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Ativando o Agente de NF-e no Portal Omie

Neste artigo, descubra como ativar o Agente de NF-e para captura das notas no Portal Omie.

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Escrito por Júlia Lima
Atualizado hoje

No Portal Omie, oferecemos um recurso que permitem o download automático das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) emitidas contra o seu CNPJ.

Neste artigo, vamos explicar como funciona o Agente de NF-e, como você pode ativá-lo e também como é possível capturar os documentos.

Tópicos do Artigo:


Conheça o Agente de NF-e

O Agente de NF-e é um recurso que, a partir da sua ativação, realiza consultas no Ambiente Nacional do site da SEFAZ (SEFAZ AN).

Assim, sempre que o sistema detectar uma NF-e (Modelo 55) associada ao CNPJ da sua empresa e ao Certificado Digital incluído, a nota será importada automaticamente para o Portal Omie.

É importante ressaltar que a captura acontece a partir da data de ativação deste recurso, ou seja, todas as notas emitidas anteriormente a sua ativação, não serão capturadas.

As NF-es importadas pelo Agente de NF-e serão direcionados para a coluna de "Seus Documentos", e serão identificados pelos ícones exibidos abaixo, respectivamente:


Ativando o Agente de NF-e

1) Após acessar o Portal Omie, na tela de Histórico Financeiro deslize até encontrar o banner sobre a captura dos documentos.

Clique em "Saiba mais":

2) O Portal irá demonstrar uma explicação sobre o Agente de NF-e, basta clicar em "Pular" (1) para ir direto para a configuração ou "Avançar" (2) para seguir com a explicação:

3) Desta forma, será demonstrada uma nova tela para importação do arquivo com Certificado Digital (1), senha do certificado (2), CNPJ da sua empresa (3) e aceite dos Termos de Uso (4):

⚠️ Se informado um CNPJ que já possua aplicativo contratado, o Portal Omie irá barrar a ativação do Agende de NF-e:

4) Após incluir todos os dados, clique em "Avançar":

5) Se todos os dados estiverem corretos, o Portal Omie irá demonstrar esta mensagem de confirmação.

Basta clicar em "Avançar":

E depois em "Abrir assistente de contas a pagar":

6) Após a ativação, você poderá controlar o Agente de NF-e através do Assistente de Contas a Pagar.

Para acessá-lo, clique no seu nome de usuário demonstrado no topo da página (1) e em seguida clique em "Assistente de Contas a Pagar" (2):

7) Clicando nesta opção, o Portal Omie irá demonstrar a situação do Agente de NF-e:

8) Para conferir detalhes do Agente de NF-e, basta clicar na seta ao lado da nomenclatura (1), desta forma as informações sobre a ativação, última consulta e próxima consulta serão demonstradas (2):

9) Pronto! 🎉

Com esta configuração, as Notas Fiscais Eletrônicas emitidas contra o CNPJ da sua empresa serão monitoradas e capturadas.


Acessando uma NF-e Capturada

1) Para acessar a listagem das notas capturadas pelo Agente de NF-e, basta acessar a tela inicial do Portal Omie e deslizar a página até "Seus Documentos":

2) No campo de "Origem", filtre pela opção "Agente de NF-e":

3) Com este filtro aplicado, o Portal Omie irá demonstrar uma listagem completa de todas as notas capturadas:

4) Para acessar os detalhes da NF-e, basta clicar em cima do registro:

5) Será aberta uma nova tela com todas as informações capturadas pelo Agente:

6) Para exportar os aquivos ou copiar as informações da Nota Fiscal, basta selecionar uma destas opções:

💡 Lembrando que, se deseja controlar a Conta a Pagar gerada pela cobrança desta NF-e, poderá automatizar este processo com o Omie.

Para isso, clique em "Automatize o contas a pagar" e confira mais detalhes sobre a contratação:


Removendo o Certificado Digital

1) Acesse o Assistente de Contas a Pagar:

2) Clique em "Configurações":

3) Selecione o ícone de lixeira ao lado do certificado:

4) Será demonstrada uma nova tela para confirmação.

Digite "Excluir" no campo de texto (1) e clique em "Excluir certificado" (2):

5) Assim que concluído, o status do Agente de NF-e será atualizado:


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