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Configurando a Aprovação de Pagamentos

Neste artigo, descubra mais sobre a Aprovação de Pagamentos e como configurá-la.

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Escrito por Kessy Silva
Atualizado há mais de 8 meses

Como usuário administrador do sistema, você desempenha um papel fundamental na gestão e na segurança das operações financeiras da sua empresa.

No Omie, essa responsabilidade ganha ainda mais importância, porque você pode utilizar um Fluxo de Pagamento, ou seja, determinar quais usuários têm permissão para realizar pagamentos, e quais deles terão que solicitar as aprovações para os responsáveis designados.

A Aprovação de Pagamentos serve como uma camada extra de segurança, pois, garante que todos os pagamentos sejam revisados e autorizados pelos responsáveis antes de serem processados, promove um controle mais rigoroso e uma maior responsabilidade dentro da organização, e garante que as decisões financeiras estejam alinhadas com as políticas da empresa.

Tópicos do Artigo:


Configurando a Aprovação de Pagamento

No Omie, a configuração da Aprovação de Pagamentos é feita individualmente para cada usuário, a partir da definição de um Grupo de Acesso, seguindo os passos abaixo:

1) Após logar no Omie, você será redirecionado para a tela de "Meus Aplicativos". Nela, localize o aplicativo desejado no qual você configurará a Aprovação de Pagamento:

2) Ao encontrar o aplicativo de interesse, clique no ícone de engrenagem ⚙️ (1) e em seguida selecione a opção "Cadastrar Usuários" (2):

3) Nesta tela, você verá uma lista de todos os usuários convidados para este aplicativo (1).

À direita do nome de cada usuário, na coluna "Grupo" (2), é possível verificar a qual Grupo de Acesso ele pertence:

4) Localize o usuário de interesse (1). Para editar as suas permissões de acesso no Omie, passe o mouse sobre o Grupo ao qual o usuário pertence (2), e clique em "Editar" (3):

💡 Dica Omie

As opções "Grupo Padrão Omie" não são editáveis, pois são predefinidas (1):

Apenas os grupos criados pelos usuários deste aplicativo, identificados pelo botão "Meu Grupo" (2), têm a possibilidade de ter suas permissões personalizadas:

5) Dessa forma, você será direcionado para a tela que demonstra todas as opções de acesso disponíveis para seleção. Por aqui você pode personalizar as Permissões de Acesso definidas para este Grupo.

Para habilitar a permissão de Aprovar Pagamentos

Para habilitar a permissão de Aprovar Pagamentos, selecione a opção chamada "Aprovar Pagamentos do Módulo de Finanças", disponível dentre as permissões de Finanças:

💡 Ao marcar esta opção, todos os usuários pertencentes a esse grupo específico serão autorizados a aprovar pagamentos no Módulo de Finanças.

Se precisar, é possível criar um novo Grupo de Acesso para estabelecer as permissões para um usuário individualmente.

Para desabilitar a permissão de Aprovar Pagamentos

Caso queira remover a permissão de Aprovação de Pagamento de um ou mais usuários de um grupo de acesso personalizado, desmarque a opção de permissão “Aprovar Pagamentos do Módulo de Finanças", disponível dentre as permissões de Finanças:

6) Tudo configurado! Agora que você configurou a Aprovação de Pagamentos e as demais opções necessárias, clique em "Salvar e Continuar" no final da página:

Agora, continue a leitura e conheça mais sobre o processo de aprovação! 🚀


Próximos Passos

1) Após configurar a Aprovação de Pagamentos, os usuários sem permissão para aprovar pagamentos poderão realizar a Solicitação de Aprovação para os aprovadores designados.

2) Todos os usuários administradores ou com a permissão para Aprovar Pagamentos serão notificados imediatamente, e poderão aprovar ou reprovar a solicitação.

⚠️ Dicas Importantes

  • A inclusão da Conta a Pagar na Remessa de Pagamento só será possível após sua aprovação.

  • Os Pagamentos reprovados retornam para a coluna de Pagamentos Pendentes.


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