No Omie, é possível configurar um Fluxo de Aprovação Pagamento, ou seja, determinar quais usuários têm permissão para realizar pagamentos, e quais deles terão que solicitar as aprovações para os responsáveis designados.
A Aprovação de Pagamentos serve como uma camada extra de segurança, pois, centraliza as autorizações em um responsável com maior alçada dentro do departamento financeiro.
A seguir, vamos explicar o processo de solicitação de pagamento por um usuário com acesso restrito ao módulo financeiro e sem autorização para aprovar pagamentos.
Solicitando a Aprovação de Pagamento
2) Para realizar a baixa da Conta a Pagar, ou enviá-la em uma Remessa de Pagamento, primeiro é necessário a aprovação de pagamento por um usuário com essa permissão.
Para isso, clique em "Enviar para Aprovação":
3) Para solicitar a Aprovação de Pagamento em lote, selecione as Contas a Pagar desejadas na listagem (1) e clique em "Enviar para Aprovação" (2)
4) O sistema automaticamente atribui o status "Em Aprovação" para a Conta a Pagar enviada para aprovação e demonstra que a liquidação poderá ocorrer somente se houver a aprovação pelos usuários responsáveis:
💡 Este status será mantido até que ocorra a aprovação ou reprovação por parte dos usuários designados com permissão para tal, ou até que a solicitação de pagamento seja cancelada.
2) Após a solicitação de pagamento, os usuários responsáveis pela aprovação receberão uma notificação detalhando os pagamentos pendentes que aguardam aprovação, conforme o exemplo abaixo:
3) Assim que os usuários com permissão avaliarem os pagamentos, o usuário que solicitou as aprovações receberá uma notificação por e-mail:
4) Após a aprovação do pagamento pelo responsável, a Conta a Pagar estará pronta para ser liquidada ou incluída na remessa de pagamento, conforme necessário:
5) Após a baixa da Conta a Pagar, ela ficará bloqueada para alterações.
Apenas os usuários com permissão para Aprovar os Pagamentos poderão visualizar o registro da baixa na Conta a Pagar: