Todas as coleções
Relatórios
Personalizando seus Relatórios
Personalizando seus Relatórios

Neste artigo, descubra como adaptar e ajustar os relatórios disponíveis no Omie às suas necessidades.

Hugo Alves avatar
Escrito por Hugo Alves
Atualizado ontem

Um aspecto fundamental para a boa gestão da empresa é o acesso à informação.

No Omie, nossa missão vai além de simplesmente fornecer uma interface de relatórios ergonômica e prática; reconhecemos que a personalização dos nossos relatórios é essencial para atender às necessidades individuais de cada empresário e cada cenário.

Por isso, desenvolvemos o processo de personalização de relatórios no Omie de forma simples e até mesmo divertida.

Tópicos do Artigo


Personalizando os Relatórios

1) Nos relatórios do Omie, além da opção de formatação, você encontrará uma função chamada "Campos", como demonstrado abaixo. Esta função permite uma personalização ainda maior do seu relatório:

2) Nesta opção, você pode definir adicionar ou remover informações que não estavam originalmente no relatório, garantindo que seu relatório seja adaptado aos seus requisitos de análise.

Basta definir quais serão as colunas principais do relatório, também conhecidas como "Campos" (1), bem como os filtros (2), as linhas (3), as colunas (4), os valores demonstrados (5) e até mesmo criar Campos Calculados (6), conforme suas necessidades:

3) Depois de selecionar ou remover os dados desejados, clique em "Aplicar":

4) Além disso, nos campos que apresentam um ícone de engrenagem, você pode filtrar quais dados desta opção serão exibidos.

💭 Por exemplo, vamos detalhar o processo de filtragem das opções disponíveis na coluna "Categoria".

Ao clicar na engrenagem, o sistema exibirá todas as categorias associadas aos registros mostrados no relatório atual.


Você pode selecionar as categorias de interesse (1) e, em seguida, clicar em "Aplicar" (2) para que somente essas informações sejam exibidas:


Salvando seus Relatórios Personalizados

No Omie, é possível construir uma biblioteca de relatórios personalizados, simplificando a análise e a gestão no seu cotidiano.

1) Após personalizar o seu relatório, ajustando e selecionando os dados conforme sua necessidade, você pode salvar essas modificações para uso futuro, mantendo assim suas configurações, e evitando a necessidade de reajustar o relatório a cada vez que precisar das mesmas informações.

Para salvar suas alterações, basta clicar no botão "Salvar", conforme demonstrado abaixo:

2) Ao selecionar essa opção, uma nova tela será aberta, permitindo que você defina um nome para o relatório personalizado (1) e escolha com quem deseja compartilhá-lo (2):

3) Os relatórios personalizados estarão disponíveis para acesso no menu suspenso do Módulo que foram gerados:

4) Para compartilhar mais relatórios personalizados, consulte o artigo abaixo:

💡 Dica Omie para aprimorar a sua experiência

Quando você compartilha um relatório com outros usuários, eles podem visualizá-lo, mas não podem editar diretamente. Se eles fizerem alterações e salvarem o relatório, uma nova versão personalizada será criada, refletindo essas alterações.

Por exemplo, se eu compartilhar um relatório com você e você decidir adicionar alguns filtros, isso não alterará o relatório original. Em vez disso, uma nova versão será criada, contendo as suas alterações específicas.


Atualizando em tempo real as informações do relatório


Em muitos cenários empresariais, como no encerramento mensal das contas, os usuários frequentemente emitem relatórios para revisão e análise. Durante esse processo, é comum que ajustes e correções sejam necessários à medida que novas informações se tornam disponíveis.

Para lidar com essa necessidade de atualização contínua, o sistema oferece a opção de "Atualizar" nos relatórios. Com ela, os usuários podem fazer ajustes e correções nos dados sem a necessidade de fechar e reabrir o relatório, o que agiliza o seu processo de gestão.

Basta clicar no botão "Atualizar" para garantir que as últimas informações estejam refletidas no relatório em tempo real, sem interrupções no fluxo de trabalho:


Excluindo um Relatório Personalizado

1) Para excluir um relatório personalizado, acesse o menu suspenso do módulo onde o relatório foi criado. Em seguida, localize a área dos relatórios personalizados no canto superior direito da tela e clique na opção "Clique aqui".

2) O sistema exibirá uma lista de todos os seus Relatórios Personalizados. Basta selecionar o relatório que deseja excluir (1) e clicar em "Excluir" (2):

3) Por fim, conforme a operação. Lembrando que ela é irreversível.

Tudo pronto! Seu relatório foi excluído com sucesso!


📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?