O ticket médio é uma forma de medir o valor médio das vendas de um determinado período, considerando o faturamento e o número de vendas realizadas. Ou seja, um indicador muito poderoso e que te ajuda a performar ainda mais!
Tradicionalmente, é calculado da seguinte forma:
Ticket Médio = Faturamento do Período / Número de clientes no período
Vamos aprender a como gerar esse relatório aqui no Omie 😉
Nesse artigo, temos os seguintes tópicos:
Gerando o relatório
Acesse o menu suspenso do módulo de Serviços e NFS-e, e clique em "Faturamento por Cliente":
Selecione o período desejado e clique em "Executar":
Para tirar o ticket, é necessário adicionar algumas colunas. Para isso, clique em "Campos":
Selecione o campo de "Quantidade", e clique em "Aplicar":
Adicionando a fórmula
Agora, vamos adicionar a fórmula do Ticket. Para isso, clique em "Campos" novamente, e depois em "Adicionar valor calculado":
Na tela a seguir:
1) Defina um nome para o campo;
2) Adicione a seguinte fórmula arrastando as linhas para o campo de fórmula:
sum("Valor Total do Serviço") / sum("Quantidade");
3) Clique em "Aplicar":
A fórmula já será apresentada na listagem:
Clique em "Aplicar" novamente e ela aparecerá no relatório:
Por fim, é necessário formatar a coluna!
Formatando a célula
Clique com o botão direito do mouse em cima da coluna, e depois na opção "Formatar Células":
Indicamos alguns campos importantes para a formatação, mas você pode editar quaisquer outros que desejar:
Prontinho, a coluna está formatada:
📌 Separamos alguns artigos importantes que podem te ajudar bastante: