No módulo de Finanças do Omie, você pode ter o controle de todas as despesas de suas empresa pelo recurso do Contas a Pagar.
Esse é um processo de suma importância para manter a gestão de sua empresa em dia e sob controle.
O cadastro das suas Contas a Pagar pode ser realizado de diversas formas, trazendo mais flexibilidade para o seu controle de despesas.
Cadastrando suas Contas a Pagar
Cadastrando através de uma NF-e de Compra
Cadastrando através de uma NF-e de Compra
Através desse método, você importa os dados da NF-e emitida pelo seu fornecedor, e o Omie utiliza as informações deste documento e cadastra a sua Conta a Pagar automaticamente.
1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Finanças:
2) No menu suspenso de Finanças (1), localize tópico do Contas a Pagar, e clique em “Incluir” (2):
3) Selecione a opção “Nota Fiscal Eletrônica”:
3) Você poderá digitar a chave de acesso da sua nota de compra, ou se preferir, importar o XML da NF-e.
💡 Lembrando que esse processo pode ser feito apenas se esta nota não estiver importada previamente no Omie, através do Módulo de Compras.
4) Desta forma, o Omie demonstrará a tela da NF-e importada.
Nesta etapa, é necessário verificar em cada um dos itens da nota se a opção de "Não deve gerar Conta a Pagar" está desmarcada, conforme o exemplo abaixo:
5) Agora, siga os passos de recebimento da nota, conforme descrito neste artigo. Então basta concluir a Nota, e será automaticamente gerada a Conta a Pagar relacionada:
E dessa forma você cria a Conta a Pagar importando a NF-e de Compra! 😄
⚠️Após cadastrar a Conta a Pagar pelo XML ou Chave de Acesso, ressaltamos que a entrada no estoque dos Produtos e a Conta a Pagar serão geradas apenas ao concluir o recebimento da NF-e.
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Cadastrando pelo Código de Barras
Cadastrando pelo Código de Barras
Por meio desse método, você pode inserir o código de barras e automaticamente o Omie criará a Conta a Pagar.
1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Finanças:
2) No menu suspenso de Finanças (1), localize tópico do Contas a Pagar, e clique em “Incluir” (2):
2) Selecione a opção "Código de Barras":
3) Desta forma, você pode digitar o código de barras (1) ou inserir o PDF do boleto (2). E após isso, basta clicar em continuar (3).
4) Após o preenchimentos dos dados, automaticamente o Omie registra a Conta a Pagar no sistema. 😄
🎓 Confira nosso treinamento exclusivo sobre o tema:
Inserção Manual
Inserção Manual
Utilizando esse método, você registra a Conta a Pagar de forma manual, preenchendo os dados conforme o valor a pagar ou pago.
1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Finanças:
2) No menu suspenso de Finanças (1), localize tópico do Contas a Pagar, e clique em “Incluir” (2):
2) Selecione a opção "Inserção Manual"
3) Na tela seguinte, você deverá preencher todos os dados da Conta a Pagar manualmente. Para te ajudar no preenchimento, apresentaremos os campos de preenchimento separadamente.
Recomendamos que você comece a preencher os seguintes campos:
(1) Favorecido / Fornecedor: Selecione o Fornecedor/Favorecido previamente cadastrado no Omie, ou caso seja um novo fornecedor, clique no clique de "link" para cadastra-lo:
(2) Vencimento: Preencha a data que define o vencimento do título.
(3) Valor da Conta: Defina o Valor da Conta a Pagar.
(4) Categoria: A Categoria é a classificação da Conta a Pagar, utilizada como controle interno, para visualização em relatórios, lançamentos contábeis, etc.
(5) Previsão de Pagamento: Preencha a data prevista para o Pagamento ao Fornecedor/Favorecido.
(6) Conta Corrente: Preencha a Conta Corrente que será feito o pagamento ao Fornecedor/Favorecido. Confira também o artigo:
4) Na Conta a Pagar há diversos campos a serem preenchidos. A seguir, destacamos para você cada campo detalhadamente:
Aba de Detalhes
Aba de Detalhes
Por meio desta aba, você pode preencher dados como o número da NF, Data da Emissão, preencher uma Observação para controle interno, entre outros:
(1) Nota Fiscal. Preencha o número da Nota Fiscal se necessario.
(2) Data da Emissão. Preencha a data de Emissão do documento.
(3) Data de Registro. Preencha a Data de Registro deste documento.
(4) Projeto. Preencha o projeto previamente cadastrado no Omie.
(5) Observação. Caso queira, preencha uma observação para controle interno.
(6) Última alteração. Ao clicar nessa opção, você acessa todo o histórico de alterações de sua Contas a Pagar.
Aba de Departamentos
Aba de Departamentos
Por meio desta aba, você pode selecionar os Centros de Custos, controlados no Omie por Departamentos, e determina o valor que será distribuido para cada um deles, ou seja, rateando os valores:
Aba de Repetição
Aba de Repetição
Nesta aba, você pode registrar repetições, ou seja, outras Contas a Pagar com o mesmo valor deste registro origem. Este recurso é muito utilizado em casos de Despesa Recorrentes, como por exemplo, o registro das contas de alugueis.
Ou seja, essa funcionalidade permite aproveitar os dados preenchidos na Contas a Pagar origem, assim não precisa criar repetidamente vários lançamentos com o mesmo valor:
Aba de Pagamentos
Aba de Pagamentos
Por meio desta aba, você pode registrar manualmente o valor e a data do pagamento, podendo realizar uma baixa total, ou uma baixa parcial.
Caso necessario é possivel cancelar as baixas realizadas manualmente:
Aba de Integração Bancária e CNAB
Aba de Integração Bancária e CNAB
Em poucos passos simples, o Omie permite configurar sua Conta Corrente para automatizar o processo de pagamento via CNAB.
Nesta aba, você pode preencher a forma de pagamento utilizada na Conta a Pagar, por meio de CNAB caso a Conta Corrente informada possua esse recurso no Omie.
Clique aqui para mais informações sobre as instituições bancarias que disponibilizam o CNAB.
Aba Diversos
Aba Diversos
Por meio desta aba, você pode preencher dados relacionados a NF, Tipo de Documento, Parcela, entre outros:
(1) Número do Pedido. Caso necessario, preencha o número do Pedido relacionado a essa Conta a Pagar.
(2) Tipo de Documento. Preencha o Tipo de Documento utilizado nessa operação.
(3) Número de Documento. Se necessario, preencha o Número do Documento relacionado a essa Conta a Pagar.
(4) Número de Parcela. Caso necessario, preencha o número da Parcela relacionado a essa Conta a Pagar.
(5) Chave da NF-e. Caso haja, preencha a Chave da NF-e.
(6) Código de Barras. Caso haja, preencha o Código de Barras associado a essa Conta a Pagar.
(7) Vendedor. Preencha o Vendedor relacionado a esse Conta a Pagar.
(8) Origem. Este campo é preenchido automaticamente pelo Omie, pois informa a Origem dessa Conta a Pagar.
Aba de Serviço Tomado
Aba de Serviço Tomado
No Omie, é possivel gerenciar os Serviços Tomados por meio de uma Conta a Pagar.
Na Conta a Pagar, é necessario utilizar uma Categoria com o Tipo de Gasto "Serviço Tomado" para que a aba de Serviço Tomado seja habilitada, e após isso basta preencher as informações da nota relacionada:
(1) Número da Nota Fiscal. Preencha o número da Nota Fiscal relacionada.
(2) Série. Preencha o número de Serie da Nota Fiscal relacionada.
(3) Código do Serviço (LC116). Registre as informações do LC116 relacionado a Nota Fiscal.
(4) Valor Total da Nota Fiscal. Informe o Valor Total da Nota Fiscal.
(5) CST do PIS (Código da Situação Tributária). Preencha os dados do Código da Situação Tributaria do PIS.
(6) CST do COFINS (Código da Situação Tributária). Registre o Código da Situação Tributaria do COFINS.
🔔 Em caso de dúvidas adicionais sobre o que preencher nos dados da Nota Fiscal de Serviço Tomado, recomendamos que entre em contato com sua contabilidade para que ela te forneça os dados sobre esta Nota Fiscal.
Cadastrando via planilha
Cadastrando via planilha
Para otimizar o seu tempo e aumentar a eficiência da sua gestão, para multiplos registros de Contas a Pagar, você pode utilizar a nossa Planilha modelo de Importação.🚀
⚠️ Ressaltamos alguns pontos sobre a Importação via Planilha:
Durante o processo de preenchimento da planilha, seja para inclusão ou atualização de registros, deve-se preencher todos os campos obrigatórios.
Antes de importar a planilha, verifique minuciosamente quais campos estão preenchidos e quais não estão.
Se houver uma coluna em branco na planilha, ao importa-la no Omie, haverá uma atualização, sobrepondo os dados do sistema e deixando-os em branco.