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Faturamento em Lote de Contratos de Serviço via API
Faturamento em Lote de Contratos de Serviço via API

Neste artigo, descubra como faturar diversos Contratos de Serviço via API

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de uma semana

Antes que você possa começar de fato os testes com a nossa API, é importante conhecer alguns processos básicos:

💡 Dica para melhorar a sua experiência

Atualmente, conseguimos testar as nossas API’s diretamente pelo site do Developer, porém, existem alguns programas que também podem realizar esse processo, como o Postman, Insomnia e o ThunderClient (uma extensão do VS Code).

Para o nosso teste, vamos utilizar diretamente o Developer. Assim como, vamos utilizar o APP KEY e o APP SECRET padrões, mas se preferir, pode alterar para as suas credenciais. 😉


Entendendo o Faturamento em Lote via API

Aqui, vamos explicar como o faturamento em lote opera e os detalhes preliminares necessários antes de executá-lo.


1) No Omie, é possível registrar seus Contratos de Prestação de Serviço. Durante o cadastro, é necessário fornecer a data de início da vigência (dVigInicial), a data de término da vigência (dVigFinal) e o dia específico para faturamento do contrato (nDiaFat).

Essas datas delimitam o período em que o contrato estará ativo e definem o momento em que os serviços serão faturados, simplificando a sua gestão de contratos e a execução dos serviços dentro do prazo acordado.

💡 Se você precisar modificar informações do Contrato de Serviço, utilize o método "AlterarContrato".

2) Então, considerando a vigência e o dia de faturamento definidos em cada contrato, o sistema identifica exatamente quais contratos devem ser faturados no dia atual.

Todos os Contratos de Serviço com faturamento para hoje serão automaticamente transferidos para a coluna "Faturar Hoje" no Kanban de Contratos:


Realizando o Faturamento em Lote via API

1) Para realizar o faturamento em lote, basta utilizar o método FaturarLoteContrato, todos os contratos listados na coluna "Faturar Hoje" serão faturados de uma vez só.

{
"cCodIntLote": "9999999"
}

2) Ao receber a resposta da requisição, você terá acesso ao Código do Status do Processamento (cCodStatus):

📌 cCodStatus

  • Se o retorno for '0' significa que a solicitação foi executada com sucesso.

  • Se o retorno for maior que '0' ocorreu algum erro durante o processamento da solicitação.

3) Para obter detalhes adicionais sobre o faturamento e verificar se as notas foram emitidas, utilize o método "ListarLotesContrato", com a tag "cExibirDetalhes", conforme ilustrado no exemplo abaixo:

{
"dDtIncDe": "28/11/2023",
"dDtIncAte": "29/11/2023",
"cExibirDetalhes": "S"
}

4) Assim, será fornecido o status da emissão, que pode ser: RUNNING, DONE ou ERROR:


5) Se houver algum erro no cStatus, detalhes adicionais serão exibidos na tag cMensagem:


Nessa situação, após fazer as correções necessárias, basta faturar o lote novamente.

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