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Checklist para Configuração e Utilização do PDV
Checklist para Configuração e Utilização do PDV

Neste artigo, descubra o checklist para configuração e utilização dos parceiros de PDV

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Escrito por Filipe Santos
Atualizado há mais de um mês

Você já imaginou transformar cada venda rápida em uma oportunidade de crescimento? Com o Omie, isso é possível! Ao integrar seu PDV, todas as suas vendas serão registradas automaticamente em nosso sistema, permitindo um controle preciso do seu estoque e otimizando sua gestão.

Ganhe mais tempo para se dedicar ao que realmente importa: expandir seu negócio.

⚠️ Cada parceiro tem requisitos específicos para os equipamentos e para iniciar a operação. Confira diretamente com o parceiro escolhido quais são esses requisitos e onde encontrar suporte caso tenha dúvidas ou precise de ajuda.

No Omie, você precisa se atentar a alguns pontos de configuração e cadastros para acontecer a sincronização correta com o PDV que você escolheu trabalhar. Vamos lá! 😉

Tópicos do Artigo


Configurações Iniciais

1) No Omie, você deve realizar o cadastro completo de sua empresa na área "Dados da Minha Empresa", pois todos esses dados são indispensáveis para que seu PDV funcione corretamente.

2) Na tela inicial da Omie, clique no ícone que se parece com uma engrenagem ⚙️ para acessar as configurações:

3) Agora, na Aba “Principais”, clique na opção "1. Dados da Minha Empresa":

💡 Dica

Não se esqueça de preencher o Código de Segurança do Contribuinte

3) Para te ajudar no preenchimento completo dos dados, separamos um artigo importante:

4) Para dar início, será preciso organizar alguns itens, divididos entre aqueles que dependem da sua contabilidade e outros que devem ser providenciados na sua empresa.

⚠️ Essas especificações são para o Omie.PDV, caso tenha contratado outro PDV parceiro, consulte as informações necessárias diretamente com o suporte do parceiro.

Na sua empresa:

Com sua contabilidade:

5) Com essas informações vamos continuar com o passo a passo!


Configurando suas Contas Correntes

1) No Omie.PDV, é possível utilizar diversas formas de recebimento. Neste guia, vamos mostrar como configurar cada uma delas no Omie ERP.

⚠️ Essas especificações são para o Omie.PDV, caso tenha contratado outro PDV parceiro, consulte as informações necessárias diretamente com o suporte do parceiro.

Conta Caixinha

1) Acesse a conta de interesse, ou, cadastre uma nova conta corrente no seu Omie.ERP. Esta conta será utilizada para as formas de recebimento Dinheiro e Cheque.

2) No cadastro da Conta Corrente, ao selecionar o tipo de conta como "Caixinha", acesse a aba "PDV":

image.png

3) Marque a opção "Utilizar esta conta corrente no meu PDV" para que os campos de configuração sejam habilitados:

4) Preencha as informações para integração:

  • (1) Sincronizar os recebimentos de forma analítica (venda a venda). Essa opção permite que o PDV envie cada venda individualmente para o sistema, facilitando a análise detalhada de cada transação.

  • (2) Categoria. Selecione a Categoria conforme a sua operação. Lembrando que as categorias são cadastradas conforme esse passo a passo.

Administradora de Cartões

1) Acesse a conta de interesse, ou, cadastre uma nova conta corrente no seu Omie.ERP.

💡 Dica

No Omie.PDV Varejo Desktop as formas Débito, Crédito, Alimentação e Refeição são aceitas.

1) No cadastro da Conta Corrente, ao selecionar o tipo de conta "Administradora de Cartões", acesse a aba "PDV":

2) Nela, é possível preencher as informações necessárias para a integração, sendo elas:

  • Aba detalhes:

  • Sincronizar os recebimentos de forma analítica (venda a venda): Essa opção permite que o PDV envie cada venda individualmente para o sistema, facilitando a análise detalhada de cada transação.

  • Categoria: Selecione a Categoria que será utilizada com a receita de vendas. Lembrando que as categorias são cadastradas conforme esse passo a passo.

  • Administradora de Cartões: Informe o Intermediador da transação, selecionando um cadastro já existente no Omie.

  • Tipo de TEF: Selecione uma das opções disponibilizadas.

  • CNPJ da Instituição Financeira: Preencha o CNPJ da Instituição Financeira para gerar o Registro 1601.

  • Aba Conciliação de Cartões:

  • Código do Estabelecimento. Em geral, esse campo é preenchido com o CNPJ da Administradora de Cartões.

  • Bandeira do Cartão: Selecione uma das opções disponíveis.

  • Tipo de Cartão: Selecione uma das opções disponíveis.

  • Aba Taxas:

  • Dias para vencimento: Preencha conforme orientação da Administradora de Cartões.

  • Máximo de Parcelas Permitidas: Selecione uma das opções disponíveis.

  • Parcelamento e Taxas da Operação: Preencha conforme orientação da Administradora de Cartões.

