Antes que você possa começar de fato os testes com a nossa API, é importante conhecer alguns processos básicos:
💡 Dica para melhorar a sua experiência
Atualmente, conseguimos testar as nossas API’s diretamente pelo site do Developer, porém, existem alguns programas que também podem realizar esse processo, como o Postman, Insomnia e o ThunderClient (uma extensão do VS Code).
Para o nosso teste, vamos utilizar diretamente o Developer. Assim como, vamos utilizar o APP KEY e o APP SECRET padrões, mas se preferir, pode alterar para as suas credenciais. 😉
Entendendo o Faturamento em Lote via API
Aqui, vamos explicar como o faturamento em lote opera e os detalhes preliminares necessários antes de executá-lo.
1) No Omie, é possível registrar seus Contratos de Prestação de Serviço. Durante o cadastro, é necessário fornecer a data de início da vigência (dVigInicial), a data de término da vigência (dVigFinal) e o dia específico para faturamento do contrato (nDiaFat).
Essas datas delimitam o período em que o contrato estará ativo e definem o momento em que os serviços serão faturados, simplificando a sua gestão de contratos e a execução dos serviços dentro do prazo acordado.
💡 Se você precisar modificar informações do Contrato de Serviço, utilize o método "AlterarContrato".
2) Então, considerando a vigência e o dia de faturamento definidos em cada contrato, o sistema identifica exatamente quais contratos devem ser faturados no dia atual.
Todos os Contratos de Serviço com faturamento para hoje serão automaticamente transferidos para a coluna "Faturar Hoje" no Kanban de Contratos:
Realizando o Faturamento em Lote via API
1) Para realizar o faturamento em lote, basta utilizar o método FaturarLoteContrato, todos os contratos listados na coluna "Faturar Hoje" serão faturados de uma vez só.
{
"cCodIntLote": "9999999"
}
2) Ao receber a resposta da requisição, você terá acesso ao Código do Status do Processamento (cCodStatus):
📌 cCodStatus
Se o retorno for '0' significa que a solicitação foi executada com sucesso.
Se o retorno for maior que '0' ocorreu algum erro durante o processamento da solicitação.
3) Para obter detalhes adicionais sobre o faturamento e verificar se as notas foram emitidas, utilize o método "ListarLotesContrato", com a tag "cExibirDetalhes", conforme ilustrado no exemplo abaixo:
{
"dDtIncDe": "28/11/2023",
"dDtIncAte": "29/11/2023",
"cExibirDetalhes": "S"
}
4) Assim, será fornecido o status da emissão, que pode ser: RUNNING, DONE ou ERROR:
5) Se houver algum erro no cStatus, detalhes adicionais serão exibidos na tag cMensagem:
Nessa situação, após fazer as correções necessárias, basta faturar o lote novamente.