Em muitas ocasiões, é necessário desativar o cadastro dos produtos que você vende ou revende
Existem situações em que a exclusão de um produto não é recomendada, pois só é possível excluir um produto que não possui informações relacionadas a ele. Se você já gerou um "Pedido de Venda" ou uma NF-e com esse produto, não será possível excluí-lo
A forma de manter o histórico de todas as ações realizadas e desabilitar o uso do produto é bastante simples: basta inativá-lo seguindo os passos demonstrados abaixo
Inativando o cadastro de um produto
1) Acesse o menu suspenso do módulo "Vendas e NF-e", localize a opção "Produtos" e clique em "Exibir todos":
2) Será exibida uma lista contendo todos os seus produtos. Localize o produto desejado e dê um duplo clique sobre ele:
3) Agora, basta clicar em "Ativo" para alterar o status do produto para "Inativo":
Prontinho, produto inativo! Com o cadastro inativo seu histórico é mantido e este produto não estará mais disponível para ser selecionado.
4) Para reativar o produto, siga os mesmos passos e clique em "Inativo", desta maneira, o produto será alterado para "ativo":
Inativando o cadastro de produtos em Massa
Você pode realizar essa alteração de status em massa, trazendo mais agilidade e controle com cada produto. Veja como é intuitivo! 🤓
1) Acesse o menu suspenso do módulo "Vendas e NF-e", localize a opção "Produtos" e clique em "Exibir todos":
2) Será exibida uma lista contendo todos os seus produtos. Selecione os produtos de interesse (1) e clique em "Ativo" (2), no menu lateral esquerdo:
3) Para reativar o produto, siga os mesmos passos e clique em "Inativo", desta maneira, o produto será alterado para "ativo"
📚 Separamos alguns artigos importantes, que também podem te ajudar: