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Passo 6 - Fechamento do Período

Neste artigo, descubra mais sobre o Passo 6 - Fechamento do Período.

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Escrito por Kessy Silva
Atualizado há mais de 3 semanas

No último passo do Painel do Contador, você indica ao sistema que um determinado período foi concluído e, ao mesmo tempo, efetua o bloqueio de todos os lançamentos contábeis desse período.

Com o período bloqueado, o sistema impede qualquer inclusão, alteração ou exclusão de movimentações, garantindo a segurança e a integridade das informações contábeis.

Essa medida contribui para a segurança e integridade das informações contábeis e facilita auditorias e revisões contábeis, uma vez que as informações do período fechado permanecem estáticas e podem ser analisadas sem alterações.

Além disso, nesta etapa, você pode anexar documentos relevantes, como balancetes, demonstrativos de resultado e relatórios gerenciais. E também, é possível anexar suas guias de impostos e gerar uma Conta a Pagar para o tributo correspondente.

O processo indicado neste artigo se refere ao Fechamento manual de Período Contábil.

O Omie garante o Fechamento automático, considerando a Periodicidade de Fechamento definida no Passo 3 - Integração Contábil: A - Layout e Sistema Contábil:

Tópicos do Artigo


Fechamento do Período

1) Faça login no Omie e acesse o módulo Painel do Contador:

2) Após acessar o Painel do Contador, basta clicar no Passo 6 - Fechamento do Período:

3) O sistema demonstrará uma relação com todos os períodos desta empresa, desde a ativação do aplicativo.

Basta clicar duas vezes sobre o período de interesse:

4) Na tela de "Período de Fechamento Contábil" você encontrará as seguintes opções:

(1) Dados do Período de Fechamento

Neste campo o Omie demonstrará qual o sistema contábil configurado e qual o período de fechamento optado no Passo 3 - Etapa A.

(2) Anexar Guias de Impostos:

Escolha o arquivo da guia que deseja importar. O Omie realizará uma leitura ótica da guia e automaticamente gerará um lançamento no Contas a Pagar do seu cliente com o valor correspondente a essa guia:

📣 Dica Omie

Os campos associados às guias de impostos irão variar conforme o Regime Tributário configurado no Omie.

Empresas enquadradas no Simples Nacional terão disponível apenas a opção do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), como ilustrado abaixo:

(3) Inserir Anexos:

Ao clicar nesta opção, você poderá inserir diversos anexos dentro do Omie, como balancetes, demonstrativos de resultado e relatórios gerenciais, para deixá-los disponíveis para o seu cliente:

Basta clicar em novo anexo e selecionar o arquivo que deseja importar:


Caso queira, você poderá visualizar, fazer o download ou excluir o anexo adicionado no sistema. Para isso, selecione o anexo e clique na opção que deseja:

(4) Bloquear os lançamentos contábeis do período.

Você poderá bloquear manualmente o Período Contábil para inclusão, exclusão ou modificação de registros, basta clicar sobre o link demonstrado abaixo:

bloquear lançamentos contábeis

Com isso, será apresentada uma mensagem de confirmação do bloqueio do período:

O sistema irá demonstrar que os lançamentos do período estão bloqueados:

O seu cliente só terá acesso para consultar as movimentações e gerar relatórios dentro do Omie.

(5) Observações

Você pode incluir observações relacionadas ao fechamento deste período:

Prontinho! Após incluir as informações necessárias, bloquear o período e colocar as observações que deseja, basta clicar em "Confirmar", e você finalizou toda a configuração do painel do contador! 🥳

💡 Informações Importantes

  • Após a abertura ou fechamento de um Período Contábil, um e-mail de notificação será enviado para o e-mail configurado no Passo 1 - Identificação do Contador.

  • Após o Bloqueio do Período, o Monitoramento de Prefeituras não poderá importar notas automaticamente para o Omie. Esta restrição visa evitar possíveis conflitos, garantir que as informações contábeis permaneçam precisas e não sejam alteradas inadvertidamente após o fechamento do período contábil.

  • Alterações em CFOP de Entrada, Custo de Estoque ou outras situações de entrada dos itens em uma Nota Fiscal de Entrada não serão permitidas para o mês e ano fechados.

  • Caso seja necessário efetuar um novo lançamento após o fechamento do período, é possível desbloqueá-lo, selecionando a opção abaixo:

  • Após o envio dos Lançamentos Contábeis, caso o período esteja desbloqueado e o cliente realize novos lançamentos, será necessário realizar todo processo de integração/envio dos arquivos novamente.


Suporte para Contadores

Caso você tenha lido todo o checklist do painel do contado e tenha alguma dúvida, não se preocupe, estamos aqui para te ajudar! 🚑

Entre em contato com o nosso suporte:

Para entrar em contato direto com a célula sucesso do contador, basta enviar um e-mail para ✉️ sucessodocontador@omie.com.br.


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