No Omie, existem três maneiras de cadastrar seus Clientes e Fornecedores.
A seguir, apresentaremos como realizar o cadastro manualmente. 😄
Cadastrando um Cliente ou Fornecedor manualmente
1) Para realizar o cadastro manual, basta acessar o menu suspenso de Finanças, localize o tópico "Clientes e Fornecedores" e clique em "+ Incluir":
💡 Dica. No módulo de "Compras, Estoque e Produção", "Serviços e NFS-e" e "Vendas e NF-e", você tem a mesma opção de incluir clientes e fornecedores. Essas opções direcionam para a mesma ação, permitindo que você gerencie os dados de clientes e fornecedores de forma integrada em diferentes áreas do sistema.
2) Selecione a opção "Inserção Manual":
3) Aqui temos o primeiro truque legal!
Mesmo durante o processo de inclusão manual, podemos auxiliar você a encontrar o endereço com base no CEP 📫 (1). No entanto, se preferir pular essa etapa de pesquisa, basta clicar em "Desejo prosseguir com a inclusão manual" (2):
💡 Dica sobre a Busca pelo CEP
Para efetuar essa busca, o número do endereço é opcional
Insira o CEP pelo qual deseja pesquisar o endereço (1)
Ao pressionar o botão "Pesquisar", o Omie conduzirá a busca e abrirá a tela de inclusão de cliente/fornecedor, preenchendo automaticamente todas as informações encontradas para o CEP informado 🚀:
4) Agora, resta apenas preencher todos os campos do cadastro! 😄
Insira a Razão Social/Nome Completo (1), CNPJ/CPF (2), Nome Fantasia/Nome Abreviado (3), DDD (4), número de telefone para contato (5) e Nome do Contato (6):
5) Demais abas do cadastro
Além disso, você terá acesso a várias abas que devem ser preenchidas conforme as necessidades e processos específicos da sua empresa. Essas abas englobam:
Endereço
Nessa aba será possível preencher os dados referentes ao endereço do cliente (1).
E caso queira, é possível cadastrar um endereço de entrega diferente (2), clique aqui para saber mais
Telefones e E-mail
Informe os meios de contato com o seu cliente (1)
Além disso, você consegue marcar a opção de enviar os anexos por e-mail, além do Portal Omie (2):
Dados Bancários
Preencha as informações de dados bancários do cliente/fornecedor
Essas informações, serão usadas para a geração da remessa de pagamento com o seu banco 😄
Inscrições, CNAE e Outros
Nessa aba, defina algumas informações importantes para a geração de NF-e
E você poderá informar se o seu cliente é ou não um contribuinte:
💡 Observações Importantes
Elas se referem ao documento do cliente, o equivalente no país dele ao nosso CPF |
Integração Automática
Caso você esteja cadastrando uma concessionária, temos integração automática com boa parte delas para criar automaticamente as contas a pagar de novos boletos:
Características
Nessa aba, você consegue definir algumas características para o seu cliente/fornecedor:
💡 Importante. É possível incluir até 10 conteúdos por característica
Recomendações
Nessa aba, você consegue parametrizar algumas informações para as vendas desse cliente em específico, entre elas:
1. Qual o Número de Parcelas padrão para as Vendas?
2. Enviar a NF-e e Boleto para outro e-mail?
💡 Ao preencher esse campo, o endereço informado será utilizado pelo sistema para o envio dos dados de faturamento. Portanto, ele irá substituir o endereço preenchido na aba "Telefones e E-mail".
3. Por padrão: Gerar Boleto ao Emitir a NF-e, NFS-e ou Recibo
4. Código de Receita para apuração do IR de serviço tomado
5. Qual Vendedor padrão deseja utilizar?
6. Transportadora
Faturamento e Crédito
Nada melhor que controlar a parte financeira também, certo?
Por isso, nessa aba, é possível selecionar algumas opções relativas ao faturamento e crédito do seu cliente/fornecedor:
Defina um limite de crédito (1)
Realize uma Consulta de Restrição (2)
Defina um bloqueio de faturamento (3)
Mapa
Quando o endereço for preenchido, essa aba será automaticamente atualizada, com a visualização do mapa da região do seu cliente:
📚 Separamos alguns artigos importantes, que também podem te ajudar: