O cadastro de produtos é uma das bases de gestão, é parte de um controle determinante para o sucesso de um negócio e essencial para mantê-lo bem organizado.
Aqui iremos demonstrar todas as formas de cadastrar seus produtos no Omie. 🚀
Neste artigo, temos os seguintes tópicos:
Cadastrando seus produtos manualmente
1) No Menu suspenso no Módulo "Vendas e NF-e", localize o tópico "Produtos" e clique em "+ Incluir":
2) Agora é só iniciar o preenchimento de todos os dados do produto! 😄
Comece preenchendo o cabeçalho do cadastro:
(1) Descrição. O nome do produto, é por ele que você vai procurar os produtos quando for incluí-los no "Pedido de Venda". Aqui não existe nenhuma regra específica, utilize um nome que seja familiar e intuitivo, lembrando que é essa descrição que será impressa na nota fiscal;
(2) Código do Produto. Código que identifica de forma única o produto. Caso você não tenha uma codificação dos seus produtos, ou não queira utilizar essa informação, pode ficar tranquilo que o Omie resolve isso para você, sugerindo uma numeração automática;
⚠️ Informações Importantes
Essa sequência numérica sugerida automaticamente pelo Omie não pode ser alterada.
Cada item possui um código único atrelado a ela. Ou seja, não é permitida a inclusão de itens diferentes com o mesmo código.
(3) Unidade. Unidade na qual você estoca e vende o produto;
(4) Código NCM. NCM significa "Nomenclatura Comum do Mercosul" e trata-se de um código de oito dígitos estabelecido pelo governo brasileiro para identificar a natureza da mercadoria. Ele também indica qual a "alíquota do IBPT".
Caso você tenha dúvidas sobre esse preenchimento, consulte sua contabilidade
Conforme o NCM preenchido, o sistema disponibilizará opções para preenchimento de informações complementares específicas. Essas informações são relevantes para categorias específicas de produtos, tais como "medicamento", "combustível", "armamento" e "veículos novos".
(5) Código EAN (GTIN). Código de barras do produto (preenchimento opcional);
📌 Lembrando que o campo GTIN/EAN deve ser válido, podendo ser preenchido com:
Código de 8 números (GTIN - 8)
Código de 12 números (GTIN - 12)
Código de 13 números (GTIN - 13)
Código de 14 números (GTIN - 14)
Vazio (em branco)
Termo literal: "SEM GTIN"
Essa validação efetuada conforme prefixos e orientações constantes na “Tabela Prefixo GS1” publicada no Portal Nacional da NF-e
Segundo a tabela, para os códigos do Brasil, os prefixos devem iniciar com 789 ou 790
Obs.: Em caso de dúvidas, consulte sua contabilidade ;)
(6) Preço Unitário de Venda. Preço que você cobra pelo produto;
(7) Família de Produto. A família de produtos permite agrupar e categorizar produtos, facilitando o gerenciamento deles.
3) Em seguida, clique em "Salvar":
Agora, detalharemos sobre o preenchimento das demais abas do cadastro do produto. 😄
Preenchendo as Abas do Cadastro do Produto
Além das informações principais, no cadastro do produto você encontrará 8 abas para preenchimento, contendo diversas parametrizações essenciais. São elas:
(1) Aba Estoque
(3) Aba Fornecedores
(8) Aba Observações
Aba Estoque
Nessa área, você terá acesso ao resumo das informações de estoque deste produto. Além disso, você tem a opção de definir o estoque mínimo para esse item.
O estoque mínimo é um indicador importante que corresponde à quantidade mínima de mercadorias que a empresa deve manter em estoque. Essa definição é fundamental para garantir a disponibilidade dos produtos aos clientes e evitar situações de falta de estoque.
Aba Custo de Estoque
Nesta tela, o sistema demonstrará a variação do custo médio contábil do produto nos últimos 12 meses.
Aba Fornecedores
Nesta aba, você terá a possibilidade de definir informações específicas para a compra de produtos de cada fornecedor. Aqui estão algumas das configurações que podem ser feitas:
Aba Histórico de Compras
Nesta aba, você encontrará o histórico de compras, ou seja, um resumo das transações anteriores relacionadas a esse produto específico, oferecendo uma visão detalhada das compras realizadas.
É importante ressaltar que o histórico exibido será baseado nas notas fiscais de compra que foram recebidas no sistema.
Aba Informações Adicionais
Aqui você poderá personalizar mais detalhadamente seu produto, informando peso, altura, largura, entre outros:
Aba Características
Você poderá adicionar características ao produto:
Aba Recomendações Fiscais
As recomendações fiscais do seu produto fornecem orientações sobre o tipo de mercadoria. Além disso, essas recomendações são diretrizes fiscais relacionadas ao produto, que auxiliam no correto enquadramento tributário e na determinação dos impostos incidentes sobre a venda ou revenda a partir dos cenários fiscais configurados:
Aba Observações
Insira uma descrição detalhada ao produto. Você pode criar observações internas, e também observações para visualização na NF-e:
💡 Em caso de dúvidas específicas sobre o que preencher no cadastro do seu produto, seu contador pode te ajudar bastante, ele é a pessoa que conhece o seu negócio e poderá responder o que você deve colocar em cada campo.
📚 Artigos Relacionados que podem ser de grande ajuda: