Neste artigo, temos os seguintes tópicos:
Entendendo o TEF
O que é TEF?
TEF significa Transferência Eletrônica de Fundos. É uma sigla utilizada para referir-se aos aplicativos que atuam como intermediários entre a aplicação comercial (como o PDV) e as operadoras de cartão, também chamadas de adquirentes.
Entre suas vantagens, o TEF elimina a demanda por múltiplas maquininhas de cartão, aprimorando o controle das vendas. Além disso, reduz falhas nos valores recebidos, minimiza o risco de fraudes e permite um controle mais preciso do valor a receber por operadora (conciliação).
Como Implementar o TEF?
Para implementar o TEF, é preciso instalar um software no computador e conectá-lo a uma maquininha de cartão especial, conhecida como PinPad. Cada transação efetuada com essa maquininha registra automaticamente as informações no software.
Posteriormente, esses dados são encaminhados a uma central que autoriza o pagamento e envia informações da compra com o Sistema de Gestão da empresa.
Como funciona a venda com TEF?
Ao concluir uma venda no PDV (crédito ou débito), a máquina de cartão (pinpad) se conecta com a operadora de cartões através do TEF para enviar os dados da transação.
A operadora verificará essas informações e enviará o resultado de volta ao PDV via TEF.Se o pagamento for autorizado, o PDV encerrará a venda automaticamente, o cupom será emitido e integrado ao ERP.
Obrigatoriedade do TEF
A obrigatoriedade do TEF está sujeita às leis estaduais.
Consulte a sua contabilidade para verificar se o estado em que você opera possui essa exigência legal.
Configurando o TEF para Utilização no Omie.PDV
1) Contratação da Intermediadora de TEF
Atualmente, nosso PDV não dispõe de uma integração direta com o TEF. Sendo assim, é necessário contratar uma intermediadora que possa realizar essa integração por meio da troca de arquivos.
Para facilitar esse processo, recomendamos as seguintes intermediadoras de TEF:
Auttar, PayGO ou Cappta.
2) Agendamento da Instalação do TEF:
Entre em contato com a intermediadora de sua escolha para agendar a instalação do TEF.
O suporte técnico do TEF realizará a criação de uma pasta chamada "TEF_DIAL" no Disco Local C, dentro da qual estarão as pastas "req" e "resp", conforme exemplificado abaixo:
💡 É importante ressaltar que essa configuração é de responsabilidade exclusiva da intermediadora de cartões.
3) Configurando as Formas de Pagamento de TEF no Omie
3.1) Acesse o Omie. Então, clique no Passo 1 do Módulo de Finanças:
3.2) Ao acessar a tela de "Contas Correntes", clique em "+ Incluir":
3.3) Para cada forma de pagamento, é necessário cadastrar uma conta corrente separada. Por exemplo, cadastre uma Conta Corrente intitulada "Débito" e outra intitulada "Crédito", conforme os modelos abaixo:Conta Corrente de débito
Tipo de Conta Corrente (1): Selecione a opção Administradora de Cartões.
Adquirente (2): Escolha a bandeira correspondente.
Nome da Conta (3): Insira o nome da conta conforme o modelo, por exemplo: "Débito VISA - TEF".
Data do Saldo Inicial (4): Insira a data correspondente.
Por fim, clique em Salvar (5).
Conta Corrente de Crédito
Tipo de Conta Corrente (1): Selecione a opção Administradora de Cartões.
Adquirente (2): Escolha a bandeira correspondente.
Nome da Conta (3): Insira o nome da conta conforme o modelo, por exemplo: "Crédito VISA - TEF".
Data do Saldo Inicial (4): Insira a data correspondente.
Por fim, clique em Salvar (5).
4) Configurando as Contas Correntes para integrar com o TEF e o PDV
4.1) Após cadastrar as duas Contas Correntes, em cada uma delas, vá até o Menu PDV, localizado no canto lateral esquerdo:
4.2) Então, na aba "Detalhes", configure a sincronização dos recebimentos e a categoria dos valores de vendas no PDV, conforme exemplo abaixo:
(1) Marque a opção "Utilizar esta conta corrente no meu PDV".
(2) Se preferir, marque a opção "Sincronizar os recebimentos de forma analítica (venda a venda)".
(3) Categoria. Escolha a categoria para onde os valores das vendas do PDV serão direcionados.
(4) Administradora de Cartões. Selecione a administradora de cartões, caso queira que o Omie gere contas a receber em nome da Administradora.
(5) Tipo TEF. Escolha o Tipo de TEF que você utiliza.
(6) Clique em Confirmar.
4.3) Agora, vá para a aba "Conciliação de Cartões" e siga as configurações exemplificadas abaixo:
(1) Código do Estabelecimento. Este código é um identificador único atribuído a cada empresa que possui máquinas de cartão de crédito ou débito.
(2) Bandeira do Cartão. Escolha a bandeira correspondente ao cartão que está sendo cadastrado.
(3) Tipo de cartão. Selecione o tipo específico deste cartão.
(4) Clique em Confirmar.
4.4) Acesse a aba "Taxas" e siga as configurações exemplificadas abaixo:
(1) Dias para vencimento. Defina os dias para recebimento da administradora.
(2) Máximo de Parcelas Permitidas. Indique o número máximo de parcelas disponíveis para seleção no PDV.
(3) Parcelando em até. Consulte sua administradora de cartões para as taxas correspondentes ao parcelamento e faça a configuração adequada.
(4) A taxa utilizada será de: Consulte sua administradora de cartões para as taxas correspondentes ao parcelamento e faça a configuração adequada.
(5) Acima disso, a taxa utilizada será de: Consulte sua administradora de cartões para as taxas correspondentes ao parcelamento e faça a configuração adequada.
(6) Clique em Confirmar.
5) Configurando Funcionalidade do TEF no PDV
5.1) Acesse o Omie.PDV e, em seguida, no "F2 - Menu Principal", selecione a opção 9 (Administrativo TEF):
5.2) Então, cique na opção "1 – TEF Discado":
5.3) Verifique se o TEF é carregado corretamente.