É comum que durante a rotina da sua empresa ocorram compras de serviços ou mesmo diversas despesas que envolvam a operação, para atender essas demandas é possível cadastrar contas a pagar direto no módulo finanças.

Acessando o passo 3 – Cadastrar Contas a Pagar

Você tem 3 possibilidades de inclusão dessa conta, sendo:

1. Nota Fiscal Eletrônica – O sistema permite que você importe o XML da sua NF-e (caso não tenha sido tratado pelo módulo de compras) e consequentemente é possível gerar a movimentação de estoque de produtos contidos nessa nota, além dessa nota ficar disponível dentro do Painel de NF-e.

2. Código de barras – Possibilidade de ler/digitar o código de barras da sua conta ou importar o boleto bancário, dessa forma otimizando o preenchimento de alguns dados.

3. Inserção Manual – Aqui todas as informações devem ser preenchidas manualmente.

Para salvar a nova conta, temos alguns campos de preenchimento obrigatório, que são:

1. Favorecido / Fornecedor - A empresa que você comprou o produto / serviço. Caso seja um fornecedor novo, você pode incluí-lo diretamente daqui, basta clicar no símbolo em destaque e a inclusão do fornecedor será acionada. Confira também o artigo Como cadastro meus clientes e fornecedores?

2. Vencimento - Data que define o vencimento do título.

3. Valor da Conta - Valor da parcela.

4. Categoria - Classificação da despesa. Confira também os artigos O que é uma Categoria?, Preciso de uma nova Categoria. E agora? e Informando mais de uma Categoria ao cadastrar Contas a Pagar.

5. Previsão de Pagamento - Data negociada com o fornecedor que define o pagamento.

6. Conta Corrente - Conta Corrente que será feito o pagamento. Confira também o artigo Como cadastro minhas contas correntes?.

Obs: Além dos campos obrigatórios citados acima a Omie disponibiliza diversas formas de controle e inserção de dados para uma melhor gestão das suas contas a pagar, nas seguintes abas podemos inserir:

Detalhes - Podemos destacar o número de Nota Fiscal, datas de emissão e registro, projeto e observações pertinentes a conta.

Impostos Retidos - Campos disponíveis para destacar os impostos retidos relacionados ao serviço tomado.

Departamentos - Possibilita o rateio de uma despesa entre os departamentos envolvidos nessa “compra”, caso sua contabilidade no momento da integração for utilizar rateio por Centro de Custos, é a partir do departamento que alimentamos essa informação.

Repetição - Para otimizar a inclusão de uma conta que ocorre com recorrência, por exemplo o aluguel, você pode usar essa função e já considerar todos os dados preenchidos anteriormente para as “novas” contas.

Pagamento - Uma das formas de baixar a sua conta a pagar, além de visualizar se foi paga parcialmente ou em mais de um banco.

Integração Bancária e CNAB - Dados necessários para trabalhar com a automatização de pagamentos por dentro da Omie, para entender como funciona essa função é só dar uma olhara aqui.

Diversos - Informações adicionais da sua conta, como número do pedido, tipo de documento, código de barras, etc.

Sobre água canalizada - Essa aba surge a partir do tipo de gasto definido na sua categoria (caso tenha alguma dúvida como fazer essa definição temos tudo explicado aqui), esse preenchimento é necessário para que a informação seja levado para o SPED.

Obs: Existem variações para outros tipos de gastos, por exemplo para serviços tomados, energia elétrica, telefonia, etc.

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