Passar para o conteúdo principal

Como configurar e emitir a DMPL no OneFlow

Entenda como configurar a estrutura e emitir a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido no OneFlow

Escrito por Telma Veloza

A DMPL (Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido) é um demonstrativo contábil que evidencia todas as alterações ocorridas nas contas do Patrimônio Líquido da empresa ao longo do exercício.

Por meio dela, é possível acompanhar movimentações relacionadas ao capital social, reservas, ajustes patrimoniais, ações em tesouraria, lucros ou prejuízos acumulados e demais eventos que impactaram o patrimônio líquido no período.

Diferentemente da DLPA, que apresenta apenas as movimentações da conta de lucros ou prejuízos acumulados, a DMPL demonstra de forma integrada todas as mutações ocorridas no Patrimônio Líquido da empresa.

No OneFlow, a DMPL pode ser configurada por meio de uma estrutura personalizada vinculada ao plano de contas da empresa, permitindo maior flexibilidade na composição da demonstração.

Neste artigo, você verá como configurar a estrutura da DMPL, vincular corretamente as contas contábeis e realizar a emissão do demonstrativo nos formatos relatório e consulta.

Tópicos do Artigo


Entendendo a relação entre DMPL e DLPA

A legislação societária estabelece que a DLPA pode ser incluída dentro da DMPL quando esta for elaborada pela empresa.

Nesse cenário, não há necessidade de emissão separada da DLPA, pois as informações referentes aos lucros ou prejuízos acumulados passam a compor a própria estrutura da DMPL.

Por esse motivo, muitas empresas utilizam apenas a DMPL como demonstração principal, já que ela apresenta uma visão mais ampla e completa das movimentações do Patrimônio Líquido.

Caso queira entender mais sobre a DLPA, acesse o botão abaixo.


Criando o modelo de estrutura da DMPL

⚠️ Importante

Empresas que utilizam o Plano de Contas e demais configurações contábeis no padrão OneFlow terão uma estrutura padrão da DMPL previamente criada no sistema.

Nesse cenário, não será necessário criar uma nova estrutura, bastando apenas vinculá-la à emissão do demonstrativo. Clique aqui para seguir com esse processo.

Antes de emitir a DMPL, é necessário configurar a estrutura que será utilizada na geração do demonstrativo.

1) Acesse o OneFlow, entre no módulo Contábil (1) e clique em “Abrir Contábil” (2) da empresa que realizará a operação.

2) No menu lateral, clique em Contábil (1), localize Relatórios > Demonstrativos e acesse “Configurar Estruturas” (2).

3) Na tela exibida, você poderá editar uma estrutura já existente ou clicar em “Incluir” para criar um novo modelo.

4) Na inclusão, você pode optar por utilizar uma estrutura já existente no sistema (1). Nesse caso, existem três opções:

  • Utilizar uma estrutura de outra empresa (2): disponível apenas se as empresas estiverem compartilhando o mesmo plano de contas e de históricos. Caso contrário, não será possível prosseguir.

  • Utilizar uma estrutura disponível no OneFlow (3): serão exibidas estruturas já utilizadas em outras empresas. Também exige compartilhamento do plano de contas.

  • Duplicar uma estrutura de outra empresa (4): igualmente depende do compartilhamento entre os planos de contas.

5) Você também pode criar uma estrutura do zero (1), que é a opção mais indicada para carregar automaticamente a estrutura padrão disponibilizada pelo OneFlow. Em seguida, clique em “Continuar” (2).

6) Nessa tela, informe o tipo de demonstrativo como “DMPL”, preencha a descrição com um nome para identificação da estrutura e selecione o plano de contas utilizado pela empresa.

Em seguida, confirme o carregamento da estrutura padrão disponibilizada pelo OneFlow.

💡 Dica: a estrutura padrão já possui os principais grupos e linhas da DMPL previamente organizados, facilitando a configuração do demonstrativo.


