No Portal Omie, oferecemos um recurso que permitem o download automático das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) emitidas contra o seu CNPJ.
Neste artigo, vamos explicar como funciona o Agente de NF-e, como você pode ativá-lo e também como é possível capturar os documentos.
Tópicos do Artigo:
Conheça o Agente de NF-e
O Agente de NF-e é um recurso que, a partir da sua ativação, realiza consultas no Ambiente Nacional do site da SEFAZ (SEFAZ AN).
Assim, sempre que o sistema detectar uma NF-e (Modelo 55) associada ao CNPJ da sua empresa e ao Certificado Digital incluído, a nota será importada automaticamente para o Portal Omie.
É importante ressaltar que a captura acontece a partir da data de ativação deste recurso, ou seja, todas as notas emitidas anteriormente a sua ativação, não serão capturadas.
As NF-es importadas pelo Agente de NF-e serão direcionados para a coluna de "Seus Documentos", e serão identificados pelos ícones exibidos abaixo, respectivamente:
Ativando o Agente de NF-e
1) Após acessar o Portal Omie, na tela de Histórico Financeiro deslize até encontrar o banner sobre a captura dos documentos.
Clique em "Saiba mais":
2) O Portal irá demonstrar uma explicação sobre o Agente de NF-e, basta clicar em "Pular" (1) para ir direto para a configuração ou "Avançar" (2) para seguir com a explicação:
3) Desta forma, será demonstrada uma nova tela para importação do arquivo com Certificado Digital (1), senha do certificado (2), CNPJ da sua empresa (3) e aceite dos Termos de Uso (4):
⚠️ Se informado um CNPJ que já possua aplicativo contratado, o Portal Omie irá barrar a ativação do Agende de NF-e:
4) Após incluir todos os dados, clique em "Avançar":
5) Se todos os dados estiverem corretos, o Portal Omie irá demonstrar esta mensagem de confirmação.
Basta clicar em "Avançar":
E depois em "Abrir assistente de contas a pagar":
6) Após a ativação, você poderá controlar o Agente de NF-e através do Assistente de Contas a Pagar.
Para acessá-lo, clique no seu nome de usuário demonstrado no topo da página (1) e em seguida clique em "Assistente de Contas a Pagar" (2):
7) Clicando nesta opção, o Portal Omie irá demonstrar a situação do Agente de NF-e:
8) Para conferir detalhes do Agente de NF-e, basta clicar na seta ao lado da nomenclatura (1), desta forma as informações sobre a ativação, última consulta e próxima consulta serão demonstradas (2):
9) Pronto! 🎉
Com esta configuração, as Notas Fiscais Eletrônicas emitidas contra o CNPJ da sua empresa serão monitoradas e capturadas.
Acessando uma NF-e Capturada
1) Para acessar a listagem das notas capturadas pelo Agente de NF-e, basta acessar a tela inicial do Portal Omie e deslizar a página até "Seus Documentos":
2) No campo de "Origem", filtre pela opção "Agente de NF-e":
3) Com este filtro aplicado, o Portal Omie irá demonstrar uma listagem completa de todas as notas capturadas:
4) Para acessar os detalhes da NF-e, basta clicar em cima do registro:
5) Será aberta uma nova tela com todas as informações capturadas pelo Agente:
6) Para exportar os aquivos ou copiar as informações da Nota Fiscal, basta selecionar uma destas opções:
💡 Lembrando que, se deseja controlar a Conta a Pagar gerada pela cobrança desta NF-e, poderá automatizar este processo com o Omie.
Para isso, clique em "Automatize o contas a pagar" e confira mais detalhes sobre a contratação:
Removendo o Certificado Digital
1) Acesse o Assistente de Contas a Pagar:
2) Clique em "Configurações":
3) Selecione o ícone de lixeira ao lado do certificado:
4) Será demonstrada uma nova tela para confirmação.
Digite "Excluir" no campo de texto (1) e clique em "Excluir certificado" (2):
5) Assim que concluído, o status do Agente de NF-e será atualizado:
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