Mensagem apresentada
O sistema não conseguiu identificar a atividade econômica e o anexo para o cálculo do Simples Nacional desse documento.
Normalmente isso ocorre quando não existe atividade econômica vinculada ao serviço ou ao produto de um dos itens do documento.
Para serviços, acesse a opção Menu Fiscal / Tabelas, selecione o serviço federal utilizado e informe a atividade econômica do Simples Nacional. Para produtos, esse vinculo pode ser feito por CFOP ou NCM (pela opção Menu Fiscal / Tabelas) ou produto (diretamente no cadastro do produto) também indicando a atividade econômica correspondente. Depois disso, será necessário reprocessar esse documento.
Motivo
Esse erro ocorre quando o OneFlow não encontra uma atividade econômica vinculada ao item do documento, necessária para identificar o Anexo do Simples Nacional utilizado no cálculo.
A configuração necessária depende do tipo de documento:
Notas de serviço: o Serviço Federal utilizado no documento precisa possuir uma atividade econômica vinculada.
Notas de saída/comércio: a atividade econômica precisa estar configurada para o produto, NCM ou CFOP utilizado no documento.
No caso das notas de saída, o OneFlow segue uma hierarquia de configuração:
Produto: primeiro, verifica se existe uma regra específica cadastrada para aquele produto.
NCM: se não houver regra vinculada ao produto, o sistema verifica se existe uma configuração relacionada ao NCM.
CFOP: caso também não exista configuração para o NCM, o CFOP será utilizado como último critério de identificação.
Depois que a atividade econômica estiver configurada, ao integrar novos documentos que utilizem o mesmo Serviço Federal, produto, NCM ou CFOP, o OneFlow aplicará automaticamente a configuração existente.
Por isso, esse erro tende a ocorrer quando o documento possui um item ou serviço novo, ainda não configurado.
Como corrigir
Verifique se o erro ocorre em uma nota de serviço ou em uma nota de saída/produto.
Alternativa 1: Notas de serviço
Alternativa 1: Notas de serviço
1) Verifique qual é a atividade econômica da empresa, conforme orientações do artigo Consultando as atividades econômicas do Simples Nacional no OneFlow.
2) Identifique o Serviço Federal utilizado na nota, seguindo o procedimento do artigo Identificando o Serviço Federal Utilizado nas NFS-e no OneFlow.
3) Configure a atividade econômica para o Serviço Federal e, após realizar a configuração, reprocesse o documento.
Alternativa 2: Notas de saída/produtos
Alternativa 2: Notas de saída/produtos
1) Verifique qual é a atividade econômica da empresa, conforme orientações do artigo Consultando as atividades econômicas do Simples Nacional no OneFlow.
2) Identifique o produto, NCM e CFOP utilizados no documento, conforme orientações do artigo Identificando o Produto, NCM e CFOP na NF-e no OneFlow.
3) Defina onde deseja realizar a configuração, considerando a hierarquia Produto → NCM → CFOP.
4) Configure a atividade econômica no produto, NCM ou CFOP e, após realizar a configuração, reprocesse o documento.


