A ferramenta de Inteligência Artificial Fiscal utiliza técnicas de Machine Learning para sugerir a tributação para sua empresa no processo de Venda e Revenda de produtos e mercadorias.
Os lançamentos de ajuste de ICMS permitem a informação de valores que, embora não apareçam diretamente na Nota Fiscal, têm origem nela, como créditos presumidos, recolhimentos antecipados e outros ajustes importantes.
Esses lançamentos são utilizados conforme a necessidade da empresa e por meio de uma legislação específica, determinada pela Administração Tributária Estadual.
Se você precisa configurar os lançamentos de ajuste do ICMS no Omie, preparamos um passo a passo para lhe ajudar a realizar o processo de forma eficaz! 😃
Configurando o Lançamento de Ajuste de ICMS - IAF
1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Vendas e NF-e:
2) Acesse o menu lateral esquerdo do módulo de Vendas e NF-e (1), clique em Configurar os Impostos (2):
3) O sistema te direcionará a uma lista com todos os seus "Cenários de Impostos" cadastrados.
Dê um duplo clique sobre o cenário do Monitoramento Automático de Impostos:
4) Uma tela de configuração será apresentada, nela, você pode configurar alguns impostos e opções apenas, pois as demais informações são constantemente monitoradas pela Inteligência Artificial Fiscal.
Para configurar os Lançamentos de ajuste de ICMS, clique sobre na opção "Lançamentos de Ajuste de ICMS":
5) Uma lista de NCMs será apresentada. Clique duas vezes sobre o NCM que precisa configurar:
💡 Dica
Caso precise parametrizar uma exceção para um Produto que terá configuração diferente de seu NCM, você pode utilizar a opção "Configurar outro NCM que não está nesta lista acima":
6) Na t ela de configuração do Lançamento de Ajuste, clique em "Incluir Lançamento":
7) O sistema te direcionará a tela em que você poderá realizar a configuração do Lançamento de ajuste de ICMS:
(1) Código de Lançamento. O valor preenchido nesse campo deve existir na Tabela de Códigos de Ajuste de cada Secretaria de Fazenda;
(2) Descrição complementar. Se necessário, adicione uma descrição complementar;
(3) Regra de cálculo do lançamento de ajuste de ICMS. Determine a Regra de Cálculo do Lançamento de ajuste de ICMS, informando:
(4) Alterar as condições para criar o lançamento de ajuste de ICMS. Você poderá alterar as Condições para Realização dos lançamentos de ajuste de ICMS:
⚠️ Importante
As condições estão organizadas em pares de opções excludentes. Isso significa que, em cada par, você deve escolher pelo menos uma das alternativas:
Simples Nacional ou não Simples Nacional
Consumo Final ou não Consumo Final
Contribuinte do ICMS ou Não Contribuinte do ICMS
Produto Importado ou Produto Nacional
(5) Quais Estados o lançamento de ajuste de ICMS está configurado. Você poderá alterar para quais estados o lançamento de ajuste de ICMS será criado:
(6) Este lançamento é um Crédito Presumido que deve ser apresentado na NF-e. Ao marcar esta opção, sempre que houver esse tipo de lançamento de crédito de ICMS, ele será preenchido automaticamente no XML da NF-e, nas tags gCred, cCredPresumido, pCredPresumido e vCredPresumido:
8) Tudo pronto! Agora poderá utilizar o Ajuste nas próximas emissões. 😀
📚 Artigos Relacionados