Conta-corrente

1) Acesse a conta de interesse, ou, cadastre uma nova conta corrente no seu Omie.ERP.

2) No campo "Nome da Conta", defina um nome de acordo com a operação que irá gerenciar nesta conta:

As opções aceitas para uso com o Omie.PDV são:

  • Boleto. Nesta opção, os recebimentos serão integrados com a forma de pagamento Boleto.

  • Pix. Nesta opção, os recebimentos serão integrados com a forma de pagamento Pix

3) No cadastro da conta, ao selecionar o "Tipo de Conta Corrente"(1) como "Conta Corrente"(2), acesse a aba "PDV"(3):

4) Habilite a opção “Utiliza esta conta-corrente no meu PDV” (1) e a “Sincronizar os recebimentos de forma analítica (venda a venda)" (2) e selecione a “Categoria” (3) de Receita correspondente

5) Tudo certo! A Conta Corrente estará disponível como forma de recebimento.

1) Para habilitar a forma de pagamento Omie.CASH Pix siga esse passo a passo, desde a ativação da conta até a emissão do cupom com Pix


Configurando Impostos

1) Para configurar os tributos para suas vendas no PDV, seja a empresa optante pelo regime do Simples Nacional ou do Lucro Presumido e Real, é importante a parametrização baseada no código NCM dos produtos que já foram cadastrados no Omie e serão vendidos usando o PDV.

2) No modulo de Vendas e NF-e do Omie.ERP acesse a opção "Configurar Impostos" no menu suspenso:

3) Dentro do Cenário Fiscal Padrão* clique em "CF-e SAT e NFC-e":

💡 Lembrando que apenas o Cenário Fiscal Padrão será utilizado para realizar a integração com o PDV

4) Selecione o NCM desejado:

5) Dentro do NCM, você deve fazer as seguintes configurações:

  • (1) CFOP da Venda (ou Revenda). Selecione o CFOP para a operação.

  • (2) ICMS. Preencha a Situação Tributária, Modalidade da Base de Cálculo, caso tenha Desoneração de ICMS preencha o motivo com uma das opções disponíveis, Código do Benefício Fiscal, alíquota do ICMS e o FCP o ICMS.

  • (3) PIS. Situação Tributária do PIS, e caso necessário preencha também o Tipo de Cálculo para o PIS, Alíquota do PIS (%), Valor do PIS por Unid. Tributável e Redução de Base do PIS (%):

  • (4) COFINS. Situação Tributária do COFINS, e caso necessário preencha também o Tipo de Cálculo para o COFINS, Alíquota do COFINS(%), Valor do COFINS por Unid. Tributável e Redução de Base do COFINS(%):

💡 Dica

Lembre-se de consultar a sua contabilidade sobre o preenchimento correto dos tributos.

6) Agora vamos para a configuração dos produtos.


Configurando os Produtos

1) Após realizar o Cadastro do Produto, acesse a aba "Informações Adicionais"(1) e marque a opção "Este produto é vendido através de Cupom Fiscal ECF, SAT ou NFC-e (no PDV)"(2):

2) Na aba "Recomendações Fiscais"(1), não se esqueça de preencher a "Origem da Mercadoria"(2), conforme o exemplo abaixo:

3) Quando fizer isso, clique em salvar assim o produto será enviado para sincronização com o PDV:

💡 Tenho muitos produtos, como posso atualizar todos de uma vez?

1) Caso queira enviar todos os produtos de uma vez, passe o cursor do seu mouse sobre o módulo "Vendas e NF-e":

2) No menu suspenso, localize o grupo de Produtos e clique em "Exibir Todos":

3) Selecione os produtos desejados (1) e clique em "Alterar Produtos Selecionados" (2):

4) Acesse a aba "Informações Adicionais" (1), marque a opção "Vendidos através de Cupom Fiscal ECF, SAT ou NFC-e (no PDV)" e clique em "Sim" (2). Após realizar as marcações, clique em "Confirmar" (3):

4) Descubra agora como sincronizar os dados do seu PDV e manter tudo atualizado!

Basta clicar no símbolo "⬇️" na opção desejada:

PDVs parceiros

1) Para mais informações, consulte o suporte do parceiro ou acesse a Omie.Store.

Omie.PDV Varejo (Desktop)

1) Abra o Omie.PDV Varejo Desktop, inicie o movimento do caixa, acesse o menu "F12 Menu Principal" (1) e selecione a opção "6 Sincronizar dados"(2):

2) Confirme a sincronização de dados:

3) Aguarde a tela de sincronização:

4) Tudo certo, seus produtos serão exibidos no PDV.

⚠️ Caso seus produtos não apareçam no PDV, entre em contato com o suporte do Omie.PDV

Omie.PDV Varejo (Mobile e Restaurante)

1) Assim que salvar os produtos, eles serão sincronizados automaticamente em poucos minutos. Aguarde até que eles apareçam no seu dispositivo.

⚠️ Caso seus produtos não apareçam no PDV, entre em contato com o suporte do Omie.PDV

5) Tudo certo, seus produtos estão prontos para serem vendidos no PDV.


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