Como usuário administrador do sistema, você desempenha um papel fundamental na gestão e na segurança das operações financeiras da sua empresa.
Para aprimorar ainda mais sua gestão, a Omie oferece a funcionalidade de Aprovação de Pagamento, permitindo estabelecer quais usuários têm permissão para realizar pagamentos, e quais deles terão que solicitar as aprovações para os responsáveis designados.
A seguir, veremos como os usuários administradores e aqueles com a devida permissão de acesso podem acessar e gerenciar os Pedidos de Aprovação de Pagamento.
Gerenciando Pagamentos: Aprovação e Reprovação
1) Após configurar a Aprovação de Pagamentos, os usuários sem permissão para aprovar pagamentos poderão realizar a Solicitação de Aprovação.
Com isso, automaticamente a Conta a Pagar ficará bloqueada, aguardando a avaliação do responsável designado para aprovação.
2) Todos os usuários administradores ou com a permissão para Aprovar Pagamentos serão notificados imediatamente, conforme o exemplo abaixo:
3) Ao avaliar os Pagamentos pendentes de Aprovação, você terá duas opções:
Aprovar 👍: Confirma a validade do pagamento e permite que o responsável conclua a baixa.
Reprovar 👎: Indica que o pagamento não deve ser efetuado e requer uma ação adicional, como correção, por exemplo.
4) Existem algumas maneiras de realizar a Aprovação de Pagamentos, tais como:
Aprovação pela Conta a Pagar
Aprovação pela Conta a Pagar
1) Acesse a Conta a Pagar de interesse, com o status "Em Aprovação".
Na aba "Pagamentos" (1), assim como no menu à esquerda (2), você encontrará as opções para executar essas açõe
2) Se a Aprovação for concedida, na Conta a Pagar haverá a opção "Registrar Pagamento", e o responsável poderá realizar a sua baixa ou gerar a Remessa de Pagamento:
⚠️ Dicas Importantes
A inclusão da Conta a Pagar na Remessa de Pagamento só será possível após sua aprovação.
Os Pagamentos reprovados retornam para a coluna de Pagamentos Pendentes.
Aprovação pelo Kanban de Pagamentos
Aprovação pelo Kanban de Pagamentos
1) No Módulo de Finanças, acesse o Passo 4 - Baixar Contas a Pagar, também conhecido como "Kanban de Pagamentos":
2) Todos os pagamentos pendentes estarão listados na coluna "Em Aprovação". Para aprovar em lote, basta clicar em "✔ Aprovar os Pagamentos Agora":
3) Se preferir, você pode realizar a aprovação individualmente. Basta clicar, segurar e arrastar um card de interesse para a coluna "Pagamentos Confirmados" (2).
ℹ️
Quando você arrasta o card para a coluna "Pagamentos Confirmados", a Conta a Pagar é automaticamente aprovada e baixada. O registro é feito com base na data de Previsão de Pagamento.
Na coluna "Pagamentos Confirmados", apenas os pagamentos aprovados na data atual são exibidos.
Aprovação pelo App Omie
Aprovação pelo App Omie
No aplicativo Omie, você também pode aprovar o pagamento de Contas a Pagar.
Para saber mais, acesse:
5) Para otimizar ainda mais o seu fluxo de pagamentos, o Omie possibilita que você realize a Aprovação ou Reprovação em lote dos pagamentos pendentes de sua avaliação:
Aprovação em lote pelo Contas a Pagar
Aprovação em lote pelo Contas a Pagar
(1) Para aprovar ou reprovar seus pagamentos em lote pelo Contas a Pagar, acesse a listagem de Contas a Pagar, pela opção "Exibir todas", disponível no grupo "Contas a Pagar" do menu suspenso do módulo de Finanças:
(2) Filtre pela situação "Em Aprovação" e aperte Enter:
(3) Selecione as Contas a Pagar desejadas (1) e clique em "Aprovar Pagamento", caso queira a aprovação em lote, ou em "Não Aprovar Pagamento", caso queira recusar a solicitação de aprovação desses pagamentos (2).
Aprovação em lote pelo Kanban de Pagamentos
Aprovação em lote pelo Kanban de Pagamentos
(1) Para aprovar ou reprovar seus pagamentos em lote pelo Kanban de Pagamentos, acesse o Kanban pelo Passo 4, da tela de Passo a Passo do módulo de Finanças:
(2) Clique no nome da etapa "Aprovação":
(3) Selecione as Contas a Pagar desejadas (1) e clique em "Aprovar Pagamento", caso queira a aprovação em lote, ou em "Não Aprovar Pagamento", caso queira recusar a solicitação de aprovação desses pagamentos (2).
6) Após a aprovação ou reprovação de todos os pagamentos pendentes, um e-mail será enviado para o usuário que fez a solicitação, informando o status dos títulos: