Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesCadastros ComunsCadastrando meus Produtos
Cadastrando os Produtos que Compro, Estoco e Revendo
Cadastrando os Produtos que Compro, Estoco e Revendo

Neste artigo, descubra como cadastrar no Omie os seus produtos.

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de 8 meses

O cadastro de produtos é uma das bases de gestão, é parte de um controle determinante para o sucesso de um negócio e essencial para mantê-lo bem organizado.

Aqui iremos demonstrar todas as formas de cadastrar seus produtos no Omie. 🚀

Neste artigo, temos os seguintes tópicos:


Cadastrando seus produtos manualmente

1) No Menu suspenso no Módulo "Vendas e NF-e", localize o tópico "Produtos" e clique em "+ Incluir":

2) Agora é só iniciar o preenchimento de todos os dados do produto! 😄

Comece preenchendo o cabeçalho do cadastro:

  • (1) Descrição. O nome do produto, é por ele que você vai procurar os produtos quando for incluí-los no "Pedido de Venda". Aqui não existe nenhuma regra específica, utilize um nome que seja familiar e intuitivo, lembrando que é essa descrição que será impressa na nota fiscal;

  • (2) Código do Produto. Código que identifica de forma única o produto. Caso você não tenha uma codificação dos seus produtos, ou não queira utilizar essa informação, pode ficar tranquilo que o Omie resolve isso para você, sugerindo uma numeração automática;

⚠️ Informações Importantes

  • Essa sequência numérica sugerida automaticamente pelo Omie não pode ser alterada.

  • Cada item possui um código único atrelado a ela. Ou seja, não é permitida a inclusão de itens diferentes com o mesmo código.

  • (3) Unidade. Unidade na qual você estoca e vende o produto;


  • (4) Código NCM. NCM significa "Nomenclatura Comum do Mercosul" e trata-se de um código de oito dígitos estabelecido pelo governo brasileiro para identificar a natureza da mercadoria. Ele também indica qual a "alíquota do IBPT".

    Caso você tenha dúvidas sobre esse preenchimento, consulte sua contabilidade

    Conforme o NCM preenchido, o sistema disponibilizará opções para preenchimento de informações complementares específicas. Essas informações são relevantes para categorias específicas de produtos, tais como "medicamento", "combustível", "armamento" e "veículos novos".

  • (5) Código EAN (GTIN). Código de barras do produto (preenchimento opcional);

📌 Lembrando que o campo GTIN/EAN deve ser válido, podendo ser preenchido com:

  • Código de 8 números (GTIN - 8)

  • Código de 12 números (GTIN - 12)

  • Código de 13 números (GTIN - 13)

  • Código de 14 números (GTIN - 14)

  • Vazio (em branco)

  • Termo literal: "SEM GTIN"

Essa validação efetuada conforme prefixos e orientações constantes na “Tabela Prefixo GS1” publicada no Portal Nacional da NF-e

Segundo a tabela, para os códigos do Brasil, os prefixos devem iniciar com 789 ou 790

Obs.: Em caso de dúvidas, consulte sua contabilidade ;)

  • (6) Preço Unitário de Venda. Preço que você cobra pelo produto;

  • (7) Família de Produto. A família de produtos permite agrupar e categorizar produtos, facilitando o gerenciamento deles.

3) Em seguida, clique em "Salvar":

Agora, detalharemos sobre o preenchimento das demais abas do cadastro do produto. 😄


Preenchendo as Abas do Cadastro do Produto

Além das informações principais, no cadastro do produto você encontrará 8 abas para preenchimento, contendo diversas parametrizações essenciais. São elas:

  • Aba Estoque

Nessa área, você terá acesso ao resumo das informações de estoque deste produto. Além disso, você tem a opção de definir o estoque mínimo para esse item.

O estoque mínimo é um indicador importante que corresponde à quantidade mínima de mercadorias que a empresa deve manter em estoque. Essa definição é fundamental para garantir a disponibilidade dos produtos aos clientes e evitar situações de falta de estoque.

💡 Você poderá informar o estoque mínimo desta maneira:

  • Aba Custo de Estoque

Nesta tela, o sistema demonstrará a variação do custo médio contábil do produto nos últimos 12 meses.

  • Aba Fornecedores

Nesta aba, você terá a possibilidade de definir informações específicas para a compra de produtos de cada fornecedor. Aqui estão algumas das configurações que podem ser feitas:

  • Aba Histórico de Compras

Nesta aba, você encontrará o histórico de compras, ou seja, um resumo das transações anteriores relacionadas a esse produto específico, oferecendo uma visão detalhada das compras realizadas.

É importante ressaltar que o histórico exibido será baseado nas notas fiscais de compra que foram recebidas no sistema.

  • Aba Informações Adicionais

Aqui você poderá personalizar mais detalhadamente seu produto, informando peso, altura, largura, entre outros:

  • Aba Características

Você poderá adicionar características ao produto:

  • Aba Recomendações Fiscais

As recomendações fiscais do seu produto fornecem orientações sobre o tipo de mercadoria. Além disso, essas recomendações são diretrizes fiscais relacionadas ao produto, que auxiliam no correto enquadramento tributário e na determinação dos impostos incidentes sobre a venda ou revenda a partir dos cenários fiscais configurados:

  • Aba Observações

Insira uma descrição detalhada ao produto. Você pode criar observações internas, e também observações para visualização na NF-e:

💡 Em caso de dúvidas específicas sobre o que preencher no cadastro do seu produto, seu contador pode te ajudar bastante, ele é a pessoa que conhece o seu negócio e poderá responder o que você deve colocar em cada campo.


📚 Artigos Relacionados que podem ser de grande ajuda:

Como cadastrar produto, como cadastro meus produtos, incluir produto, inserir produto
Respondeu à sua pergunta?