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Gerenciando a Aprovação ou Reprovação de Pagamentos
Gerenciando a Aprovação ou Reprovação de Pagamentos

Neste artigo, descubra como visualizar os Pagamentos Pendentes e como realizar a aprovação ou reprovação.

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Escrito por Thais Oldani
Atualizado essa semana

Como usuário administrador do sistema, você desempenha um papel fundamental na gestão e na segurança das operações financeiras da sua empresa.

Para aprimorar ainda mais sua gestão, a Omie oferece a funcionalidade de Aprovação de Pagamento, permitindo estabelecer quais usuários têm permissão para realizar pagamentos, e quais deles terão que solicitar as aprovações para os responsáveis designados.

A seguir, veremos como os usuários administradores e aqueles com a devida permissão de acesso podem acessar e gerenciar os Pedidos de Aprovação de Pagamento.


Gerenciando Pagamentos: Aprovação e Reprovação


1) Após configurar a Aprovação de Pagamentos, os usuários sem permissão para aprovar pagamentos poderão realizar a Solicitação de Aprovação.

Com isso, automaticamente a Conta a Pagar ficará bloqueada, aguardando a avaliação do responsável designado para aprovação.

2) Todos os usuários administradores ou com a permissão para Aprovar Pagamentos serão notificados imediatamente, conforme o exemplo abaixo:

3) Ao avaliar os Pagamentos pendentes de Aprovação, você terá duas opções:

  • Aprovar 👍: Confirma a validade do pagamento e permite que o responsável conclua a baixa.

  • Reprovar 👎: Indica que o pagamento não deve ser efetuado e requer uma ação adicional, como correção, por exemplo.

4) Existem algumas maneiras de realizar a Aprovação de Pagamentos, tais como:

Aprovação pela Conta a Pagar

1) Acesse a Conta a Pagar de interesse, com o status "Em Aprovação".

Na aba "Pagamentos" (1), assim como no menu à esquerda (2), você encontrará as opções para executar essas açõe

2) Se a Aprovação for concedida, na Conta a Pagar haverá a opção "Registrar Pagamento", e o responsável poderá realizar a sua baixa ou gerar a Remessa de Pagamento:

⚠️ Dicas Importantes

  • A inclusão da Conta a Pagar na Remessa de Pagamento só será possível após sua aprovação.

  • Os Pagamentos reprovados retornam para a coluna de Pagamentos Pendentes.

Aprovação pelo Kanban de Pagamentos

1) No Módulo de Finanças, acesse o Passo 4 - Baixar Contas a Pagar, também conhecido como "Kanban de Pagamentos":

2) Todos os pagamentos pendentes estarão listados na coluna "Em Aprovação". Para aprovar em lote, basta clicar em "✔ Aprovar os Pagamentos Agora":

3) Se preferir, você pode realizar a aprovação individualmente. Basta clicar, segurar e arrastar um card de interesse para a coluna "Pagamentos Confirmados" (2).

ℹ️

  • Quando você arrasta o card para a coluna "Pagamentos Confirmados", a Conta a Pagar é automaticamente aprovada e baixada. O registro é feito com base na data de Previsão de Pagamento.

  • Na coluna "Pagamentos Confirmados", apenas os pagamentos aprovados na data atual são exibidos.

Aprovação pelo App Omie

No aplicativo Omie, você também pode aprovar o pagamento de Contas a Pagar.

Para saber mais, acesse:




5) Para otimizar ainda mais o seu fluxo de pagamentos, o Omie possibilita que você realize a Aprovação ou Reprovação em lote dos pagamentos pendentes de sua avaliação:
​​

Aprovação em lote pelo Contas a Pagar


​(1) Para aprovar ou reprovar seus pagamentos em lote pelo Contas a Pagar, acesse a listagem de Contas a Pagar, pela opção "Exibir todas", disponível no grupo "Contas a Pagar" do menu suspenso do módulo de Finanças:


(2) Filtre pela situação "Em Aprovação" e aperte Enter:


(​3) Selecione as Contas a Pagar desejadas (1) e clique em "Aprovar Pagamento", caso queira a aprovação em lote, ou em "Não Aprovar Pagamento", caso queira recusar a solicitação de aprovação desses pagamentos (2).



Aprovação em lote pelo Kanban de Pagamentos

(1) Para aprovar ou reprovar seus pagamentos em lote pelo Kanban de Pagamentos, acesse o Kanban pelo Passo 4, da tela de Passo a Passo do módulo de Finanças:


(​2) Clique no nome da etapa "Aprovação":



​​(3) Selecione as Contas a Pagar desejadas (1) e clique em "Aprovar Pagamento", caso queira a aprovação em lote, ou em "Não Aprovar Pagamento", caso queira recusar a solicitação de aprovação desses pagamentos (2).



6) Após a aprovação ou reprovação de todos os pagamentos pendentes, um e-mail será enviado para o usuário que fez a solicitação, informando o status dos títulos:


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