Mensagem apresentada
Ao importar uma NF-e, pode ser apresentada a seguinte mensagem:
O CNPJ do emitente da NF-e deve ser igual ao da sua empresa.
Emitente da NF-e:
CNPJ da sua empresa:
Motivo
Esse erro pode ocorrer quando uma nota de devolução é emitida por outra empresa, mas o documento utiliza um CFOP de entrada.
Em uma devolução, é importante considerar quem está emitindo a NF-e:
Se a sua empresa emite a nota para devolver uma mercadoria ao fornecedor, a operação é uma saída da sua empresa e deve utilizar o CFOP correspondente à devolução de compra.
Se o seu cliente emite uma nota para devolver uma mercadoria à sua empresa, a operação é uma saída para o cliente, pois é ele quem está emitindo a NF-e. Nesse caso, o documento deve utilizar o CFOP correspondente à devolução realizada pelo cliente (saída).
Por isso, quando o cliente emite uma nota de devolução utilizando um CFOP de entrada, o OneFlow pode interpretar o documento como uma entrada do próprio emitente. Como o CNPJ do emitente é diferente do CNPJ da empresa cadastrada no OneFlow, o sistema apresenta o erro.
💡 Exemplo
Sua empresa vendeu uma mercadoria para um cliente e o cliente precisa devolvê-la.
O cliente é quem emite a NF-e de devolução. Portanto, para o cliente, a mercadoria está saindo do estabelecimento dele.
Se essa NF-e for emitida com um CFOP de entrada, o OneFlow poderá apresentar o erro de CNPJ ao tentar importá-la.
Como corrigir
Como a NF-e já foi autorizada pela SEFAZ, não é possível editar o XML original para alterar o CFOP.
Nesse caso, existem duas alternativas:
1. Solicitar ao emitente da NF-e que corrija o documento, quando necessário, para que o CFOP represente corretamente a operação realizada.
2. Realizar a digitação do documento no OneFlow, informando o CFOP correto para a operação, caso seja necessário escriturar a nota sem alterar o XML autorizado.
Para mais detalhes sobre como realizar a digitação, consulte o artigo Incluindo uma nota fiscal de produtos via digitação no OneFlow.
⚠️ Importante
Em uma devolução, a operação pode ser uma saída para quem emite a NF-e e uma entrada para quem recebe a mercadoria.
Por isso, o CFOP informado na NF-e deve representar a operação do estabelecimento que está emitindo o documento.
Para mais detalhes sobre como o OneFlow trata devoluções, remessas e deduções, bem como a relação de CFOPs reconhecidos pelo sistema, consulte o artigo Tratando devoluções, remessas e deduções na apuração do Simples Nacional no OneFlow.

