Após acessar o menu de configuração de impostos, para configurar o ICMS necessário à sua operação, basta executar os passos a seguir:

Ao clicar na caixinha ICMS, selecione na lista o NCM que deseja configurar:

Na sequência uma tela com todos os estados da federação será exibida:

Abaixo de cada estado é exibido um link em diferentes cores para destacar os estados já configurados, daqueles que ainda não possuem configuração. Para iniciar, selecione um dos estados que deseja configurar para exibir a tela seguinte:

A tela anterior é dividida em três seções: Operações de Venda (ou Revenda), Operações para Consumo final e Contribuintes do ICMS e Operações para Consumo Final e Não Contribuintes do ICMS, atente-se no preenchimento correto de cada campo em cada operação:

1 – Informações Complementares para a NF: Inclua o texto relacionado às informações complementares que deseja na Nota Fiscal;

2 – Situação Tributária do ICMS (CST): Selecione na lista do submenu a CST relativa à operação do NCM selecionado;


3 – Motivo da Desoneração do ICMS: Quando a CST do ICMS for 20,30,40,41,50 ou 70 o campo será habilitado para informar;

4 – Modalidade da Base de Cálculo do ICMS: Selecione na lista do submenu a modalidade de BC para a operação;

5 – Alíquota do ICMS (%): Informe a alíquota do ICMS relativa à operação;


6 – Código do Benefício: Informe o código do benefício, caso possua;


7 – Para Mercadorias de Origem Estrangeira: Se você trabalha com mercadorias de origem estrangeira, clique no link e repita os passos anteriores para operações com essas mercadorias.

8 – Para operações com clientes do Simples Nacional: Se você vende/revende produtos para clientes do Simples Nacional, clique no link e repita os passos anteriores.

Para configurar outros estados, basta selecionar aqueles pertinentes à sua operação e seguir os mesmos passos mostrados anteriormente.

Porém nesse momento, o sistema apresentará duas opções (não afeta o estado de origem e Exterior):

Copiar essas informações para todos os estados (ou UF): Replica as configurações do estado atual para todos os outros estados.

Copiar apenas para os estados (ou UF) ainda não configurados: Replica as configurações do estado atual apenas para os estados que ainda não possuem configuração.

Para o NCM selecionado, faça o preenchimento de todos os estados necessário à sua operação e prontinho, o ICMS está configurado. 😊

Obs.: As configurações dos impostos são feitas por NCM, caso precise configurar por produto (exceção), basta selecionar a opção destacada a seguir e repetir os passos anteriores:

Para facilitar o seu processo de configuração, há a possibilidade de copiar a configuração dos impostos de um NCM para outro, clique aqui para saber mais.

IMPORTANTE

Esse manual indica como deve ser o preenchimento, os valores expressos em cada campo são exemplos ilustrativos. Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu contador.

Encontrou sua resposta?