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Omie.PDV - Configurando o TEF

Neste artigo, aprenda como configurar o TEF para uso no seu PDV.

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Escrito por Juvilhana Souza
Atualizado há mais de um mês

Neste artigo, temos os seguintes tópicos:


Entendendo o TEF

O que é TEF?

TEF significa Transferência Eletrônica de Fundos. É uma sigla utilizada para referir-se aos aplicativos que atuam como intermediários entre a aplicação comercial (como o PDV) e as operadoras de cartão, também chamadas de adquirentes.

Entre suas vantagens, o TEF elimina a demanda por múltiplas maquininhas de cartão, aprimorando o controle das vendas. Além disso, reduz falhas nos valores recebidos, minimiza o risco de fraudes e permite um controle mais preciso do valor a receber por operadora (conciliação).

Como Implementar o TEF?

Para implementar o TEF, é preciso instalar um software no computador e conectá-lo a uma maquininha de cartão especial, conhecida como PinPad. Cada transação efetuada com essa maquininha registra automaticamente as informações no software.

Posteriormente, esses dados são encaminhados a uma central que autoriza o pagamento e envia informações da compra com o Sistema de Gestão da empresa.

Como funciona a venda com TEF?

Ao concluir uma venda no PDV (crédito ou débito), a máquina de cartão (pinpad) se conecta com a operadora de cartões através do TEF para enviar os dados da transação.

A operadora verificará essas informações e enviará o resultado de volta ao PDV via TEF.Se o pagamento for autorizado, o PDV encerrará a venda automaticamente, o cupom será emitido e integrado ao ERP.

Obrigatoriedade do TEF

A obrigatoriedade do TEF está sujeita às leis estaduais.

Consulte a sua contabilidade para verificar se o estado em que você opera possui essa exigência legal.


Configurando o TEF para Utilização no Omie.PDV

1) Contratação da Intermediadora de TEF

Atualmente, nosso PDV não dispõe de uma integração direta com o TEF. Sendo assim, é necessário contratar uma intermediadora que possa realizar essa integração por meio da troca de arquivos.

Para facilitar esse processo, recomendamos as seguintes intermediadoras de TEF:

  • Auttar, PayGO ou Cappta.

2) Agendamento da Instalação do TEF:

Entre em contato com a intermediadora de sua escolha para agendar a instalação do TEF.

O suporte técnico do TEF realizará a criação de uma pasta chamada "TEF_DIAL" no Disco Local C, dentro da qual estarão as pastas "req" e "resp", conforme exemplificado abaixo:

💡 É importante ressaltar que essa configuração é de responsabilidade exclusiva da intermediadora de cartões.



3) Configurando as Formas de Pagamento de TEF no Omie

  • 3.1) Acesse o Omie. Então, clique no Passo 1 do Módulo de Finanças:


    3.2) Ao acessar a tela de "Contas Correntes", clique em "+ Incluir":


    3.3) Para cada forma de pagamento, é necessário cadastrar uma conta corrente separada. Por exemplo, cadastre uma Conta Corrente intitulada "Débito" e outra intitulada "Crédito", conforme os modelos abaixo:

    Conta Corrente de Débito


    • Tipo de Conta Corrente (1): Selecione a opção Administradora de Cartões.

    • Adquirente (2): Escolha a bandeira correspondente.

    • Nome da Conta (3): Insira o nome da conta conforme o modelo, por exemplo: "Débito VISA - TEF".

    • Data do Saldo Inicial (4): Insira a data correspondente.

    • Por fim, clique em Salvar (5).

    Conta Corrente de Crédito

    • Tipo de Conta Corrente (1): Selecione a opção Administradora de Cartões.

    • Adquirente (2): Escolha a bandeira correspondente.

    • Nome da Conta (3): Insira o nome da conta conforme o modelo, por exemplo: "Crédito VISA - TEF".

    • Data do Saldo Inicial (4): Insira a data correspondente.

    • Por fim, clique em Salvar (5).

4) Configurando as Contas Correntes para integrar com o TEF e o PDV

  • 4.1) Após cadastrar as duas Contas Correntes, em cada uma delas, vá até o Menu PDV, localizado no canto lateral esquerdo:


    4.2) Então, na aba "Detalhes", configure a sincronização dos recebimentos e a categoria dos valores de vendas no PDV, conforme exemplo abaixo:


    • (1) Marque a opção "Utilizar esta conta corrente no meu PDV".

    • (2) Preencha os campos da aba Detalhes:

      • Se preferir, marque a opção "Sincronizar os recebimentos de forma analítica (venda a venda)".

      • Categoria. Escolha a categoria para onde os valores das vendas do PDV serão direcionados.

      • Administradora de Cartões. Selecione a administradora de cartões, caso queira que o Omie gere contas a receber em nome da Administradora.

      • Tipo TEF. Escolha o Tipo de TEF que você utiliza.

      • CNPJ da Instituição Financeira. Esta informação será considerada para gerar o Registro 1601 no SPED.

      • Clique em Confirmar.

    4.3) Agora, vá para a aba "Conciliação de Cartões" e siga as configurações exemplificadas abaixo:


    • (1) Código do Estabelecimento. Este código é um identificador único atribuído a cada empresa que possui máquinas de cartão de crédito ou débito.

    • (2) Bandeira do Cartão. Escolha a bandeira correspondente ao cartão que está sendo cadastrado.

    • (3) Tipo de cartão. Selecione o tipo específico deste cartão.

    • (4) Clique em Confirmar.

    4.4) Acesse a aba "Taxas" e siga as configurações exemplificadas abaixo:


    • (1) Dias para vencimento. Defina os dias para recebimento da administradora.

    • (2) Máximo de Parcelas Permitidas. Indique o número máximo de parcelas disponíveis para seleção no PDV.

    • (3) Parcelando em até. Consulte sua administradora de cartões para as taxas correspondentes ao parcelamento e faça a configuração adequada.

    • (4) A taxa utilizada será de: Consulte sua administradora de cartões para as taxas correspondentes ao parcelamento e faça a configuração adequada.

    • (5) Acima disso, a taxa utilizada será de: Consulte sua administradora de cartões para as taxas correspondentes ao parcelamento e faça a configuração adequada.

    • (6) Clique em Confirmar.

5) Configurando Funcionalidade do TEF no PDV

  • 5.1) Acesse o Omie.PDV e, em seguida, no "F2 - Menu Principal", selecione a opção 9 (Administrativo TEF):


  • 5.2) Então, cique na opção "1 – TEF Discado":


  • 5.3) Verifique se o TEF é carregado corretamente.

    💡 Se houver problemas, entre em contato com o suporte para correção.

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