Uma prática comum no mercado é o famoso "sinal", no qual o cliente paga antecipado valores a título de adiantamento por ocasião da prestação de serviços a serem realizadas futuramente
Em 5 passos simples você vai visualizar este processo dentro do Omie! 🚀
Tópicos do Artigo
🎓 Confira o nosso treinamento exclusivo sobre o tema:
Além deste material, a Omie oferece uma série de treinamentos, sem custo adicional, eliminando qualquer barreira no aprendizado das suas funcionalidades e recursos:
Cadastre a Conta Corrente de Adiantamento
O cadastro da conta corrente para Adiantamento de Venda/Clientes, deve ser feito da seguinte forma:
Tipo de Conta Correte: Adiantamento;
Instituição: Adiantamento de Cliente;
Nome da Conta: Defina um nome para sua conta de adiantamentos
Configure a categoria de Adiantamento
Um processo importante é configurar uma categoria específica para registrar Adiantamentos
Por padrão, no Omie já existem duas categorias com o nome: "Adiantamento de Cliente", mas caso elas não estejam mais disponíveis você poderá criá-las novamente, seguindo esses passos:
Devem ser criadas duas categorias
Uma categoria de despesa. Ela será utilizada para o controle do Valor em Aberto do Adiantamento Recebido do Cliente, e que contenha a seguinte configuração:
Uma categoria de receita. Para controle do Valor Recebido do Adiantamento do Cliente, e que contenha a seguinte configuração:
💡 Dica importante para melhorar a sua experiência.
Os "Tipos de Gasto" são opções padronizadas destinadas a organizar as Categorias conforme as operações no Sistema Omie. Por isso, não é possível incluir novas opções de "Tipo de Gasto".
Se surgirem dúvidas a respeito deste tipo de configuração, veja mais informações sobre os tipos de gastos disponíveis neste artigo:
Registre o valor do Adiantamento na Ordem de Serviço
Na aba "Parcelas" da sua Ordem de Serviço, dê um duplo clique na parcela que deseja registrar o adiantamento:
Nessa tela, você poderá registrar o adiantamento, basta seguir o exemplo abaixo:
Valor da Parcela. Insira o valor a ser antecipado;
Não gerar boleto para esta parcela. Marque esta opção para não gerar boleto;
Tipo de Documento. Preencha o "Tipo de Documento" (opcional);
Esta é uma parcela de Adiantamento de Cliente. Clique para definir que esta parcela será Adiantamento
Ao definir que esta parcela será um Adiantamento, selecione a Categoria (1) e a Conta Corrente de Adiantamento (2) que criamos acima, e clique em "Salvar e Fechar" (3):
Com isso, automaticamente o sistema criará uma conta a receber para registrar o adiantamento, e demonstrará a mensagem abaixo:
E na sua Ordem de Serviço aparecerá a indicação de que esta parcela é um Adiantamento:
Registre a baixa (recebimento) da parcela adiantada
Assim que você registrar o adiantamento seguindo os passos acima, o correto é baixar imediatamente a conta a receber que foi criada, conforme exemplo abaixo:
💡 Dica. Realize a baixa na conta corrente que você definiu nas Informações Adicionais da Ordem de Serviço
⚠️ ATENÇÃO: Para que o saldo das contas fique correto, não é indicado que essa baixa seja realizada com a aplicação de desconto
Após a baixa da conta a receber, a parcela dentro da Ordem de Serviço ficará com a marcação na cor verde, demonstrando que ela foi recebida:
Perfeito! O seu adiantamento foi registrado 😉
Acompanhando os valores adiantados
Quando você realiza a baixa do adiantamento, é criado um crédito na conta corrente que você definiu nas Informações Adicionais da Ordem de Serviço. E simultaneamente, é criado um débito na conta corrente do adiantamento:
Como você ainda não entregou os produtos para o seu cliente e já recebeu os valores, incluímos na conta adiantamento este débito para que seu controle seja efetivo.
Quando a nota fiscal for emitida, será criado um crédito automaticamente que vai amortizar o débito gerado na conta de adiantamento: