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Passo 6 - Fechamento do Período

Neste artigo, descubra mais sobre o Passo 6 - Fechamento do Período.

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Escrito por Caio Quintal
Atualizado há mais de um mês

No último passo do Painel do Contador, você indica ao sistema que um determinado período foi concluído e, ao mesmo tempo, efetua o bloqueio de todos os lançamentos contábeis desse período.

Com o período bloqueado, o sistema impede qualquer inclusão, alteração ou exclusão de movimentações, garantindo a segurança e a integridade das informações contábeis.

Essa medida contribui para a segurança e integridade das informações contábeis e facilita auditorias e revisões contábeis, uma vez que as informações do período fechado permanecem estáticas e podem ser analisadas sem alterações.

Além disso, nesta etapa, você pode anexar documentos relevantes, como balancetes, demonstrativos de resultado e relatórios gerenciais. E também, é possível anexar suas guias de impostos e gerar uma Conta a Pagar para o tributo correspondente.


Fechamento do Período

1) Faça login no Omie e acesse o módulo Painel do Contador:

2) Após acessar o Painel do Contador, basta clicar no Passo 6 - Fechamento do Período:

3) O sistema demonstrará uma relação com todos os períodos desta empresa, desde a ativação do aplicativo.

Basta clicar duas vezes sobre o período de interesse:

4) Na tela de "Período de Fechamento Contábil" você encontrará as seguintes opções:

  • (1) Dados do Período de Fechamento: neste campo o Omie trará qual o sistema contábil configurado e qual o período de fechamento optado no Passo 3 - Etapa A.

  • (2) Anexar Guias de Impostos: neste campo, você pode importar para o Omie as guias de impostos gerados. Basta clicar na caixa da Guia que deseja importar:


    A seguir, escolha o arquivo da guia que deseja importar. O Omie realizará uma leitura ótica da guia e automaticamente gerará um lançamento no Contas a Pagar do seu cliente com o valor correspondente a essa guia:

📣 Dica Omie

Os campos associados às guias de impostos irão variar conforme o Regime Tributário configurado no Omie.

Empresas enquadradas no Simples Nacional terão disponível apenas a opção do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), como ilustrado abaixo:

  • (3) Inserir Anexos: ao clicar nesta opção, você poderá inserir diversos anexos dentro do Omie (como balancetes, demonstrativos de resultado e relatórios gerenciais), para acesso do cliente:

    Basta clicar em novo anexo e selecionar o arquivo que deseja importar:


    Caso queira, você poderá visualizar, fazer o download ou excluir o anexo adicionado no sistema. Para isso, selecione o anexo e clique na opção que deseja:

  • (4) Bloquear os lançamentos contábeis do período.

    Você poderá bloquear manualmente o período contábil para inclusão, exclusão ou modificação basta selecionar o link:

    bloquear lançamentos contábeis

    Após clicar na opção demonstrada acima, será apresentada uma mensagem de confirmação do bloqueio do período:

    O sistema irá demonstrar que os lançamentos do período estão bloqueados:

    Com isso, cliente só terá acesso para consultar as movimentações e gerar relatórios dentro do Omie.

💡 Dicas Importantes para melhorar a sua experiência

  • Após o Bloqueio do Período, o Monitoramento de Prefeituras não poderá importar notas automaticamente para o Omie. Esta restrição visa evitar possíveis conflitos, garantir que as informações contábeis permaneçam precisas e não sejam alteradas inadvertidamente após o fechamento do período contábil.

  • Com o Fechamento de Período ativo para determinado mês e ano, caso tente realizar alterações de CFOP de Entrada, Custo de Estoque ou outras situações de entrada dos itens em um recebimento de Nota Fiscal de Entrada, a alteração não será permitida.

  • Caso seja necessário efetuar um novo lançamento após o fechamento do período, é possível desbloqueá-lo, selecionando a opção abaixo:

  • Após o envio dos lançamentos contábeis, caso o período esteja desbloqueado e o cliente realize novos lançamentos, será necessário realizar todo processo de integração/envio dos arquivos novamente.

  • (5) Observações: você pode incluir observações relacionadas ao fechamento deste período:

Prontinho! Após incluir as informações necessárias, bloquear o período e colocar as observações que deseja, basta clicar em "Confirmar", e você finalizou toda a configuração do painel do contador! 🥳


Caso você tenha lido todo o checklist do painel do contado e tenha alguma dúvida, não se preocupe, estamos aqui para te ajudar! 🚑

Entre em contato com o nosso suporte:

Para entrar em contato direto com a célula sucesso do contador, basta enviar um e-mail para ✉️ sucessodocontador@omie.com.br.


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