No Omie, você pode realizar faturamentos parciais aos seus Pedidos de Vendas de forma prática e rápida. Veja abaixo, como deverá ser realizado o processo no sistema.
Tópicos do Artigo:
Acessando o Pedido de Venda
1) Na tela inicial do seu Aplicativo Omie, clique para acessar o módulo de Vendas e NF-e:
2) Clique no ícone do módulo de Vendas e NF-e para ver mais opções. Assim, será aberto o menu suspenso do módulo:
3) No menu suspenso do módulo Vendas e NF-e, localize o grupo "Vendas de Produto", clique na opção "Exibir todos":
4) Cadastre um Pedido de Venda ou localize o pedido já cadastrado em que deseja faturar parcialmente, e dê um duplo clique sobre ele:
Cadastrando e faturando o Pedido Parcial
1) Com o Pedido de Venda aberto, confirme os dados do cliente e da venda (1). No menu ao lado esquerdo, clique em "Pedido Parcial"(2):
💡 Caso o Pedido de Venda esteja como Orçamento, a opção não irá aparecer. É preciso clicar em "Orçamento de Venda", para conseguir visualizar o botão de "Pedido Parcial":
2) Nesta tela, serão demonstradas as informações para criação do Pedido Parcial, como, por exemplo, itens que serão faturados parcialmente, quantidade e previsão de faturamento:
1) Selecione os produtos que deseja faturar parcialmente.
2) Informe a quantidade que será faturada.
3) Informe uma nova previsão de faturamento, caso necessário.
4) Clique aqui para gerar o novo Pedido Parcial.
3) Será apresentada uma mensagem de confirmação, clique em "Sim", para ser criado o Pedido de Venda Parcial:
4) Irá aparecer uma nova mensagem na tela, confirmando que o Pedido de Venda Parcial foi criado com sucesso:
⚠️ Informações importantes
Todos os Pedidos Parciais seguirão o mesmo padrão: será o número do pedido origem/sequência do Pedido Parcial, por exemplo:
Pedido Origem: 78
Pedido Parcial: 78/1
Referente ao Frete (Desconto, Seguro e Outras Despesas Acessórias):
Fazemos uma proporção do valor original do pedido, conforme os itens selecionados para o Pedido Parcial. Porém, se houver mais de um pedido parcial, será necessário atualizar o frete no pedido original. Justamente para o próximo cálculo ser com 100% do valor frete da origem (restante).
Ex.:
Pedido Origem: R$ 300,00 de Frete
Pedido Parcial 1: R$ 100,00 de Frete
Para gerar o Pedido Parcial 2 com o valor correto de frete, será necessário acessar o Pedido Origem e atualizar o frete para R$ 200,00 (valor restante).Caso você prefira, é possível não tratar Frete (Desconto, Seguro e Outras despesas acessórias) no Pedido Origem, e sempre discriminar manualmente em cada pedido parcial quando o criar.
Ao faturar parcialmente um pedido, o pedido original ainda deve conter pelo menos uma quantidade de todos os produtos, pois não é possível faturar posteriormente com a quantidade zerada.
Uma vez que um adiantamento estiver registrado, não será possível gerar Pedidos de Venda Parciais. Por isso, certifique-se de marcar o pedido como parcial e, posteriormente, registre o adiantamento. Caso contrário, o erro abaixo será exibido:
"Este pedido já possui adiantamentos gerados e por isso não é possível gerar pedidos parciais"
5) Ao acessar a listagem de Pedidos de Venda, será exibida as informações atualizadas com valores e quantidades conforme os criou:
6) Acessando o Pedido de Venda Parcial, é possível visualizar a origem dele:
7) Após a criação do Pedido Parcial, é preciso realizar o processo de faturamento. Para isso, no menu esquerdo, clique em "Conferir":
8) A próxima tela fará a validação dos dados principais do seu Pedido de Venda com base nos critérios da SEFAZ para emissão da NF-e, e após a aprovação, será possível gerar o PDF da sua pré-nota (1), estando tudo certo, clique em "Faturar Agora" (2):
9) Após o faturamento da nota ser efetivado, a Conta a Receber vinculada ao Pedido de Venda será criada automaticamente no valor do Pedido Parcial:
Faturando o Pedido Origem
1) Ao acessar o Pedido de Venda Origem, é possível verificar quantos Pedidos Parciais foram gerados e o quanto eles correspondem do valor total do pedido:
2) Para faturar o Pedido Origem, no menu esquerdo, clique em "Conferir", assim, irá ocorrer todo o processo de validação do Pedido de Venda para efetivar a emissão da Nota Fiscal.
3) O sistema irá gerar um último pedido parcial com todas as quantidades restantes e encerrar o pedido origem automaticamente, conforme instrução da mensagem que irá aparecer em tela. Para continuar a operação, clique em "Sim":
4) O sistema confirmará o encerramento do Pedido Origem, e um novo pedido será gerado para concluir o faturamento:
5) Ao faturar, será gerada a Nota Fiscal, e uma Conta a Receber é automaticamente criada com o valor do pedido.
📌 Informações Importante
Caso você não efetue o faturamento do Pedido de Venda origem, este não será encerrado automaticamente, sendo necessário encerrá-lo manualmente, clicando na opção "Encerrar" no menu do lado esquerdo.
Visualizando os Pedidos Parciais
1) Ao acessar a listagem dos seus Pedidos de Venda, você poderá visualizar toda a operação dos seus Pedidos Parciais. O Pedido de Venda origem foi encerrado e se encontra com o valor zerado, isso porque ele foi faturado em outros dois pedidos: 44/1 e 44/2. Cada um com seus respectivos valores e quantidades informadas:
2) Através das movimentações em estoque, é possível verificar todas as ações realizadas ao item em seus respectivos Pedidos Parciais:
Para consultar o estoque do Produto, confira o artigo abaixo: