Ótimo, você comprou a mercadoria do fornecedor e importou a nota fiscal para o Sistema? Fantástico!
Ao realizar o Recebimento da NF-e no Omie, você tem a oportunidade de associar uma Categoria de Compra para classificar essa despesa.
Caso você não encontre a categoria desejada para selecionar, não se preocupe!
Aqui, vamos orientar sobre como resolver essa situação: configurando uma Categoria de Despesa e especificando o "Tipo de Gasto" associado à compra.
Neste artigo, temos os seguintes tópicos:
Qual a função do Tipo de Gasto na Categoria?
No Omie, cada Categoria de Despesa possui uma configuração denominada "Tipo de Gasto".
Essa definição conta com opções padronizadas e fixas, que servem para determinar a natureza do gasto associado a Categoria, e estabelecem os contextos nos quais as elas poderão ser aplicadas no Omie, simplificando o registro e a correta classificação das despesas.
Em outras palavras, para cada operação específica, apenas as categorias relacionadas a esse tipo serão exibidas no sistema.
💭 Por exemplo, ao efetuar o recebimento de uma nota de compra, o Omie mostrará somente as opções de Categorias que estão configuradas como "Tipo de Gasto = Compras":
💡 Dica importante para melhorar a sua experiência.
Os "Tipos de Gasto" são opções padronizadas destinadas a organizar as Categorias conforme as operações no Sistema Omie. Por isso, não é possível incluir novas opções de "Tipo de Gasto".
Se surgirem dúvidas durante a seleção da opção mais adequada para a sua categoria, veja mais informações sobre os tipos de gastos disponíveis neste artigo:
Configurando a Categoria de Compra
1) Acesse as configurações do sistema, clicando na engrenagem, no canto superior direito:
2) Na aba "Principais" clique na opção "2. Categorias":
3) Na tela de "Configuração de Categorias", você terá acesso à lista de todas as categorias do seu sistema.
Por aqui, é possível selecionar a Categoria de Despesa desejada e vincular a ela o "Tipo de Gasto" mais comum. Para realizar essa ação, basta clicar na opção indicada na imagem abaixo:
4) Então, selecione uma das opções padronizadas fornecidas pelo Omie.
Lembrando que essas opções determinam a natureza do gasto associado a Categoria, para estabelecer os contextos nos quais as categorias poderão ser selecionadas no Omie, simplificando o registro e a correta classificação das despesas:
5) Após a configuração, clique em "☁️ Salvar alterações". Essa categoria já estará disponível para ser utilizada na importação de uma Nota Fiscal do Fornecedor e em um Pedido de Compra:
📚 Separamos alguns artigos relacionados que podem ser de grande ajuda: