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Consultando Restrições de Crédito de Clientes
Consultando Restrições de Crédito de Clientes

Neste artigo, descubra mais sobre como consultar restrições de crédito de clientes através do Omie.

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Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de uma semana

Para fornecer ainda mais segurança durante suas vendas, disponibilizamos a Consulta de restrições de Crédito de Clientes!

Com esse recurso, em qualquer página do sistema relacionada a clientes, como cadastro, vendas, ordens de serviço e contratos, você pode realizar consultas para verificar se o cliente possui restrições financeiras. Tudo isso a preços incríveis!

Dessa forma, você tem acesso imediato a informações relevantes sobre a situação financeira dos seus clientes, ajudando a evitar riscos e tomar decisões mais seguras na hora de fechar negócios, evitando problemas futuros relacionados a inadimplência ou restrições de crédito.

Aproveite essa vantagem e tenha mais controle e segurança em suas vendas com as consultas de restrições disponíveis no sistema Omie!

A nossa fonte de dados é a Boa Vista. Acesse o site oficial clicando aqui.


Neste artigo, temos os seguintes tópicos:


Opções de Consultas e Respectivos Valores

Cada tipo de pesquisa tem um valor associado. Após selecionar o tipo de consulta desejado, você terá acesso a todas as informações referentes à pesquisa escolhida.

💡 O valor da pesquisa será cobrado junto à sua mensalidade Omie.

Valores dos tipos de consulta:

  • Pessoa Jurídica

  • Pessoa Física


Realizando a Consulta de Restrições de Clientes

1) Na Omie, para realizar a consulta basta acessar o cadastro de um cliente/fornecedor e clicar no link "Consultar Restrições", conforme exemplo abaixo:

2) Ou, se preferir, você poderá realizar a consulta pelo próprio atalho no passo a passo dos módulos, conforme exemplos abaixo:

3) Agora, escolha o tipo de consulta que você deseja:

4) Antes de finalizar a compra, se quiser ter uma prévia de como cada consulta é apresentada, você pode clicar na opção "Ver exemplo (sem custo)" localizada abaixo de cada tipo de pesquisa. Isso permitirá uma visualização antecipada do formato e conteúdo da consulta:

5) Após escolher o tipo de consulta, ela será processada. Assim que ela estiver concluída, você receberá uma notificação.

💡 Dica importante sobre a notificação

É importante lembrar que as notificações serão enviadas de acordo com as configurações de "notificações do Omie". Certifique-se de verificar e ajustar essas configurações para garantir o recebimento adequado das notificações sobre suas consultas.


Visualizando a Consulta Realizada

A Consulta de Restrição estará disponível no Omie, dentro do cadastro do cliente, e poderá ser acessada de duas maneiras:

  1. Acessando o anexo no menu lateral esquerdo:

    💭 Separamos um exemplo para você entender na prática:

  2. Através da aba "Faturamento e Crédito":


Aqui está um exemplo de uma Consulta de Restrições:


Perguntas Frequentes - Consulta de Restrições


1. Como é cobrado o valor da consulta de restrição?

Cada tipo de pesquisa possui um valor associado, e você pode escolher aquela que considera mais relevante para o seu negócio e pode gerenciar os custos das pesquisas conforme a demanda da sua empresa.

O valor correspondente à pesquisa selecionada será cobrado juntamente com a sua mensalidade Omie.


2. Qual é o significado do retorno: "Este CNPJ ou CPF não está disponível na fonte de pesquisa para consulta"?

Este retorno indica que não há dados ou registros disponíveis na base que utilizamos, que é da Boa Vista, e pode ocorrer quando o CNPJ ou CPF foi aberto ou criado recentemente

Normalmente, os dados do CNPJ ou CPF estão disponíveis na base dentro de 30 dias, podendo o prazo se estender até 90 dias após a abertura.


3. É possível haver diferenças nos scores entre diferentes bases de dados?

Existem fatores que podem contribuir para as divergências nos scores entre diferentes bases de dados, cada uma delas pode usar fontes, critérios de avaliações e modelos de pontuação distintos, e ainda, as suas informações podem ser atualizadas em momentos diferentes e podem ter diferentes níveis de sincronização com fontes externas.

Por isso, é importante compreender que cada base de dados tem suas próprias metodologias e critérios, o que pode resultar em variações nos resultados de avaliação de crédito.

O Omie realiza a Consulta Negativa em relação ao Score, ela visa analisar débitos e pendências financeiras.


4. O que significa "Sugestão = não se aplica" ou "empresa não classificada" (no score)?

A classificação de score não é aplicada a empresas S/A ou com capital social acima de 50 milhões, devido ao seu potencial de grande porte, volume significativo de transações e faturamento alto.

Nesses cenários, o uso do score para análise de crédito deixa de ter sentido.

Sendo assim, ao realizar uma Consulta de Restrições para essas empresas, o campo "Sugestão" poderá retornar como "não se aplica", conforme o exemplo abaixo:


Além disso, é possível que no Resumo da consulta, retorne tópicos, conforme ilustrado abaixo:

  • Score: 2 - Score baixo;

  • Risco de crédito: ALTO - Capacidade de pagamento abaixo da média da população brasileira;

  • Probabilidade de pagamento: 0% - Empresa não classificada, pois o modelo não se aplica para esse perfil de empresa;


5. A consulta inclui informações sobre protestos?

Por padrão, a consulta exibirá de forma analítica os últimos 5 registros ou os registros dos últimos 90 dias, oferecendo detalhes abrangentes.

Além disso, serão fornecidas informações adicionais para auxiliar na análise, como a quantidade total de registros disponíveis na fonte:


6. O CNPJ veio diferente do cadastro do meu cliente. Por quê?

Isso geralmente acontece quando é feita a consulta para uma filial. As consultas retornam as informações da matriz e do grupo econômico (Filiais), ou seja, na pesquisa constará o CNPJ da Matriz. Se tiver algum débito, seja na matriz ou nas filiais, irá aparecer.


7. As informações apresentadas na Consulta de Restrição são diferentes dos dados da Receita Federal.

Se os dados apresentados na Consulta de Restrição divergirem dos dados da Receita Federal, não se preocupe.

Essas diferenças podem surgir devido a atualizações recentes nos registros da Receita Federal, já que ela tem um prazo de até 60 dias para notificar as alterações cadastrais efetuadas.

Portanto, é possível que as informações consultadas ainda não tenham sido atualizadas no período estabelecido.


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