Cadastrando Contas a Pagar

Nesse artigo, aprenda como fazer o cadastro das suas Contas a Pagar.

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de uma semana

O Omie oferece uma plataforma simples e intuitiva para gerenciar suas Contas a Pagar.

Esse processo é fundamental para manter sua gestão financeira organizada, em dia e garantir maior controle sobre suas despesas.

Para que você consiga gerenciar essas demandas, no Omie você pode cadastrar as suas Contas a Pagar de diversas formas. 😉

Neste artigo, temos os seguintes tópicos:


Cadastrando suas Conta a Pagar

No Omie, dentro do Módulo de Finanças, o cadastro das suas Contas a Pagar pode ser feito de diversas maneiras, sendo elas:

  1. Importando uma NF-e de Compra: Essa funcionalidade permite importar automaticamente os dados do XML das suas notas fiscais de compra, agilizando o registro das Contas a Pagar.

  2. Informando um Código de Barras: Caso possua o código de barras das Contas a Pagar, é possível preenchê-lo diretamente para facilitar o cadastro.

  3. Cadastro Manual: A opção de inserção manual permite registrar as informações das Contas a Pagar de forma direta e personalizada.

  4. Por Planilha (em lote): Para maior praticidade, é possível cadastrar várias contas a pagar de uma vez só, utilizando uma planilha.

💡 Além dessas formas, é importante destacar outras opções disponíveis no Omie:

  • Monitoramento de Prefeituras: Utilize essa ferramenta para importar automaticamente as notas fiscais de fornecedores por meio do monitoramento direto das prefeituras.



Importando uma NF-e de Compra

1) No menu suspenso do módulo de Finanças, localize o tópico "Contas a Pagar" e clique em "+ Incluir":

2) Selecione a opção "Nota Fiscal Eletrônica":



3) O sistema permite que você digite a chave de acesso da nota (1), ou que importe o XML da sua NF-e de compra (2), caso não tenha sido tratada no módulo compras. Consequentemente, será possível gerar a movimentação de estoque de produtos contidos nessa nota, além dessa nota ficar disponível dentro do Painel de NF-e:


4) Então, você poderá definir alguns parâmetros e confirmar a operação:

⚠️ Importante: nesse momento, os produtos ainda não entraram no estoque. Para finalizar o processo, é necessário concluir o Recebimento da NF-e conforme explicado aqui.

Temos um treinamento exclusivo sobre o tema que você pode conferir no vídeo abaixo:


Informando um Código de Barras:

1) No menu suspenso do módulo de Finanças, localize o tópico "Contas a Pagar" e clique em "+ Incluir":


2) Selecione a opção "Código de Barras":



3) Você tem a opção de digitar manualmente o código de barras da sua conta (1) ou importar o boleto bancário (2) diretamente para o sistema:

Temos um treinamento exclusivo sobre o tema que você pode conferir no vídeo abaixo:


Cadastro Manual

Temos um treinamento exclusivo sobre o tema que você pode conferir no vídeo abaixo:

1) No menu suspenso do módulo de Finanças, localize o tópico "Contas a Pagar" e clique em "+ Incluir":


2) Selecione a opção "Inserção Manual":


3) Por esse método todos os dados deverão ser preenchidos manualmente. Para salvar a nova conta, temos alguns campos de preenchimento obrigatório, sendo:

  1. Favorecido / Fornecedor: A empresa que você comprou o produto / serviço. Caso seja um fornecedor novo, você pode incluí-lo diretamente daqui, basta clicar no símbolo em destaque e a inclusão do fornecedor será acionada. Confira também o artigo:

  2. Vencimento: Data que define o vencimento do título;

  3. Valor da Conta: Valor da parcela;

  4. Categoria: Classificação da despesa. Confira também os artigos

  5. Previsão de Pagamento: Data negociada com o fornecedor que define o pagamento

  6. Conta Corrente: Conta Corrente que será feito o pagamento. Confira também o artigo:

4) Além dos campos obrigatórios citados acima, a Omie disponibiliza diversas formas de controle e inserção de dados para uma melhor gestão das suas Contas a Pagar.


A seguir, apresentaremos todas as abas e forneceremos detalhes sobre os campos que podem ser preenchidos:

  • Aba Detalhes:

    Preencha o número da Nota(1), a Data de Emissão (2), a Data de Registro (3), o Projeto (4), e Observações (5) pertinentes a conta. E ainda, veja o histórico de alterações nessa Conta a Pagar (6):


  • Impostos Retidos:

    Caso seja necessário, preencha os valores dos impostos retidos e informe a retenção do serviço tomado:


  • Aba Departamentos:

    Nesta aba, você tem a opção de realizar o rateio da despesa entre os diversos departamentos envolvidos. Durante o processo de integração, se sua contabilidade utiliza o rateio por Centro de Custos, é a partir do departamento que você poderá alimentar essa informação:



  • Aba Repetição:

    Para otimizar a inclusão de contas recorrentes, como um aluguel, o sistema oferece uma função que permite aproveitar os dados preenchidos para criar "novas" contas. Dessa forma, ao utilizar essa funcionalidade, você não precisa inserir repetidamente as mesmas informações para contas que ocorrem com frequência, agilizando o processo de registro e garantindo maior eficiência na gestão financeira.


  • Aba Pagamento:

    Nesta aba, você tem a opção de realizar o processo de baixa manual da sua Conta a Pagar, ou cancelar uma baixa. Além disso, é possível visualizar se a despesa foi paga de forma parcial ou se houve múltiplos pagamentos realizados por diferentes bancos, e os valores de descontos, juros e multas:


  • Aba Integração Bancária e CNAB:

    Nesta aba é possível preencher os dados necessários para trabalhar com a automatização de pagamentos por dentro da Omie:


  • Aba Diversos:

    Você pode adicionar informações complementares à sua Conta a Pagar, sendo elas:

  1. Número do Pedido.

  2. Tipo de Documento. Selecione uma das opções disponíveis.

  3. Número de Documento.

  4. Número de Parcela.

  5. Chave da NF-e.

  6. Código de Barras.

  7. Vendedor.

  8. Origem. Preenchido automaticamente pelo sistema.


  • Aba Serviço Tomado

    Ao selecionar a Categoria "Compra de Serviços", ou "Serviço Tomado", ou outra que você configurou com o tipo de gasto "Serviço Tomado", será habilitada uma nova aba na Conta a Pagar, chamada "Sobre Serviço Tomado", conforme exemplo abaixo:

📌 Dica Importante para melhorar a sua experiência

  • É muito importante que você preencha os detalhes da sua Nota Fiscal de Serviço. Essas informações são importantes para alimentar o SPED Contribuições

  • Valide sempre com seu contador o que deve ser preenchido para que todos os detalhes cheguem até ele:


Conheça a Omie.Cash Conta e faça todas suas operações bancárias pelo Omie!

Para conhecer mais ou tirar suas dúvidas assista nosso treinamento ao vivo toda quarta-feira às 13h, ou assista às aulas gravadas com quem entende do assunto

Respondeu à sua pergunta?