No último passo do Painel do Contador, você indica ao sistema que um determinado período foi concluído e, ao mesmo tempo, efetua o bloqueio de todos os lançamentos contábeis desse período.
Com o período bloqueado, o sistema impede qualquer inclusão, alteração ou exclusão de movimentações, garantindo a segurança e a integridade das informações contábeis.
Essa medida contribui para a segurança e integridade das informações contábeis e facilita auditorias e revisões contábeis, uma vez que as informações do período fechado permanecem estáticas e podem ser analisadas sem alterações.
Além disso, nesta etapa, você pode anexar documentos relevantes, como balancetes, demonstrativos de resultado e relatórios gerenciais. E também, é possível anexar suas guias de impostos e gerar uma Conta a Pagar para o tributo correspondente.
Fechamento do Período
1) Faça login no Omie e acesse o módulo Painel do Contador:
2) Após acessar o Painel do Contador, basta clicar no Passo 6 - Fechamento do Período:
3) O sistema demonstrará uma relação com todos os períodos desta empresa, desde a ativação do aplicativo.
Basta clicar duas vezes sobre o período de interesse:
4) Na tela de "Período de Fechamento Contábil" você encontrará as seguintes opções:
(1) Dados do Período de Fechamento: neste campo o Omie trará qual o sistema contábil configurado e qual o período de fechamento optado no Passo 3 - Etapa A.
(2) Anexar Guias de Impostos: neste campo, você pode importar para o Omie as guias de impostos gerados. Basta clicar na caixa da Guia que deseja importar:
A seguir, escolha o arquivo da guia que deseja importar. O Omie realizará uma leitura ótica da guia e automaticamente gerará um lançamento no Contas a Pagar do seu cliente com o valor correspondente a essa guia:
📣 Dica Omie
Os campos associados às guias de impostos irão variar conforme o Regime Tributário configurado no Omie.
Empresas enquadradas no Simples Nacional terão disponível apenas a opção do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), como ilustrado abaixo:
(3) Inserir Anexos: ao clicar nesta opção, você poderá inserir diversos anexos dentro do Omie (como balancetes, demonstrativos de resultado e relatórios gerenciais), para acesso do cliente:
Basta clicar em novo anexo e selecionar o arquivo que deseja importar:
Caso queira, você poderá visualizar, fazer o download ou excluir o anexo adicionado no sistema. Para isso, selecione o anexo e clique na opção que deseja:(4) Bloquear os lançamentos contábeis do período.
Você poderá bloquear manualmente o período contábil para inclusão, exclusão ou modificação basta selecionar o link:
Após clicar na opção demonstrada acima, será apresentada uma mensagem de confirmação do bloqueio do período:
O sistema irá demonstrar que os lançamentos do período estão bloqueados:
Com isso, cliente só terá acesso para consultar as movimentações e gerar relatórios dentro do Omie.
💡 Dicas Importantes para melhorar a sua experiência
Após o Bloqueio do Período, o Monitoramento de Prefeituras não poderá importar notas automaticamente para o Omie. Esta restrição visa evitar possíveis conflitos, garantir que as informações contábeis permaneçam precisas e não sejam alteradas inadvertidamente após o fechamento do período contábil.
Com o Fechamento de Período ativo para determinado mês e ano, caso tente realizar alterações de CFOP de Entrada, Custo de Estoque ou outras situações de entrada dos itens em um recebimento de Nota Fiscal de Entrada, a alteração não será permitida.
Caso seja necessário efetuar um novo lançamento após o fechamento do período, é possível desbloqueá-lo, selecionando a opção abaixo:
Após o envio dos lançamentos contábeis, caso o período esteja desbloqueado e o cliente realize novos lançamentos, será necessário realizar todo processo de integração/envio dos arquivos novamente.
(5) Observações: você pode incluir observações relacionadas ao fechamento deste período:
Prontinho! Após incluir as informações necessárias, bloquear o período e colocar as observações que deseja, basta clicar em "Confirmar", e você finalizou toda a configuração do painel do contador! 🥳
Caso você tenha lido todo o checklist do painel do contado e tenha alguma dúvida, não se preocupe, estamos aqui para te ajudar! 🚑
Entre em contato com o nosso suporte:
Para entrar em contato direto com a célula sucesso do contador, basta enviar um e-mail para ✉️ sucessodocontador@omie.com.br.
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