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Desfazendo o Recebimento de uma Nota Fiscal do Fornecedor
Desfazendo o Recebimento de uma Nota Fiscal do Fornecedor

Neste artigo, descubra como reverter o recebimento de uma Nota Fiscal do fornecedor.

Caio Quintal avatar
Escrito por Caio Quintal
Atualizado há mais de 2 meses

Você comprou o Produto do Fornecedor, importou a NF-e para o sistema e tudo parecia em ordem, mas, de repente, percebeu que algo precisa ser ajustado. E agora?

Sem pânico! Sabemos que essas situações são comuns, e o melhor é que no Omie existe uma maneira fácil e rápida de corrigir as informações da sua NF-e recebida. 🚀

Veja abaixo como reverter a operação e ajustar o que for preciso para manter tudo certo no seu processo. Vamos te guiar no passo a passo!

⚠️ Informações importantes

  • Devolução ao Fornecedor: Se houver uma Devolução criada para a NF-e, exclua-a primeiro antes de reverter a NF-e. Se a Devolução já foi emitida, consulte sua contabilidade para decidir o melhor caminho.

  • Baixa de Conta a Pagar: Caso a NF-e tenha gerado uma baixa de Conta a Pagar, será necessário reverter essa baixa antes de desfazer o recebimento da NF-e;

  • Pagamento agendado no banco: Se houver pagamentos agendados relacionados à NF-e, cancele a Remessa de Pagamento no banco antes de desfazer o recebimento;

  • Previsão de Contas a Pagar: Ao reverter o recebimento de uma NF-e, a Conta a Pagar criada é removida, voltando a ser uma previsão de Contas a Pagar;

  • Exclusão de NF-e: Para excluir uma NF-e recebida, primeiro reverta o recebimento e, em seguida, exclua a NF-e. Com isso iremos excluir não apenas a Conta a Pagar, mas o(s) Produto(s) cadastrado(s);

  • Saldo de Estoque: Se desfazer o recebimento da NF-e causar saldo de Estoque negativo e o sistema não permitir isso por estar configurado para bloquear saldo negativo, o processo não será concluído e uma mensagem de erro será exibida;

  • O botão "Reverter o Recebimento" não aparece em tela? Somente usuários no Grupo de Acesso "Administrador" e/ou com a Permissão de Usuário "Reverter NF-e (ou CT-e) Recebida" podem desfazer o recebimento de NF-es.

    Caso o botão não seja apresentado a você em uma NF-e concluída, consulte o Administrador do seu Aplicativo.


Desfazendo o recebimento da NF-e

1) Após fazer o login no Omie e acessar seu aplicativo, navegue até o Módulo de Compras, Estoque e Produção:

2) Pelo menu suspenso do Módulo de Compras, Estoque e Produção (1), poderá acessar as Notas de Compras pelo campo "Etapas das Compras" (2), no grupo "Compra de Produto":

💡 Você também pode acessar pelo Passo "3 - Cadastrar Compras e Receber"

3) Você será redirecionado para o Kanban de Compras, onde terá acesso a todas as Notas de Produto e Conhecimentos de Transporte emitidos para seu CNPJ.

Entre na Nota que precisa ajustar dando um duplo clique:

💡 Você pode pesquisar a NF-e necessária pela barra de pesquisa para facilitar:

4) Dentro da Nota você terá a visualização de diversas informações sobre a emissão do seu Fornecedor.

Para reverter o recebimento, clique em "Reverter Recebimento":

5) Confirme a operação clicando em "Sim":

6) Tudo pronto! Os movimentos de Estoque e as Parcelas a Pagar já foram excluídos com sucesso e a Nota estará pendente novamente para ajustar algo caso precise.


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