidas contra o seu CNPJ?

A partir da ativação desse recurso, as notas fiscais de serviços tomados emitidas contra seu CNPJ serão automaticamente registradas no Omie, através da criação de uma conta a pagar no módulo de Finanças

📌 Informações Importantes

  • Além da sua Prefeitura, você pode monitorar outras cidades, porém será necessário possuir uma Inscrição Municipal na cidade que deseja monitorar, login e senha de acesso ao portal daquela Prefeitura (com exceção do município de SP, veja aqui como se credenciar)

  • Para receber os e-mails com as notificações do monitoramento e a conta a pagar integrada, é necessário configurar as notificações:

  • Se a prefeitura fornecer esta opção, ao criar a Conta a Pagar, efetuamos automaticamente o download da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e).

  • Após o Bloqueio do Período no Passe 6 do Painel do Contador, o Monitoramento de Prefeituras não poderá importar notas automaticamente para o Omie. Esta restrição visa evitar possíveis conflitos, garantir que as informações contábeis permaneçam precisas e não sejam alteradas inadvertidamente após o fechamento do período contábil.



Ativando o Monitoramento de NFS-e

Ah! Antes de ativar o monitoramento é muito importante que preencha os Dados da Minha Empresa e configure uma categoria de serviço tomado 😉

1) No menu suspenso do módulo de Finanças, clique em "Monitorar Prefeituras":

2) No topo da lista o sistema apresentará a cidade da sua empresa, basta dar um duplo clique para preencher algumas informações:

3) Algumas informações já estarão preenchidas por conta do próprio cadastro da sua empresa, porém é necessário que você preencha a senha de acesso na Prefeitura de seu município, em seguida, clique em "Ativar Monitoramento":

4) Prontinho, seu monitoramento já está ativo e todas as notas emitidas neste município contra seu CNPJ serão monitoradas e capturadas automaticamente para o Omie:

5) Todas as vezes que uma nota for capturada você receberá um e-mail com a relação de todas as notas fiscais de serviços que foram capturadas, conforme exemplo abaixo:

Com isso, o Omie irá registrar uma conta a pagar referente a essa nota, ou irá atualizar todas as suas contas a pagar referentes as notas capturadas

Se a sua Prefeitura disponibilizar o link para visualizar a NFS-e, ele estará no campo "Observações", conforme exemplo abaixo:

Automação para você ganhar tempo em outras atividades! 😎


Dúvidas sobre o Monitoramento de Prefeituras

Separamos as respostas das principais perguntas sobre o Monitoramento de Prefeituras 🤗

1) Quais tipos de nota são capturadas?

O Monitoramento de Prefeitura realizará a captura de Notas Fiscais de Serviço, emitidas contra o seu CNPJ e Inscrição Municipal, a partir da data de ativação desse recurso

Lembrando que serão capturadas as notas emitidas pela(s) Prefeitura(s) monitoradas

2) Quais os pré-requisitos necessários para a importação das NFS-es?

  • Preencher todas as configurações do "Dados da Minha Empresa";

    • É muito importante que preencha o seu CNPJ, endereço e Inscrição Municipal corretamente;

  • Ativar o Monitoramento de Prefeituras e adicionar a senha de acesso ao Portal da sua Prefeitura;

  • Para monitorar outras Prefeituras, é preciso possuir uma Inscrição Municipal nas demais cidades que deseja monitorar, login e senha de acesso ao portal de cada uma delas (com exceção do município de SP, veja aqui como se credenciar);

  • Ter NFS-es emitidas contra o seu CNPJ após a ativação do Monitoramento de Prefeituras;

3) Existe um prazo para a captura da nota?

Em até 24 horas após a emissão da NFS-e, o monitoramento irá capturar a nota e registrar/atualizar a conta a pagar relacionada a ela


E ainda, irá monitorar a nota fiscal por mais alguns dias, para caso ocorra o seu cancelamento na Prefeitura, a conta terá a situação atualizada por aqui:

4) É possível associar uma NFS-e com uma Conta a Pagar já criada no Omie?

Olha que legal! Caso queira, você pode criar uma conta a pagar com os dados dessa despesa, e caso os campos abaixo estejam devidamente preenchidos, quando o Omie capturar a NFS-e, ela será automaticamente associada com essa conta a pagar, e quando disponibilizado por sua Prefeitura, o link de acesso à nota será preenchido nas Observações

Para isso, é preciso que estejam preenchidos exatamente iguais à nota fiscal:

  • Favorecido/Fornecedor;

  • Valor da Conta;

  • O Número da NFS-e;

  • Data de Emissão:

5) Ao capturar uma NFS-e, qual será a previsão de pagamento na minha conta a pagar?

Como nas notas de serviço, tanto no DANFE quanto no XML, não existe um campo específico de parcelas, na importação da NFS-e e criação da conta a pagar, o Omie irá preencher a "Previsão de Pagamento" com base da Data de Vencimento informada na nota

Mas não se preocupe! Você poderá alterar essa informação, seguindo o exemplo abaixo:

E caso queira alterar as previsões de pagamento em lote, dê uma olhadinha nesse artigo 😉

6) Minha NFS-e ainda não foi importada, e agora?

Existem alguns fatores que podem impedir a importação da sua NFS-e, conforme descreveremos abaixo, mas caso você tenha urgência destes registros no Omie, sugerimos que realize a importação manual

  • O que devo avaliar?

    • Os "Dados da Minha Empresa" estão devidamente preenchidos com o CNPJ, endereço e Inscrição Municipal

    • O Monitoramento de Prefeitura está ativo?

    • Caso esteja ativo, a NFS-e foi emitida em uma data posterior a última ativação desse recurso?

    • O destinatário da NFS-e possui o mesmo CNPJ e IM dos Dados da Minha Empresa?

    • Na NFS-e a sua Inscrição Municipal está preenchida?

Caso esteja tudo certo, e ainda assim, a nota não foi importada, não se preocupe!

Entre em contato com o nosso suporte. Nosso time está pronto para te ajudar, identificaremos o erro e iremos te auxiliar na resolução da rejeição 😉 🚑



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