Entendendo os itens da estrutura da DMPL

Na estrutura da DMPL, a demonstração é organizada em linhas e colunas:

  • Linhas: representam as movimentações ocorridas no Patrimônio Líquido.

  • Colunas: representam os grupos contábeis que compõem os saldos demonstrados.

Na tela, serão exibidas todas as linhas e colunas da estrutura, permitindo identificar quais itens já estão configurados pelo sistema ou pelo usuário.

💡 A primeira linha (“Saldo Inicial”), a última linha (“Saldo Final”) e a coluna “Total” já são previamente configuradas pelo sistema e realizam automaticamente as totalizações da demonstração.

Para iniciar a configuração, clique em qualquer linha da tela principal (imagem acima) para abrir os detalhes do item.

Observe que os itens podem ser identificados como “Linha” ou “Coluna”:

Linha (1)

Os itens do tipo linha possuem composição “Texto”. Isso significa que não devem ter contas contábeis vinculadas e não participam de totalizações, servindo apenas para apresentar a descrição configurada na DMPL.


Coluna (2)

Nos itens do tipo coluna, devem ser vinculadas as contas contábeis que irão compor os saldos demonstrados na combinação entre linha e coluna da DMPL.

💡 É necessário vincular todas as contas contábeis do Patrimônio Líquido do plano de contas da empresa às respectivas linhas e colunas da DMPL.

Caso algum item da estrutura padrão do OneFlow não seja necessário para a empresa, ele poderá ser removido pela opção “Excluir item”. Se precisar adicionar uma nova linha ou coluna, utilize a opção “Incluir item”



Vinculando as contas contábeis aos itens da estrutura

Após criar a estrutura da DMPL, será necessário vincular as contas contábeis do grupo Patrimônio Líquido responsáveis pela composição dos saldos da demonstração.

1) Dê duplo clique sobre um item da estrutura identificado como “Coluna”.

2) Em seguida, acesse a aba “Contas Contábeis” (1) e clique em “Vincular Conta” (2).

💡 Como a DMPL é composta por contas do grupo Patrimônio Líquido, o sistema assume, por padrão, natureza credora para os itens. Assim, saldos credores serão demonstrados de forma positiva e saldos devedores de forma negativa.

Caso necessário, ao criar um novo item do tipo “Coluna” com composição “Contas Contábeis”, também é possível definir a natureza como devedora.

3) Na tela exibida:

  • Defina a composição dos saldos como “Movimento da Conta” (1);

  • Informe em qual linha da coluna “Lucros/Prejuízos Acumulados” o saldo da conta deverá ser demonstrado (2);

  • Selecione a conta contábil correspondente (3);

  • Clique em “Vincular” (4).

💡 A composição dos saldos pode ser definida como “Movimento da Conta”, pois os saldos inicial e final da demonstração já são obtidos automaticamente pelo sistema, não sendo necessária configuração adicional para esses itens.

Após vincular todas as contas contábeis da respectiva coluna e linha, será possível visualizar a configuração final do item.

No exemplo acima, para a coluna “Lucros/Prejuízos Acumulados”, foram vinculadas contas contábeis cujos saldos serão totalizados individualmente nas respectivas linhas, como:

  • Lucros Acumulados;

  • Prejuízos Acumulados;

  • (-) Distribuição de Lucros.

💡 Caso seja necessário vincular todas as contas analíticas de um ou mais grupos de uma única vez, basta selecionar a(s) conta(s) totalizadora(s) correspondente(s) e confirmar a mensagem exibida pelo sistema.

A configuração pode ser considerada concluída quando todas as contas contábeis do Patrimônio Líquido estiverem associadas aos itens da estrutura da DMPL.

💡 A existência de itens sem configuração não impede a geração da demonstração, desde que todas as contas do Patrimônio Líquido do plano de contas estejam devidamente vinculadas.


Configurando a estrutura da DMPL na emissão

Após finalizar a estrutura, será necessário vinculá-la à emissão da DMPL.

