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Importando a NF-e de Fornecedor automaticamente
Importando a NF-e de Fornecedor automaticamente

Neste artigo, descubra como ativar o download automático das NF-es emitidas para a sua empresa via Agente da NF-e, e via E-mail de NF-e.

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Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de uma semana

No Omie, você tem a opção de importar suas notas de compra de duas maneiras: manualmente ou através da API.

No entanto, oferecemos dois recursos que permitem o download automático das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e dos Conhecimentos de Transporte Eletrônicos (CT-e) emitidos contra o seu CNPJ.

Neste artigo, vamos explicar como funciona o Agente da NF-e, como você pode ativá-lo e também como é possível capturar os documentos pelo E-mail da NF-e.

Lembrando que não é necessário ativar o Agente da NF-e para utilizar o E-mail da NF-e, elas são funcionalidades independentes. 😉

Confira o nosso treinamento exclusivo sobre o tema:

Neste artigo, temos os seguintes tópicos:


🕵️ Conheça o Agente da NF-e

O Agente de NF-e é um recurso que, a partir da sua ativação, realiza consultas no Ambiente Nacional do site da SEFAZ (SEFAZ AN).

Assim, sempre que o sistema detectar uma NF-e (Modelo 55) ou um CT-e (Modelo 57) associado ao CNPJ/IE configurado no Omie e ao Certificado Digital incluído no sistema, a nota será importada automaticamente para o Módulo de Compras.

É importante ressaltar que a captura acontece a partir da data de ativação deste recurso. Ou seja, todas as notas emitidas anteriormente a sua ativação, não serão capturadas.

As NF-es e CT-es importados pelo Agente de NF-e serão direcionados para o Passo 3 - Kanban de Compras, na coluna “Faturado pelo Fornecedor”, e serão identificados pelos ícones exibidos abaixo, respectivamente:

Então, será necessário apenas realizar o recebimento da NF-e ou do CT-e.


✉️ Conheça o E-mail de NF-e

Além do Agente da NF-e, o Omie possui um mecanismo de correio eletrônico para captura das Notas Fiscais e Conhecimentos de Transporte.

Esse mecanismo consiste em um endereço exclusivo atribuído à sua empresa. Assim, todas as NF-es e CT-es emitidas informando esse endereço ou enviadas para ele por e-mail, e que estejam relacionadas ao seu CNPJ, serão importadas automaticamente no Omie.

⚠️ Atenção. É importante ressaltar que o E-mail de NF-e não é um webmail, onde é possível acessar, enviar e gerenciar mensagens como em uma caixa de correio eletrônico convencional.

Em vez disso, pense nele como o seu endereço exclusivo designado para o "E-mail da NF-e", cuja função é direcionar automaticamente as notas fiscais recebidas para o módulo de compras do Omie. Nesse contexto, você pode personalizar apenas o "apelido" desse endereço de e-mail, ou seja, a parte que vem antes do "@" (arroba), conforme exemplificado abaixo:

image.png

Para a captura das notas, é necessário apenas os documentos sejam emitidos informando esse endereço, ou que os arquivos XML das notas sejam enviados por e-mail para esse endereço, e que o CNPJ do destinatário coincida com o informado nos "Dados da Minha Empresa".

Dessa forma, esses documentos serão automaticamente capturados e exibidos no Passo 3 - Kanban de Compras, como mostrado no exemplo a seguir:

image.png

Então, será necessário apenas realizar o recebimento da NF-e ou do CT-e.


Ativando o Agente da NF-e

1) Para acessar as configurações do sistema, clique no ícone de engrenagem localizado no canto superior direito da tela:

2) Nas configurações, selecione a opção "6. Importação da NF-e do Fornecedor":

3) Clique em "Ativar o Agente da NF-e", e em seguida, em "Confirmar":

4) Excelente! Seu Agente já está ativo para realizar o download automático de todas as notas fiscais faturadas para a sua empresa a partir deste momento. 🎉

💡 Lembrando que:


Configurando o E-mail de NF-e

1) Para acessar as configurações do sistema, clique no ícone de engrenagem localizado no canto superior direito da tela:

2) Nas configurações, selecione a opção "6. Importação da NF-e do Fornecedor":

3) Aqui, você poderá preencher o "apelido" do endereço que será usado para capturar automaticamente as NF-es recebidas. Preencha o "nome de usuário" do E-mail da NF-e (1) e, em seguida, clique em "Confirmar" (2):

💡 Exemplo de nome de utilizador: NomeDaSuaEmpresa@nfe.omie.com.br

4) Tudo pronto! Seu E-mail de NF-e já está configurado e você pode compartilhar este endereço com seus fornecedores. 🎉

💡Lembrando que:

  • É necessário atender a todos os pré-requisitos para a captura.

  • Não é necessário ativar o Agente da NF-e para utilizar o E-mail da NF-e, elas são funcionalidades independentes.


