Você, comerciante do varejo, sabe que as vendas rápidas são parte do seu dia a dia: o cliente chega, compra e leva seu Cupom Fiscal impresso. Mas que tal transformar esse processo em uma oportunidade de crescimento?
Manter um controle eficiente dessas transações é essencial para otimizar seu estoque e impulsionar suas receitas. Com o Omie, você se conecta a parceiros de PDV (Ponto de Venda) que garantem que cada venda seja automaticamente registrada. Assim, você simplifica sua gestão e ganha mais tempo para focar no que realmente importa: fazer seu negócio crescer!
⚠️ Cada parceiro tem requisitos específicos para os equipamentos e para iniciar a operação. Confira diretamente com o parceiro escolhido quais são esses requisitos e onde encontrar suporte caso tenha dúvidas ou precise de ajuda.
No Omie, você precisa se atentar a alguns pontos de configuração e cadastros para acontecer a sincronização correta com o PDV que você escolheu trabalhar! Vamos lá 😉
Tópicos do Artigo
Configurações Iniciais
1) No Omie, você deve realizar o cadastro completo de sua empresa na área "Dados da Minha Empresa", pois todos esses dados são indispensáveis para que seu PDV funcione corretamente.
💡 Dica. Não se esqueça de preencher o Código de Segurança do Contribuinte (CSC)
2) Para te ajudar no preenchimento completo dos dados, separamos um artigo importante:
Configurações das Contas Correntes
Além de cadastrar suas Contas Correntes, você deve cadastrar:
A Conta Caixinha para recebimentos em dinheiro
E a Administradoras de Cartões que você utiliza para gerenciar as vendas realizadas no PDV
Conta Caixinha
Conta Caixinha
1) No cadastro da Conta Corrente, ao selecionar o tipo de conta como "Caixinha", acesse a aba "PDV":
2) Marque a opção "Utilizar esta conta corrente no meu PDV" para que os campos de configuração sejam habilitados:
3) Preencha as informações para integração:
(1) Sincronizar os recebimentos de forma analítica (venda a venda): Essa opção permite que o PDV envie cada venda individualmente para o sistema, facilitando a análise detalhada de cada transação.
(2) Categoria: Selecione a Categoria conforme a sua operação. Lembrando que as categorias são cadastradas conforme esse passo a passo.
Administradora de Cartões
Administradora de Cartões
1) No cadastro da Conta Corrente, ao selecionar o tipo de conta como "Administradora de Cartões", acesse a aba "PDV":
2) Nela, é possível preencher as informações necessárias para a integração, sendo elas:
Aba detalhes:
Sincronizar os recebimentos de forma analítica (venda a venda): Essa opção permite que o PDV envie cada venda individualmente para o sistema, facilitando a análise detalhada de cada transação.
Categoria: Selecione a Categoria que será utilizada com a receita de vendas. Lembrando que as categorias são cadastradas conforme esse passo a passo.
Administradora de Cartões: Informe o Intermediador da transação, selecionando um cadastro já existente no Omie.
Tipo de TEF: Selecione uma das opções disponibilizadas.
CNPJ da Instituição Financeira: Preencha o CNPJ da Instituição Financeira para gerar o Registro 1601.
Aba Conciliação de Cartões:
Código do Estabelecimento. Em geral, esse campo é preenchido com o CNPJ da Administradora de Cartões.
Bandeira do Cartão: Selecione uma das opções disponíveis.
Tipo de Cartão: Selecione uma das opções disponíveis.
Aba Taxas:
Dias para vencimento: Preencha conforme orientação da Administradora de Cartões.
Máximo de Parcelas Permitidas: Selecione uma das opções disponíveis.
Parcelamento e Taxas da Operação: Preencha conforme orientação da Administradora de Cartões.
Configurações dos Produtos
1) Após realizar o Cadastro do Produto, acesse a aba "Informações Adicionais" e marque a opção "Este produto é vendido através de Cupom Fiscal ECF, SAT ou NFC-e (no PDV)":
2) Na aba "Recomendações Fiscais", não se esqueça de preencher a "Origem da Mercadoria", conforme o exemplo abaixo:
3) Quando fizer isso, automaticamente o produto será enviado para sincronização com o PDV!
💡 Tenho muitos produtos, como posso marcar todos de uma vez?
Caso queira enviar todos os produtos de uma vez, passe o cursor do seu mouse sobre o módulo "Vendas e NF-e":
E no menu suspenso, localize o grupo de Produtos e clique em "Exibir Todos":
Selecione os produtos desejados (1) e clique em "Alterar Produtos Selecionados" (2):
Acesse a aba "Informações Adicionais" (1), marque a opção "Vendidos através de Cupom Fiscal ECF, SAT ou NFC-e (no PDV)" e clique em "Sim" (2). Após realizar as marcações, clique em "Confirmar" (3):
Configurações dos Impostos
1) Para configurar os tributos para suas vendas no PDV, seja a empresa optante pelo regime do Simples Nacional ou do Lucro Presumido e Real, é importante a parametrização baseada no código NCM dos produtos que já foram cadastrados no Omie e serão vendidos usando o PDV:
2) Dentro do Cenário Fiscal Padrão* clique em "CF-e SAT e NFC-e":
*💡 Lembrando que apenas o Cenário Fiscal Padrão será utilizado para realizar a integração com o PDV
3) Selecione o NCM desejado:
4) Dentro do NCM, você deve fazer a configuração:
(1) CFOP da Venda (ou Revenda): Selecione o CFOP para a operação.
(2) ICMS: Preencha a Situação Tributária, Modalidade da Base de Cálculo, caso tenha Desoneração de ICMS preencha o motivo com uma das opções disponíveis, Código do Benefício Fiscal, alíquota do ICMS e o FCP o ICMS.
(3) PIS - Situação Tributária do PIS, e caso necessário preencha também o Tipo de Cálculo para o PIS, Alíquota do PIS (%), Valor do PIS por Unid. Tributável e Redução de Base do PIS (%):
(4) COFINS - Situação Tributária do COFINS, e caso necessário preencha também o Tipo de Cálculo para o COFINS, Alíquota do COFINS(%), Valor do COFINS por Unid. Tributável e Redução de Base do COFINS(%):
📌 Dica
Lembre-se de consultar a sua contabilidade sobre o preenchimento correto dos tributos.