1) No menu lateral, clique em Contábil (1), localize a seção Relatórios e selecione DMPL (2).

2) Na tela que será carregada, você pode acessar as configurações antes de decidir se irá gerar em formato de consulta ou relatório, garantindo que os parâmetros da emissão estejam corretamente configurados.

3) Na tela de configurações:

  • No campo Estrutura (1), deve estar vinculado o modelo de estrutura da DMPL previamente configurado conforme o plano de contas;

  • Caso necessário, vincule também os termos de abertura e encerramento disponíveis para a emissão (2);

  • Além disso, estarão disponíveis algumas opções adicionais (flags) (3), que podem ser habilitadas conforme a necessidade da emissão:

  • Realçar totalizadoras: destaca visualmente as contas totalizadoras no relatório, facilitando a leitura.

  • Gerar nova página a cada grupo: separa cada grupo da DMPL em páginas diferentes.

  • Gerar data e hora de emissão: inclui no relatório o momento exato em que ele foi gerado.

  • Gerar nome do usuário de emissão: identifica qual usuário realizou a emissão.

  • Valores negativos entre parênteses (somente impressão): apresenta valores negativos no padrão contábil (ex: (1.000,00)).

  • Não gerar logotipo: emite o relatório sem o logotipo da empresa.

  • Gerar saldo dos anos anteriores: considera e exibe saldos acumulados de períodos anteriores.

  • Desconsiderar zeramento: ao marcar essa opção, os saldos serão gerados na DMPL desconsiderando os valores de resultado apurados no processo de zeramento contábil.

4) Ao fechar a tela de configurações e retornar para a tela de geração da DMPL, ainda estarão disponíveis os seguintes campos:

  • Empresa (1): ao acessar uma empresa do tipo matriz, este campo ficará habilitado, permitindo filtrar por estabelecimentos (filiais). Caso seja uma empresa única, o campo permanecerá bloqueado, exibindo apenas o nome da empresa.

  • Período (De/Até) (2): informe o intervalo de datas para o qual a DMPL será gerada.

  • Formato (3): existem duas opções de geração:

    • Relatório: essa é a opção para emissão tradicional do relatório, ou seja, gerar uma impressão contendo os dados existentes no sistema. Ao selecionar essa opção, o sistema permitirá definir a versão desejada (Conferência ou Oficial), o idioma e também o contador responsável pela assinatura do demonstrativo (opcional).

    • Consulta: ao indicar essa opção, o sistema irá abrir a DMPL em tela e isso permitirá que você navegue entre as contas contábeis.

  • Tipo de DMPL (4): campo exibido de forma desabilitada, pois há apenas um tipo disponível para geração.

  • Valor a considerar (5): também permanece desabilitado, pois não há variações de valores a serem selecionadas para a DMPL.

  • Versão (6): quando o período informado ainda não estiver encerrado, o sistema permitirá gerar no formato “Conferência” (com indicação de período em aberto no PDF). Já para períodos finalizados, será possível gerar na versão “Oficial” (sem indicação de pendências).

  • Idioma (7): se estiver habilitado para a empresa, permite emitir o relatório em outros idiomas.

  • Contador (8): será apresentado o contador definido como responsável pela empresa, utilizado para a assinatura ao final do demonstrativo, podendo ser alterado se necessário.

    Caso não possua um contador vinculado à empresa, clique aqui para realizar o vínculo.


Entendendo cada formato de emissão da DMPL

Formato Relatório

1) Para gerar no formato relatório (PDF), selecione o Formato (1) como Relatório, escolha a Versão (2) desejada e clique em Gerar (3).

2) O sistema irá abrir um arquivo em PDF contendo a DMPL, conforme as configurações definidas anteriormente.


Formato Consulta

1) Para gerar no formato consulta, selecione o Formato (1) como Consulta e clique em Gerar (2).

2) Ao gerar a DMPL nesse modo, o sistema irá carregar uma nova tela, contendo 2 abas:

DMPL (1)

O sistema exibirá a demonstração em tela, contendo os dados da demonstração em formato de grade (grid), permitindo a navegação entre as informações apresentadas.


Aba Conferência com Balancete (2)

Essa aba apresenta o Balancete do período, demonstrando para cada conta, os itens da DMPL que estão associados à elas. Com isso, é possível identificar facilmente quais contas ainda não foram vinculadas à estrutura da DMPL, se existem itens vinculados em duplicidade e possibilitando fazer os ajustes necessários na própria tela da conferência.

Para saber mais, temos um tópico dedicado somente a esta tela:



Conferindo a DMPL com o Balancete

Para realizar a conferência, gere a DMPL no 'Formato Consulta' e acesse a aba 'Conferência com Balancete' (2).

Essa aba apresenta o Balancete do período, demonstrando para cada contábil (na coluna 'Item da estrutura'), os itens da DMPL (3) que estão associados à elas. Com isso, é possível identificar facilmente quais contas ainda não foram vinculadas à estrutura da DMPL (1) ou se existem itens vinculados em duplicidade ou em contas incorretas, possibilitando fazer os ajustes necessários na própria tela da conferência.

⚠️ Os itens vinculados à estrutura são identificados pela descrição das colunas da DMPL.

À partir do Balancete de conferência, é possível selecionar as contas contábeis e fazer o vínculo delas aos itens da DMPL, ou ainda excluir os itens em que elas estiverem vinculadas.

  • Excluir item: marque as contas contábeis (1) e clique em 'Excluir item' (2).

  • Vincular item: marque as contas contábeis (1) e clique em 'Vincular item' (2).

Será apresentada a tela contendo os itens da estrutura da DMPL (1) que está vinculada à obrigação. Selecione a coluna da DMPL (3) e depois marque o item/linha (4) em que as contas selecionadas (2) devem ser vinculadas e clique em 'Vincular itens selecionados'(5).

Após realizar os vínculos, ao clicar duplo sobre a conta contábil (1) no Balancete de conferência, é possível consultar em quais estruturas e itens a conta está vinculada (2), assim como também a configuração da composição do saldo dela:

💡 Orientações

  • As alterações realizadas à partir da tela do Balancete de conferência serão replicadas para a estrutura da DMPL e compartilhada entre as demais empresas que usam o mesmo modelo de estrutura.

  • Na estrutura da DMPL, a composição do saldo das contas vinculadas será definido automaticamente como 'Movimento da Conta'.

  • Na estrutura da DMPL, os itens referentes aos saldos inicial e final não precisam ser relacionados porque essa configuração é feita automaticamente no momento do vínculo das contas contábeis.

  • Na estrutura da DMPL, a configuração do item corresponde à sua coluna, que terá uma linha associada.

A DMPL deve refletir a composição do saldo das contas contábeis apresentados no grupo Patrimônio Líquido do Balancete. Com isso, após vincular os itens, acesse a aba DMPL (1) e verifique se a totalização dos saldos (inicial, movimento e final) das contas contábeis vinculadas às colunas e linhas da estrutura, é apresentada corretamente nos itens (2) da DMPL:

Abaixo segue um exemplo de conferência comparando a DMPL e o grupo Patrimônio Líquido do Balancete. Eles foram gerados no formato relatório para melhor visualização e entendimento das informações.

Note que os saldos inicial (1) e final (2) da DMPL correspondem aos mesmos saldos do grupo Patrimônio Líquido do Balancete. E para cada coluna da DMPL temos os respectivos saldos iniciais (3, 8 e 11), com as suas movimentações (4, 6 e 9) e seus saldos finais (5, 7, 10 e 12) que também conferem com o Balancete:

⚠️ Importante

O Balancete apresentado na aba de conferência poderá ser gerado considerando ou não a apuração do resultado (zeramento). Isso vai depender de como o parâmetro (1) está configurado na geração da obrigação DMPL (2).


📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?