Neste artigo, você encontrará a possivel causa para uma rejeição no padrão SefinNacNFSe, além das orientações necessárias para resolvê-la.
⚠️ Antes de iniciar qualquer ajuste, certifique-se de qual é o padrão utilizado pela sua prefeitura.
Motivo
Essa rejeição ocorre porque a prefeitura do seu município passou por uma atualização no padrão de emissão das Notas Fiscais de Serviço (NFS-e).
O Omie já está preparado para essa mudança, e você pode corrigir a rejeição rapidamente! 🚀
Solução
1) Verifique o padrão de emissão configurado no Omie.
Para isso, acesse as configurações da sua empresa, clicando no ícone de engrenagem no canto superior direito da tela:
2) Depois, selecione "Dados da Minha Empresa":
3) Vá até a aba "Nota Fiscal de Serviço". No campo "Modelo de Integração", verifique se está selecionado "NFS-e Nacional".
Caso não esteja, selecione essa opção e salve as alterações:
4) As Ordens de Serviço emitidas no padrão de emissão antigo não podem ser reenviadas.
Por isso, é necessário duplicá-las e emitir novamente no novo padrão.
5) Em seguida, fature as Ordens de Serviço duplicadas para transmiti-las no Padrão NFS-e Nacional.
6) Após o faturamento das novas OSs, cancele as antigas para manter seus registros e histórico fiscal organizado.
ℹ️ Se as OSs rejeitadas foram geradas a partir de Contratos, cancele-as também.
Assim, será possível ajustar as configurações fiscais diretamente no Contrato e faturá-lo novamente dentro do mês vigente.
💡 Importante
Com a migração para o Padrão NFS-e Nacional, os códigos de serviço, alíquotas e demais parâmetros fiscais podem ter sido alterados.
Recomendamos que você:
Consulte a sua contabilidade para validar as novas informações fiscais;
E, se julgar necessário, você pode emitir uma NFS-e de teste no Portal da Nota Fiscal Nacional, para confirmar os parâmetros aceitos.