📚 FAQ sobre a Importação Automática de NF-e

Organizamos as respostas para as perguntas mais comuns sobre o Agente de NF-e e o E-mail de NF-e. 🤗

1) Quais tipos de nota são capturadas?

O Agente e o E-mail da NF-e realizarão a captura dos seguintes documentos eletrônicos, desde que eles sejam relacionados à mesma Inscrição Estadual (IE) e CNPJ informados no certificado digital importado no Omie:

  • Notas Fiscais de Produto (NF-e Modelo 55) emitidos contra o seu CNPJ.

  • Conhecimentos de Transporte (CT-e Modelo 57) emitidos contra o seu CNPJ.

⚠️ Atenção: As notas em que o "tipo de operação" for classificado como entrada (tpNF = 0) não serão capturadas.


2) Quais são os pré-requisitos necessários para a importação das notas pelo Agente de NF-e?

  1. Preencher todas as configurações do "Dados da Minha Empresa";

  2. Ter um certificado digital importado e dentro da validade;

  3. Ter NF-es emitidas contra o seu CNPJ após a ativação do agente

    1. 💡 Lembre-se de que a captura retroativa das notas não é possível.

  4. O XML completo ser disponibilizado na SEFAZ AN.

⚠️ Atenção: Para que uma NF-e seja capturada, é necessário que o CNPJ do destinatário corresponda exatamente ao CNPJ do seu certificado digital importado no Omie, e que a Inscrição Estadual seja a mesma.


3) Quais são os pré-requisitos necessários para a importação das notas pelo E-mail da NF-e?

  1. Um documento seja emitido informando esse endereço OU que o XML das notas/conhecimentos de transporte sejam enviados por e-mail para o endereço configurado.

  2. Lembrando que não é preciso ativar o Agente de NF-e para utilizar o E-mail de NF-e, elas são funcionalidades independentes.

⚠️ Atenção: Para que uma NF-e ou um CT-e seja capturado, é fundamental que o CNPJ do tomador seja idêntico ao informado nos "Dados da Minha Empresa".



4) Existe um prazo para a captura das notas?

  • Prazo do Agente da NF-e

    O Agente de NF-e conseguirá realizar a captura das notas assim que estiverem disponíveis com o arquivo completo na SEFAZ AN (Nacional), em um prazo de até 24 horas.

💡 Quando uma NF-e/CT-e é emitida, é inicialmente disponibilizado para a SEFAZ Nacional um "XML resumido" que contém apenas algumas informações da nota.


Se o Agente de NF-e consultar a SEFAZ AN e encontrar um arquivo resumido, ele não conseguirá realizar a captura. Saiba mais.

  • Prazo do E-mail da NF-e

    Por outro lado, em relação ao E-mail de NF-e, é esperado que haja um período desde o envio do e-mail até a captura e o registro da nota/CT-e no Omie.


5) O que é a SEFAZ AN?

Conforme explicado no FAQ da SEFAZ, ela segue um modelo operacional que envolve o envio das Notas Fiscais pelos emissores para validação e emissão pela SEFAZ Local.

Após a autorização, as NF-es são transmitidas diretamente pela SEFAZ Local para a Receita Federal do Brasil, no Ambiente Nacional (SEFAZ AN). Inicialmente, A é disponibilizado para SEFAZ Nacional um "XML resumido" contendo apenas algumas informações da nota. Posteriormente, o XML completo da nota é disponibilizado.

Podem ocorrer, entretanto, eventualmente, problemas técnicos que adiem essa transmissão, de modo que a NF-e não conste imediatamente no Ambiente Nacional após sua autorização.

O Agente de NF-e conseguirá realizar a captura das notas assim que estiverem disponíveis com o arquivo completo na SEFAZ AN (Nacional), em um prazo de até 24 horas.


6) Como posso saber se minha nota está disponível na SEFAZ AN?

Para verificar a inclusão da NF-e/CT-e na SEFAZ Nacional, basta efetuar uma consulta no Portal da NF-e, utilizando a chave de acesso da nota:

No canto inferior direito, será demonstrado a data e hora da inclusão:


7) Minha NF-e/CT-e ainda não foram importados, e agora?

Existem certos fatores que podem impedir a importação da NF-e/CT-e, como detalharemos a seguir.

No entanto, se você estiver com urgência para registrar esses documentos no Omie, recomendamos que faça a importação manual:

  • Sobre o E-mail de NF-e o que devo analisar?

    1. A NF-e ou o CT-e foi emitido mencionando o endereço do E-mail da NF-e?

    2. A NF-e ou o CT-e foi enviado para o endereço correto?

    3. O XML do documento está anexado no e-mail?

    4. O destinatário da NF-e possui o mesmo CNPJ dos "Dados da Minha Empresa"?

📣 Caso esteja tudo certo, e ainda assim, a nota não foi importada, não se preocupe!

Entre em contato com o nosso suporte. Nosso time está pronto para te ajudar, identificaremos o erro e iremos te auxiliar na resolução. 😉 🚑


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Ativando o agente de nf-e, e-mail do agente, importação automática de notas
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