Você comprou o Produto do Fornecedor, importou a NF-e para o sistema e tudo parecia em ordem, mas, de repente, percebeu que algo precisa ser ajustado. E agora?
Sem pânico! Sabemos que essas situações são comuns, e o melhor é que no Omie existe uma maneira fácil e rápida de corrigir as informações da sua NF-e recebida. 🚀
Veja abaixo como reverter a operação e ajustar o que for preciso para manter tudo certo no seu processo. Vamos te guiar no passo a passo!
⚠️ Informações importantes
Devolução ao Fornecedor: Se houver uma Devolução criada para a NF-e, exclua-a primeiro antes de reverter a NF-e. Se a Devolução já foi emitida, consulte sua contabilidade para decidir o melhor caminho.
Baixa de Conta a Pagar: Caso a NF-e tenha gerado uma baixa de Conta a Pagar, será necessário reverter essa baixa antes de desfazer o recebimento da NF-e;
Pagamento agendado no banco: Se houver pagamentos agendados relacionados à NF-e, cancele a Remessa de Pagamento no banco antes de desfazer o recebimento;
Previsão de Contas a Pagar: Ao reverter o recebimento de uma NF-e, a Conta a Pagar criada é removida, voltando a ser uma previsão de Contas a Pagar;
Exclusão de NF-e: Para excluir uma NF-e recebida, primeiro reverta o recebimento e, em seguida, exclua a NF-e. Com isso iremos excluir não apenas a Conta a Pagar, mas o(s) Produto(s) cadastrado(s);
Saldo de Estoque: Se desfazer o recebimento da NF-e causar saldo de Estoque negativo e o sistema não permitir isso por estar configurado para bloquear saldo negativo, o processo não será concluído e uma mensagem de erro será exibida;
O botão "Reverter o Recebimento" não aparece em tela? Somente usuários no Grupo de Acesso "Administrador" e/ou com a Permissão de Usuário "Reverter NF-e (ou CT-e) Recebida" podem desfazer o recebimento de NF-es.
Caso o botão não seja apresentado a você em uma NF-e concluída, consulte o Administrador do seu Aplicativo.
Desfazendo o recebimento da NF-e
1) Após fazer o login no Omie e acessar seu aplicativo, navegue até o Módulo de Compras, Estoque e Produção:
2) Pelo menu suspenso do Módulo de Compras, Estoque e Produção (1), poderá acessar as Notas de Compras pelo campo "Etapas das Compras" (2), no grupo "Compra de Produto":
3) Você será redirecionado para o Kanban de Compras, onde terá acesso a todas as Notas de Produto e Conhecimentos de Transporte emitidos para seu CNPJ.
Entre na Nota que precisa ajustar dando um duplo clique:
4) Dentro da Nota você terá a visualização de diversas informações sobre a emissão do seu Fornecedor.
Para reverter o recebimento, clique em "Reverter Recebimento":
5) Confirme a operação clicando em "Sim":
6) Tudo pronto! Os movimentos de Estoque e as Parcelas a Pagar já foram excluídos com sucesso e a Nota estará pendente novamente para ajustar algo caso precise.