Ativar o resumo financeiro no seu sistema Omie é simples e prático. Através de algumas etapas, você terá acesso a uma ótima ferramenta para acompanhar as finanças.
Tópicos do artigo:
Ativando o resumo financeiro
Acesse o menu suspenso do módulo de Finanças e clique em "Resumo":
Você pode ativar ou desativar a visualização do resumo clicando na opção "Exibir automaticamente o Resumo sempre que acessar o módulo de Finanças":
Analisando o resumo financeiro
Com o resumo, você acompanha em tempo real o saldo em suas contas, além de visualizar de maneira simplificada o total a receber e a pagar no dia, tornando a gestão financeira da sua empresa ainda mais eficiente. Confira abaixo, como analisar o resumo financeiro da sua empresa!
1) Entendendo o saldo das contas
Por padrão, vamos exibir a data atual e a soma do saldo das contas no dia.
Ao passar o mouse sobre o valor, exibiremos em detalhe o saldo disponível até o momento e também, o saldo previsto até o final do dia:
📌 Se você deseja conferir o saldo de dias anteriores ou posteriores, também é possível. Basta clicar nas setas do calendário:
2) Compreendendo o gráfico
Além disso, é possível analisar o seu resumo de forma visual com o gráfico dos próximos 10 dias.
Ele exibirá, de forma simplificada, os valores pagos/a pagar, recebidos/a receber e o saldo previsto para os próximos 10 dias, contando a partir da data selecionada:
3) Visualizando as contas a pagar/receber
Nesta parte, será exibido o total de contas a ser pago e recebido no dia. E também destacaremos as principais contas a pagar e a receber em atraso, considerando o total de dias vencidos:
💡 Dicas importantes:
Você pode exibir ou ocultar as contas correntes do resumo, através da opção Não considerar esta conta no "Resumo", no "Fluxo de Caixa" e no "Orçamento de Caixa" na configuração da conta corrente:
Finais de semana e feriados não são considerados no resumo.
📚 Artigos relacionados: