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Como trabalhar com empresas Regime de Caixa no OneFlow
Como trabalhar com empresas Regime de Caixa no OneFlow

Recursos disponíveis para a escrituração de empresas optantes pelo Lucro Presumido e Simples Nacional que apuram pelo Regime de Caixa.

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Escrito por Marcos Hermes
Atualizado há mais de 9 meses

Confira abaixo todos os procedimentos necessários para poder habilitar e conferir os valores referentes ao Regime de Caixa.

Empresas Novas no OneFlow

Se a empresa que você quer habilitar no OneFlow for regime de caixa, após incluí-la no sistema (clique aqui para ver como incluir novas empresas) acesse a competência indicada como o mês inicial de apuração fiscal.

Após cadastrar a empresa e acessa-la pela primeira vez, será dado inicio ao processo de OnBoarding do módulo Fiscal com o intuído de preparar a empresa com todas as informações e configurações necessárias para que ela seja apurada e escriturada dentro do OneFlow.

Na tela acima, os seguintes campos são utilizados para o Regime de Caixa:

  • Regime de Apuração: informe a opção "Regime de Caixa";

  • Início do regime de apuração: Informe o mês e ano que a empresa iniciou a apuração pelo regime informado. Se a empresa sempre teve o mesmo tipo de apuração, informe o mês e ano da abertura da empresa.

Ao clicar em "Próximo", o sistema irá dar sequência na configuração pedindo as demais informações conforme o Regime de Tributação da empresa.

Mudando o Regime da Apuração de uma empresa

Anualmente é possível mudar o regime de apuração de uma empresa. Para fazer a mudança no OneFlow, siga os seguintes passos:

1. Acesse a opção "Configurações" a partir do menu superior do sistema (dentro da empresa desejada):

2. Será aberta a tela de "Configuração da Empresa". Acesse a opção "Geral Configurações da Empresa":

3. Na próxima tela será possível alterar o regime de apuração da empresa. Nessa opção, você deverá criar uma nova vigência para que as apurações anteriores não sejam impactadas (caso você só tenha inicializado a empresa com o regime incorreto, não crie uma nova vigência).

Para criar uma nova vigência, clique na opção "Criar vigência":

Será aberta a tela para que você indique a partir de qual competência a empresa terá um novo regime de caixa:

O sistema irá criar a nova vigência. Será necessário então acessar a empresa na competência indicada (no exemplo acima o mês 06) e alterar o regime de tributação de competência para "Regime de Caixa".

Atenção: essa opção deverá ser utilizada exclusivamente em empresas que já apuraram o regime de competência no OneFlow e estão mudando para o regime de caixa. Se sua empresa estiver apenas configurada errada, basta mudar o regime (sem criar uma nova vigência), selecionar e reprocessar todos os documentos de todas as competências que necessitarem serem atualizadas, desta forma todo o cálculo será refeito.

Conferindo a escrituração fiscal

Quando acessarmos a aba das Etapas de uma empresa configurada como Regime de Caixa, será possível notar que na coluna "2.Escrituração" o OneFlow irá demonstrar todos os documentos daquela competência que foram: pagos/recebidos, faturados e os documentos que ainda estão com parcelas em aberto.

1. Documentos (competência)

Todos os documentos que estiverem dentro do card sinalizado como "competência" são documentos que foram faturados/emitidos dentro daquela própria competência.

No exemplo acima podemos ver que possuímos 5 notas fiscais de Serviços Prestados que foram faturados/emitidos dentro daquela competência.

Ainda no exemplo acima, é demonstrado o card de "Serviços Prestados", mas poderia ser qualquer outro modelo de documento como: Serviços Tomados (Competência), Entradas (Competência) e Saídas (Competência).

2. Documentos (caixa)

Todos os documentos que estiverem dentro do card sinalizado como "caixa" são documentos que foram recebidos/pagos dentro daquela própria competência.

No exemplo acima podemos ver que possuímos 1 nota fiscal de Serviços Prestados que foi recebida dentro daquela competência.

Ainda no exemplo acima, é demonstrado o card de "Serviços Prestados", mas poderia ser qualquer outro modelo documento como: Serviços Tomados (Caixa), Entradas (Caixa) e Saídas (Caixa).

3. Competências Anteriores

Esse card será exclusivo para as empresas que utilizam o Omie ERP.

Ele permite visualizar os documentos fiscais existentes que foram emitidos antes da competência inicial de utilização do OneFlow mas que ainda possuem parcelas em aberto.

Exemplo: a empresa passa realizar a escrita fiscal do OneFlow partir de 08/2023, porém ela utiliza o Omie e possui movimentação desde 01/2023, nesse exemplo, os documentos que possuírem parcelas a receber em aberto entre 01/2023 até 07/2023 serão demonstrados nesse card.

Seguindo as regras do regime de caixa, quando houver recebimento de algum desses documentos, automaticamente será gerada a apuração na competência correspondente.

4. Recebimentos e Pagamentos

Esse card irá demonstrar todos os documentos (de competências passadas e da própria competência ativa) que possuem parcelas em aberto pendente de recebimento e pagamento.

Caso o documento não possua nenhuma parcela atrelada, o mesmo não será demonstrado nesse card.

Ao dar um duplo clique em cada um dos cards apresentados acima, o OneFlow automaticamente irá filtrar os documentos que correspondem a cada uma das situações.

Filtros nas consultas de documentos

Na consulta de documentos escriturados, na opção "Situação" há duas opções que deverão ser utilizadas para conferência dos documentos regime de caixa:

  • Apenas a pagar ou a receber: irá demonstrar todas as notas fiscais que possuem parcelas em aberto para recebimento ou pagamento conforme os demais filtros selecionados.

  • Apenas os recebidos ou pagos: irá demonstrar todos os documentos que tiveram algum pagamento ou recebimento conforme os demais filtros selecionados.

Parcela dos Documentos Fiscais

Para você realizar a consulta das parcelas de um documento fiscal, basta você acessar a aba "Parcelas" de um documento selecionado:

Ainda dentro da aba das Parcelas, você notará ao lado do Grid, um resumo que irá demonstrar os valores referente ao recebimento/pagamento e ao saldo remanescente a pagar ou receber do documento selecionado.

Recebimentos e Pagamentos para clientes que utilizam o Omie ERP

Para os clientes que utilizam o Omie ERP, todo o processo de pagamento e recebimento das parcelas dos documentos deverá ser realizado por dentro do próprio Omie.

Sabemos que o Omie é responsável por toda a gestão financeira dos clientes que o utilizam, por esse motivo o OneFlow irá apenas demonstrar todas as parcelas que forem pagas e recebidas.

Pelo campo "Origem" você irá conseguir identificar que a parcela selecionada foi originada do Omie ERP.

Para acessa-la basta clicar no campo "Ver Financeiro" que aparece ao lado, com isso você terá acesso a parcela para fazer a consulta da movimentação financeira e eventualmente realizar algum tipo de manutenção necessária.

Recebimentos e Pagamentos para clientes que não utilizam o Omie ERP

Para os clientes que utilizam outro ERP de gestão, é possível realizar as baixas de pagamentos e recebimentos diretamente dentro do OneFlow de forma individual por documento fiscal ou em lote selecionando várias notas ao mesmo tempo.

Baixa da parcela de forma individual por documento

Para isso, basta você acessar o documento desejado, ir até a aba das Parcelas e selecionar a parcela que deseja dar baixa e dar um duplo clique para abri-la ou clicar no botão de Editar.

Atenção! Caso o seu documento não possuir nenhuma parcela, você pode estar inserindo de forma manual, clicando em "Inserir".

Ao selecionar a parcela, abrirá a tela da baixa, onde você poderá informar a data de recebimento ou pagamento, o valor recebido e se há valores de desconto, juros e multa.

Você pode realizar várias baixas de pagamento/recebimento para a mesma parcela. Exemplo: uma parcela de R$ 1.000,00 ser recebida em dois pagamentos de R$ 500,00 com datas diferentes como ilustra a imagem abaixo:

Após realizado a baixa, voltando no documento fiscal dentro da aba "Parcelas", você poderá consultar se a parcela foi baixada de forma total, ou parcialmente dependendo do valor recebido ou pago.

Baixa da parcela em lote (vários documentos).

Em situações aonde os pagamentos/recebimentos são efetuados no valor total do documento em um período específico, você pode estar selecionando vários documentos e informar apenas a data no qual o sistema deve considerar a baixa deles.

Para isso, basta acessar o Painel de documentos escriturados, selecionar todos os documentos que deseja, e clicar na opção "Pagar ou Receber valor total"

Será solicitado qual a data que você deseja considerar o pagamento ou recebimento de todos.

Ao salvar, o sistema realizara a baixa total do documento conforme a data selecionada.

Apurações do documento fiscal

O OneFlow faz a apuração dos impostos item-a-item e documento-a-documento.

Sabendo que é comum em uma empresa do Regime de Caixa um mesmo item possuir mais de uma apuração (por ter mais de uma parcela), ao visualizar os detalhes do mesmo o sistema permitirá que o usuário visualize cada uma das apurações.

Para isso, acesse o documento fiscal e dê um duplo clique sobre o item:

Será aberta a tela dos detalhes do item. Nela, ao acessar a aba "Simples Nacional" (1) estarão disponíveis as apurações correspondentes a cada parcela recebida em competências diferentes (2):

Para os demais impostos que não são do Simples Nacional, como IRPJ/CSLL, PIS/COFINS, CPRB e Retenções, serão demonstrados na aba "Outras apurações".

Como gerar o relatório de "Valores a receber"?

As empresas do Regime de Caixa precisam manter atualizado um relatório com as parcelas recebidas e a receber baseado na escrituração fiscal.


Para emitir esse relatório, acesse a opção "Valores a receber" a partir do menu do sistema:

O sistema então solicitará as seguintes informações:

Ao clicar em "Imprimir" o sistema irá gerar o relatório em questão.

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