Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesOneFlowContábil
Como emitir a DFC Indireta
Como emitir a DFC Indireta

Consulta em tela ou relatório para impressão e suas principais configurações

Telma Veloza avatar
Escrito por Telma Veloza
Atualizado há mais de uma semana

Para emitir a DFC pelo Método Indireto no OneFlow, dentro do módulo Contábil, acesse a opção "Demonstrativos / DFC Indireta":

Parâmetros para Geração da DFC Indireta

Será aberta a tela de emissão da DFC Indireta para que você indique como deverá ser a geração:

(1) Configurações: aqui você poderá indicar as características que serão seguidas para a geração da DFC Indireta (como realce de contas, desconsiderar zeramento, valores negativos, saldos dos anos anteriores, modelo de estrutura, termos e etc...)

o Modelo de Estrutura: selecione o modelo de estrutura que foi definido para a geração da DFC Indireta, conforme o Plano de Contas da empresa.

o Desconsiderar zeramento: ao marcar essa opção, os saldos serão gerados na DFC Indireta, desconsiderando os valores de resultado apurados no zeramento.

Com isso, sugerimos que a mesma seja marcada ou não, conforme o tipo de configuração realizado para o item referente ao Resultado do Exercício da demonstração, sendo que:

  • Contas do Patrimônio Líquido: se no item de resultado do exercício foram associadas as contas contábeis de lucro e/ou prejuízo do PL, para que o valor do mesmo seja gerado corretamente na demonstração, é necessário que a apuração do resultado tenha sido realizada e que essa opção NÃO seja marcada.

  • Contas de Resultado (receitas, custos e despesas): se no item de resultado do exercício foram associadas as contas contábeis de resultado, o valor do mesmo será gerado na DFC Indireta independentemente de ter feito ou não a apuração (zeramento). No entanto, caso a mesma tenha sido realizada, é importante marcar essa opção na geração da demonstração.

DICA: caso ainda não tenha um modelo de estrutura definido, clique aqui para entender como fazer a configuração.

(2) Empresa: ao acessar uma matriz, esse campo estará habilitado para que você possa filtrar por estabelecimentos.

(3) Período (De/Até): indique o período em que a DFC Indireta deverá ser gerada.

(4) Formato: existem duas opções de geração:

  • Relatório: essa é a opção para emissão tradicional (em PDF) do relatório, ou seja, gerar uma impressão contendo os itens que compõem o Fluxo do Caixa e os respectivos saldos calculados à partir das contas contábeis. Ao selecionar esse item, o sistema permitirá que você informe qual é a versão desejada (conferência ou oficial), o idioma e também o contador que irá assinar o mesmo (esse último é opcional).

  • Consulta: ao indicar essa opção, o sistema irá abrir a DFC em tela e isso permitirá que você navegue entre os itens e as contas contábeis que os compõem.

(5) Tipo de DFC Indireta: o campo é apresentado desabilitado porque só existe um tipo de DFC Indireta a ser gerada.

(6) Valor a considerar: o campo é apresentado desabilitado porque não existem opções de valores a considerar para a DFC Indireta.

(7) Versão: quando o período consultado não estiver finalizado, o sistema gerará a DFC Indireta no formato "Conferência" (com indicação no PDF de que o período está aberto) ou "Oficial" (sem indicação de pendência) quando o período estiver finalizado.

(8) Idioma: quando estiver habilitado para a empresa, será possível a emissão do relatório em outros idiomas.

(9) Contador: selecione um contador para a geração da assinatura ao final do relatório.

Formato do relatório

Caso você tenha marcado a opção "Relatório", ao clicar em "Gerar" o sistema abrirá um PDF contendo a DFC Indireta gerada de acordo com as configurações determinadas:

Formato consulta

Ao gerar a DFC Indireta em modo "Consulta", o sistema carregará a tela com a demonstração em modo 'navegacional'.

O OneFlow possui o conceito de drill-down nos demonstrativos que permite que você navegue da DFC Indireta até a transação que originou o lançamento contábil. Ou seja, ao dar um duplo em determinado item da demonstração, o sistema mostrará a relação de contas contábeis que compõem o item:

Clicando sobre determinada conta, o sistema abrirá o razão correspondente, iniciando pela aba "Análise da Conta":

Automaticamente o sistema gerará as análises horizontal, vertical, a totalização de lançamentos a débito e a crédito, além da média de movimentação. Note que graficamente o sistema ilustra quais são as contrapartidas mais utilizadas e a evolução da conta no exercício.

Já na aba "Lançamentos", o sistema mostra a composição do movimento da conta. Para acessar o lançamento contábil basta dar um duplo clique:

Uma vez no lançamento contábil, caso você queira visualizar a origem do mesmo, basta clicar em "Ver Origem" (no canto superior esquerdo da tela). O sistema exibirá o documento fiscal, o contas a pagar/receber ou outra informação que originou tal lançamento.

No caso ilustrado aqui, o lançamento contábil veio de uma Conta a Pagar no Financeiro - Omie:

DICA: para entender como o OneFlow identifica, gera e totaliza os saldos contábeis e suas variações na DFC Indireta, clique aqui para ver o artigo que contém o passo a passo da configuração, com exemplos à partir de um modelo de Balancete.

Respondeu à sua pergunta?