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Registrando a baixa das Contas a Pagar

Nesse artigo, descubra como atualizar o status de um pagamento no Omie, individualmente ou em lote.

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado essa semana

Uma das chaves para o sucesso de qualquer empresa é ter uma gestão financeira saudável. A baixa das Contas a Pagar é uma etapa que confirma que a conta foi devidamente paga.

O registro desses pagamentos é fundamental para a confiabilidade e atualização contínua do seu fluxo de caixa.

Se você já realizou o pagamento de um título e deseja registrá-lo no Omie, confira o passo a passo que preparamos para facilitar a baixa de forma rápida e simples. 🚀

⚠️ Importante

  • Apenas os usuários com permissão para Aprovar os Pagamentos poderão visualizar ou editar os detalhes do registro da baixa na Conta a Pagar:

  • Para manter sua gestão sempre flexível, mesmo após a baixa, você ainda pode fazer ajustes rápidos na Conta a Pagar.

    Você consegue alterar dados na aba "Detalhes" (ex: campo Observações) e na aba "Diversos" (ex: número do documento).

Tópicos do Artigo:


Baixa via listagem de Contas a Pagar

2) Na listagem de Contas a Pagar, selecione o título de interesse e clique em “Pagar Agora”, no menu lateral direito:

3) Então, defina a opção de recebimento dessa Conta:

  • (1) Registrar o pagamento na previsão a pagar da conta

  • (2) Registrar o pagamento na data de hoje

  • (3) Registrar o pagamento no dia útil anterior

  • (4) Registrar o pagamento na data especificada

  • (5) Aplicar desconto de 100% no pagamento

  • (6) Alterar a conta corrente para o pagamento

  • (7) Após selecionar a opção de interesse, clique em "Pagar Agora".

Se a Conta a Pagar selecionada utilizar a Conta Omie.CASH e você prosseguir com a ação, o pagamento será efetivado ou agendado automaticamente.


👉 Saiba mais sobre como funciona esse processo.

4) E tudo pronto! Após confirmar a operação, a conta será recebida com sucesso e a coluna "Situação" será atualizada automaticamente:

💡 Importante

  • Após realizar a baixa manual, você pode realizar a conciliação dessa conta.

  • Para baixar um título utilizando a opção “Previsão da Conta a Pagar”, o sistema exige que a data de previsão seja igual ou anterior à data atual.

    Isso porque não é possível registrar a baixa de uma conta que continua prevista para o futuro, garantindo que apenas os pagamentos efetivamente disponíveis sejam baixados.


Baixa via Conta a Pagar

1) Acesse a Contas a Pagar de interesse.

2) Ao acessar a Conta a Pagar, acesse a aba "Pagamentos" (1) e clique em "Registrar Pagamento" (2):

3) Na tela apresentada, preencha os dados do pagamento, entre eles:

  • (1) Conta Corrente. Selecione a Conta Corrente cadastrada no Omie em que deve haver a baixa desse valor;

  • (2) Data do Pagamento. Informe a data em que o valor foi pago. A data deve ser igual ou anterior à data atual.

  • (3) Valor do Pagamento e Desconto: Por padrão, o "Valor do Pagamento" será igual ao valor da Conta a Pagar, porém, se necessário, você poderá registrar um desconto;

  • (4) Juros e Multa: Quando necessário, registre o valor de Juros e Multa sobre o pagamento.

  • (5) Observações deste Pagamento. As observações preenchidas aqui ficarão disponíveis no registro do pagamento.

  • (6) Observações do Fornecedor. As observações preenchidas aqui ficarão disponíveis no cadastro do fornecedor.

  • (7) Observações da Conta a Pagar. As observações preenchidas aqui ficarão disponíveis na Conta a Pagar.

4) E tudo pronto! Após confirmar a operação, a conta será recebida com sucesso e a coluna "Situação" será atualizada automaticamente:

💡 Importante

  • Após realizar a baixa manual, você pode realizar a conciliação dessa conta.


Baixa via Kanban de Pagamentos

1) No módulo de Finanças, clique no Passo 4 - Contas a Pagar:

2) Aqui, você acessa o Kanban de Pagamentos, onde cada Conta a Pagar aparece como um card visual e fácil de identificar.

Antes de efetivar a baixa, você pode arrastar o card para simular o pagamento e verificar como isso impacta o saldo da conta:

3) Com isso, o sistema mostrará uma simulação na coluna “Contas Correntes”, indicando o saldo que ficará após o pagamento:

💡 Atenção

Quando o sistema detectar uma movimentação em alguma conta corrente, na coluna "Contas Correntes", o card dessa conta ficará com o ícone de carregamento.

Para atualizar o saldo, é necessário que você passe o mouse sobre o card e clique em “Atualizar”.

Depois disso, é só aguardar um pouquinho! ⏳

O Omie processará os saldos e, assim que o novo valor estiver disponível, ele será exibido automaticamente, o ícone de carregamento desaparecerá, e o saldo atualizado será mostrado na tela.

4) Se tudo estiver correto, basta arrastar o card para “Pagamentos Confirmados”.

Pronto! O recebimento foi registrado com sucesso.


Baixando as Contas a Pagar em lote

1) Acesse a Contas a Pagar de interesse.

2) Na listagem de Contas a Pagar, selecione os títulos de interesse e clique em “Pagar Agora”, no menu lateral direito.

💡 Para selecionar todas as Contas a Pagar dessa página, clique na primeira caixa de marcação (1). E se quiser selecionar todas as Contas com os filtros aplicados, clique em "selecionar todos os registros deste filtro" (2):

3) Então, defina a opção de pagamento dessas Contas:

  • (1) Registrar o pagamento na previsão a pagar da conta

  • (2) Registrar o pagamento na data de hoje

  • (3) Registrar o pagamento no dia útil anterior

  • (4) Registrar o pagamento na data especificada

  • (5) Aplicar desconto de 100% no pagamento

  • (6) Alterar a conta corrente para o pagamento

  • (7) Após selecionar a opção de interesse, clique em "Pagar Agora".

Se a Conta a Pagar selecionada utilizar a Conta Omie.CASH e você prosseguir com a ação, o pagamento será efetivado ou agendado automaticamente.


👉 Saiba mais sobre como funciona esse processo.

4) E tudo pronto! Após confirmar a operação, as contas serão recebidas com sucesso e a coluna "Situação" será atualizada automaticamente:

💡 Importante

  • Após realizar a baixa manual, você pode realizar a conciliação dessa conta.

  • Para baixar um título utilizando a opção “Previsão da Conta a Pagar”, o sistema exige que a data de previsão seja igual ou anterior à data atual.

    Isso porque não é possível registrar a baixa de uma conta que continua prevista para o futuro, garantindo que apenas os pagamentos efetivamente disponíveis sejam baixados.


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